Thermopot é um eletrodoméstico útil inventado não há muito tempo. Ele combina as funções de uma chaleira elétrica e uma garrafa térmica e é, de muitas maneiras, semelhante a um samovar. Por um lado, permite ferver rapidamente a água, por outro lado, para manter a temperatura por um longo tempo. No entanto, esses eletrodomésticos precisam de reparos de tempos em tempos. Se você deseja reparar um suor térmico antes de começar a trabalhar, descubra o máximo possível sobre como o dispositivo está organizado e funcionando. Para fazer isso, basta ler as instruções anexadas ao dispositivo.
O dispositivo e o princípio de operação do termopot
Todos os dispositivos de aquecimento são organizados de acordo com um esquema, apenas sua funcionalidade adicional e o material do qual são feitos os diferencia. Os elementos funcionais do dispositivo são colocados em uma caixa de proteção; portanto, para reparar o termopot com suas próprias mãos, você precisará remover a caixa. O fluido é derramado no tanque de aço inoxidável, no fundo do qual estão integrados dois elementos de aquecimento - RTE. O primeiro aquece o líquido em água fervente e o outro aquecedor é necessário para manter a temperatura. Todos os cabos estão equipados com uma bainha de cerâmica, o que impede que entrem em contato com o tanque de aço.
No lado há um objeto tubular (bomba de água). Esta bomba é necessária para fornecer água. Em várias versões, a queda de tensão no motor está na faixa de 8 a 24 V.
Vale a pena notar a placa elétrica na qual o circuito está instalado, necessário para a fervura secundária. Além disso, é necessário para a conversão de tensão. Os contatos quebrados nesta placa podem ser reparados por você mesmo, usando uma ferramenta de solda.
Além desta placa principal, o dispositivo também possui um módulo de controle. Ele suporta o funcionamento das chaves de abastecimento de água e de aquecimento secundário. Além disso, os indicadores são conectados ao módulo, mostrando em qual dos modos disponíveis o equipamento está trabalhando atualmente.
Em um dispositivo de aquecimento, o termostato é de grande importância. É montado na parte inferior ou lateral do tanque de água. Para situações em que o termostato, por algum motivo, não funciona, um fusível térmico foi criado. Exclui a possibilidade de superaquecimento e quebra do termopot quando é acidentalmente ativado com um reservatório vazio.
Depois de descobrir onde estão localizados todos os elementos-chave do termopot, fica muito mais fácil estabelecer a causa do colapso e reparar o termopot com suas próprias mãos. Mas seria mais correto investigar o circuito, entender todas as conexões e quais peças devem ser substituídas.Em alguns casos, os reparos são impraticáveis e nem mesmo os especialistas o realizam.
Adendo:
Leia também: Reparo do liquidificador DIY: reparando falhas
Avarias frequentes dos termopares
Vamos considerar os problemas mais comuns e como corrigi-los.
- O painel indicador não acende e o dispositivo não funciona. Em tal situação, é necessário inspecionar todos os fios e conexões, bem como o termostato e o fusível. Se houver mais de uma falha, será mais difícil reparar o dispositivo você mesmo.
- Somente a tecla de fervura secundária funciona, mas a fervura principal principal não é executada. Nesta situação, verifique o interruptor térmico localizado na parte inferior.
- A principal função de ebulição, mas com uma fervura secundária, o fluxo térmico não funciona. É necessário inspecionar o módulo na placa principal.
- A fervura não funciona, apenas o aquecimento está disponível. Provavelmente, o componente de aquecimento queimou ou o fio quebrou.
- O abastecimento de água não funciona. A bomba está com defeito. Não é incomum a bobina de aquecimento auxiliar queimar, após o que nenhuma tensão é aplicada ao motor.
Veja também - Como reparar uma chaleira elétrica
Cabo térmico defeituoso
O corpo do equipamento é fixado com parafusos que precisam ser desaparafusados, removendo o plugue do soquete com antecedência. No interior, você encontrará uma prancha que precisa ser examinada cuidadosamente. Todos os tipos de componentes queimados, sem dúvida, indicam a localização específica do mau funcionamento. O cabo é cuidadosamente separado do dispositivo e verificado com um testador. Se a causa do mau funcionamento do cabo, você poderá substituí-lo rapidamente por suas próprias mãos.
Microcircuitos
Existem dois módulos eletrônicos no fluxo térmico padrão:
- Para fonte de alimentação.
- Para gerenciamento.
Ambos devem ser inspecionados visualmente quanto a capacitores inchados, resistores queimados, fusíveis inutilizáveis, esteiras rasgadas. Substitua os elementos danificados por novos, contatos e solda são restaurados por estanho.
Mas antes de tudo, é necessário verificar a presença de fusíveis e sua integridade. Se a troca de um componente não ajudar, e a peça substituída também queimar, o problema está nos componentes eletrônicos, que falharam devido a um curto-circuito.
O valor dos resistores é indicado por faixas multicoloridas. Uma pergunta comum é como descobrir de que lado a marcação começa e qual termina.
É muito mais fácil com os capacitores - eles incham. Como regra, os recém-chegados que procuram métodos para reparar um suor térmico são atormentados pela pergunta - o que significa "inchar"? Para entender, basta ver pelo menos uma vez o capacitor inativo.
No entanto, com os diodos, é sempre mais problemático e eles quebram com muito menos frequência. Você só precisa separar o componente e testá-lo com um testador de ambas as extremidades para descobrir se funciona.
As faixas rasgadas do circuito eletrônico devem ser levemente limpas, removendo a camada de revestimento delas. Em seguida, a superfície é estanhada e coberta com solda. Funcionará tão bem quanto antes.
Adendo:
Leia também: Reparação de máquinas de costura DIY
A bomba não funciona
A bomba bombeia água para abastecimento através da torneira no modo manual ou automático. A bomba é organizada de maneira bastante simples, inclui vários enrolamentos simples, que qualquer iniciante pode entender. Todos os contatos precisam tocar em pares. Além disso, uma bomba desmontada do corpo deve ser testada aplicando-lhe uma certa tensão. Os 12 Volts necessários para testar a bomba podem ser obtidos a partir de baterias simples ou da bateria da máquina.
Reparação de elementos de aquecimento de um suor térmico
Não recomendamos a troca de chapas de metal com terminais para outros. A proteção contra superaquecimento é fornecida por interruptores bimetálicos. A durabilidade do aparelho depende em grande parte do funcionamento desse elemento.Como regra, existem mais de uma chave térmica no elemento de aquecimento, e uma delas controla as características do líquido, e a segunda não permite a ativação quando o tanque está vazio. Em tal situação, o componente RTE é aquecido a uma temperatura superior a cem graus e interrompe o circuito da fonte de alimentação.
Para melhorar o contato das chaves dos elementos de aquecimento, é utilizada uma pasta especial, semelhante à aplicada entre o ventilador e o processador do PC.
Este componente sensível funciona de maneira bastante simples. Quando o ambiente aquece até a temperatura definida, os contatos do interruptor RTE abrem. Mas uma vez que a temperatura cai 15-30 graus a partir deste ponto, a condutividade é retomada. Infelizmente, é impossível descobrir de que tipo esses elementos do elemento de aquecimento pertencem, simplesmente observando as instruções do termopot. No entanto, as superfícies dos elementos são sempre marcadas, para que você possa escolher a substituição ideal.
Dica:
Leia também: Reparação de máquinas de café faça você mesmo
Como regra, o fabricante não está satisfeito com um sistema simples de proteção contra superaquecimento e equipa o equipamento com fusíveis. Estes são pequenos elementos tubulares que são fortemente pressionados contra a parede do tanque ou colados a ele. Quando o tanque de aço aquece até uma temperatura crítica, o fusível do aquecedor queima e o dispositivo não funciona, a menos que seja substituído. É por isso que a técnica deve ser cuidadosamente examinada quanto à presença de tais defeitos.
Além disso, com a ajuda de um testador, a operabilidade do contato bimetálico é verificada. Antes de iniciar o teste, o elemento de aquecimento deve ser evaporado.
Quando as espirais dos componentes de aquecimento queimam, é simplesmente inútil reparar o equipamento. O tanque é muito complexo para desmontar por si só, e o isolamento e os cabos não são baratos o suficiente.
Depois de concluir o trabalho de reparo, a segurança do dispositivo deve ser testada. Para este propósito, a resistência entre o bujão e o reservatório e entre o bujão e a carcaça externa deve ser determinada. Em uma situação normal, deve ser infinito.
Veja também - Escolhendo um suor térmico para o lar
Wah!
Esfregado pelo mau funcionamento da Toshiba (Japão) - quando ligado, tudo funciona, mas não desliga, está fervendo.