O liquidificador é um motor com um acessório especial no eixo. Este é um dispositivo bastante simples. Para começar a trabalhar, uma tigela com uma faca é presa ao eixo do motor. Isso torna possível desativar o bloqueio do mecanismo. Após o liquidificador, você pode trabalhar no modo pulso ou normal pressionando o botão liga / desliga. O aparelho doméstico é completado com um regulador de velocidade de rotação, cabo, plugue. Um fusível também pode ser incluído.
Tem certeza de que pode lidar com o reparo do liquidificador com suas próprias mãos? Neste artigo, mostraremos como desmontar um liquidificador e como se tornar um mestre de reparos quase profissional. Como a maioria dos dispositivos, o liquidificador é bastante fácil de desmontar, o principal é que durante a montagem não há peças extras.
Tipos de liquidificadores
Até o momento, três tipos de liquidificadores estão disponíveis:
- Estacionário
- Submersível
- Como opção em um processador de alimentos.
Em todos os tipos de liquidificadores, o principal componente é o motor elétrico. Mas os princípios de operação de um eletrodoméstico são ligeiramente diferentes. Os liquidificadores estacionários são quase idênticos em desempenho aos processadores de alimentos. Eles consistem em dois componentes principais: um motor elétrico e pratos com uma faca colocada dentro dele.
Veja também - Como usar um liquidificador corretamente
O princípio de operação de um liquidificador estacionário
Vejamos o dispositivo e como o liquidificador funciona. A comida é colocada na tigela do liquidificador. O dispositivo liga e sua faca começa a girar muito rapidamente. O formato da faca é projetado para fazer com que os produtos se movam em um caminho fechado. A faca do dispositivo está localizada na parte inferior da tigela e é acoplada ao rotor do motor. A alta velocidade e a forma desejada permitem moer rapidamente os produtos. A lâmina do liquidificador tem o formato de uma hélice. Isso permite que ele desenhe produtos para corte e, ao mesmo tempo, jogue a massa já esmagada nas paredes da tigela.
A taça do liquidificador possui uma forma especial que fornece movimento em um círculo de produtos processados. As paredes se expandem para o topo. Nesse sentido, a massa resultante começa a encher as paredes, liberando o centro do molde para produtos ainda não cortados. Assim que a quantidade de alimentos processados na parede atinge um peso crítico, eles caem de novo na faca e ocorrem mais cortes. Na prática, tudo isso acontece em questão de momentos.
Descrevemos o processo que pode ser observado com equipamentos de qualidade. Modelos mais baratos podem não lidar com a tarefa em questão. A falta de energia não permite criar um fluxo contínuo de produtos processados e a faca começa a cortar o ar. Se você decidir cortar repolho, adicione um pouco de água.Isso ajudará as facas a lidar com esse vegetal.
Se o liquidificador não lidar com a moagem dos produtos, isso não significa que ele quebrou, talvez ele simplesmente não tenha energia suficiente. Vale a pena adicionar um pouco de líquido para beber e tentar iniciar o liquidificador novamente. Se isso não ajudar, talvez você deva fazê-lo:
- afie ou substitua a faca;
- teste o interruptor de velocidade;
- verifique se o mecanismo está funcionando;
- verifique como a tigela se conecta com a faca.
Se você decidir consertar o liquidificador com as próprias mãos sem envolver profissionais, comece verificando o controlador de velocidade. É simples. É necessário pressionar sucessivamente diferentes velocidades e determinar de ouvido se a velocidade do rotor muda. Se a velocidade mudar, o regulador está funcionando e vale a pena conferir a faca do liquidificador.
Dica:
Leia também: Reparação de ferro DIY
Substituição da faca do liquidificador
Infelizmente, nem todo mundo pode afiar uma faca em casa. Portanto, não vale a pena experimentar; é melhor comprar uma nova ferramenta de corte para um liquidificador. Na loja, você pode encontrar esse desenvolvimento de eventos:
- Você comprou uma nova faca liquidificadora. Neste caso, é necessário remover o antigo e colocar no seu lugar uma nova faca. Você pode desmontar o liquidificador com suas próprias mãos. Para isso, desconectamos o liquidificador da rede e retire a tigela. Pegamos uma toalha limpa para não nos machucar em uma borda afiada e começamos a desaparafusar a faca do eixo do motor. A conexão rosqueada aqui não é padrão, mas a esquerda, por isso desaparafusamos na direção oposta. Às vezes, a faca se conecta com nozes. Nesse caso, chaves e alicates ajudarão você.
- Existem modelos nos quais, para substituir a faca, é necessário desmontar a taça do liquidificador. Não há problema, mas aqui não esqueça de mudar o selo para um novo.
- E, finalmente, a opção mais inconveniente quando o copo não pode ser desmontado. Nesse caso, você terá que comprar o bloco inteiro: uma tigela e uma faca.
Reparo do controlador de velocidade
Os danos ao controlador de velocidade de um liquidificador submersível são um dos mais comuns. Nesse caso, o liquidificador deve ficar desmontado. A funcionalidade desta unidade pode ser totalmente verificada apenas na oficina onde há o equipamento necessário. Se você possui o conhecimento necessário em elétrica, pode tocar essa parte você mesmo. Você pode determinar se o problema está aqui. O regulador é soldado do liquidificador e é verificado em todas as posições. Para operação normal, em cada posição, os contatos do regulador estão normalmente fechados.
Porém, antes de desmontar um eletrodoméstico, vale a pena ouvir se a velocidade de rotação da faca muda ao mudar de velocidade.
Deve-se lembrar que, na maioria dos modelos, o liquidificador não pode ser ligado se a tigela não estiver conectada a ele. Essa opção é clássica, pois desde a invenção do liquidificador, seu criador enfatizou que o equipamento não liga se a tigela não estiver instalada.
Dica:
Leia também: O microondas não aquece, mas funciona - o que devo fazer?
O liquidificador parou e a faca não gira
Você decide triturar o recheio, e o liquidificador simplesmente não liga! Não entre em pânico imediatamente! Esse problema pode ser resolvido ainda mais facilmente do que se o dispositivo funcionasse, mas fez tudo mal.
Primeiro, clique no botão e ouça. Existe um zumbido silencioso? Então o motor está funcionando, mas não funciona para girar a faca. Desconectamos a tigela e usamos os dedos ou uma pequena chave de fenda para pressionar o botão que bloqueia a inclusão do liquidificador. Se tudo começou a funcionar, o defeito é identificado.
Se, no entanto, quando a trava estiver desativada, o dispositivo não iniciar, significa que o problema está no motor, mais precisamente nos enrolamentos. Um ou dois deles queimaram. Nesse caso, é necessário substituir o motor. Se você conseguir comprá-lo a um preço acessível, estará com sorte. Mas, na maioria das vezes, seu custo é comparável ao custo de um dispositivo novo e não é caro, portanto, não é economicamente viável consertar esse liquidificador. Mais fácil comprar um novo!
Dica:
Leia também: Reparação de máquinas de costura DIY
Se, quando o botão for pressionado, você não ouvir o funcionamento do motor, para fazer reparos, é necessário examinar o circuito da fonte de alimentação:
- Primeiro, verifique se a tomada elétrica está funcionando. Para fazer isso, pegue qualquer aparelho doméstico que funcione com certeza e conecte-o à tomada testada. Se funcionar, a tomada está funcionando e você deve continuar verificando.
- A segunda etapa do teste é um cabo elétrico. A prática mostra que muitas vezes está desgastada ou rompe por dentro. Desmontamos o corpo do liquidificador. Nos eletrodomésticos modernos, os fabricantes gostam muito de usar parafusos especiais; portanto, é necessário estocar várias cabeças e bocais antes de desmontar. Você não pode usar uma chave de fenda Phillips e de ponta chata. O cabo dentro do liquidificador é conectado a um bloco especial com parafusos ou solda. Usando um voltímetro, verificamos a integridade do cabo. Sua resistência deve ser quase zero. Se não houver voltímetro, mas pegue um novo cabo, substitua o antigo e conecte-o. Isso determinará a repartição.
- Se houver um fusível no seu circuito liquidificador, ele também deverá ser testado. Retire-o da tomada. Se falhar, a linha dentro do corpo será quebrada. Não vale a pena reparar o fusível com um "bug". Geralmente, essas peças na loja custam um centavo e os produtos caseiros podem levar ao incêndio. No corpo do fusível, haverá todos os seus parâmetros técnicos, anote-os ou, antes, leve a peça consigo para a loja. O vendedor ajudará você a encontrar um similar. A propósito, os contatos do soquete de fusível são um local muito conveniente para verificar a presença de tensão na rede.
- Você coloca um fusível em funcionamento e, quando você conecta o liquidificador, ele imediatamente queima novamente! Isso indica que há um curto-circuito dentro do liquidificador. O problema está no motor ou na unidade de controle. Conectamos unidades individuais à rede elétrica e observamos o resultado. Aqui vale a pena colocar um "bug", porque uma grande corrente pode passar por ele. Conectamos o amperímetro e verificamos a tensão. Nesse caso, vale a pena fazer tudo rapidamente para que o disjuntor de proteção contra sobrecarga não funcione em sua casa. Substituímos o valor exibido na fórmula de cálculo de potência e avaliamos esse valor. Se exceder significativamente o valor nominal, a fonte do problema foi encontrada.
- Se, após todas essas etapas, você entender que tudo está em ordem com a fonte de alimentação, é necessário inspecionar as placas de circuito impresso. Frequentemente, os capacitores falham. Visualmente, isso pode ser determinado pelo inchaço. Se o resistor queimar, fica preto. As faixas de conexão no painel não devem ter interrupções ou delaminação. Se você encontrar algo semelhante, o dispositivo não funcionará devido à falha da unidade eletrônica. Se o motor tiver um curto-circuito, a unidade dificilmente poderá ser reparada. Ele deve ser substituído por um novo.
Se você decidir consertar o liquidificador, veja a ordem de serviço. Se o dispositivo falhar durante o período de garantia, o centro de serviço deve repará-lo gratuitamente. É melhor não desmontar os modelos caros do liquidificador e tentar consertar você mesmo, mas é necessário entrar em contato com uma oficina especializada. Hoje, o custo de um liquidificador caro pode ser considerado 42–49 $.