Qualquer família moderna sem falhas tem uma máquina de lavar. As crianças modernas simplesmente não conseguem imaginar que as coisas podem ser lavadas de qualquer outra maneira, porque nunca viram isso e ninguém precisa mais disso. As máquinas de lavar liberam muito tempo, estamos tão acostumados que, quando a máquina quebra, parece um desastre.E se o tambor não girar na máquina? A pergunta é retórica - você precisa encontrar o motivo pelo qual ele não gira e o elimina.
Falhas do primeiro tipo
Antes de tudo, você precisa desconectar a lavadora da rede elétrica e verificar com as mãos se o tambor gira.
- Se o tambor girar nas duas direções, o motivo está no cinto da máquina de lavar. Se, nesses casos, o tambor não girar quando o motor estiver funcionando, a correia estará entre o tambor e a polia. Ou o cinto enrolava em uma polia, bloqueava o tambor e, portanto, não gira. Para eliminar essa causa do mau funcionamento, é necessário remover a parede traseira da máquina de lavar e reinstalar a correia. Se estiver muito fraco e desgastado, é melhor substituí-lo por um novo, somente ao comprar, preste atenção à marcação. Deve ser o mesmo que no cinto antigo. A etiqueta indica o número de cunhas e o comprimento da correia.
- O motor elétrico simplesmente desgastou as escovas, que são encurtadas durante a operação e perdem contato com o coletor. Como resultado, o campo eletromagnético não é criado e não é suficiente para girar o rotor. Nesse caso, o motor não pode ser ouvido no modo de operação. A eliminação desta repartição consiste em substituindo as escovas na máquina de lavar.
- Ocorreu um curto-circuito dentro da máquina e a corrente parou de fluir para o motor. Somente um eletricista competente é capaz de encontrar um local específico.
- Tacômetro defeituoso responsável pelo número de rotações da máquina de lavar durante o ciclo de centrifugação. Nesse caso, o tambor pára apenas durante a rotação e gira normalmente durante a lavagem. Essa repartição requer intervenção especializada.
- O programador está quebrado. O motor parou de ligar quando a máquina de lavar foi ligada. Só é possível reparar um colapso por um especialista, uma vez que um piscar ou substituição do módulo eletrônico.
- Um tipo comum de mau funcionamento é o tambor está girando, mas com pouca força. Muito provavelmente, o cinto parou de girar, porque esticada desde a velhice. Pode ser substituído por você mesmo.
Adendo:
Leia também: Por que o cinto voa na máquina de lavar?
Falhas do tipo 2
O tambor na máquina de lavar roupa não gira, está atolado e nem gira à mão quando o motor está desligado.
- Algo está preso entre o tanque e o tambor, como uma moeda, botão, cravo ou qualquer outra coisa pequena que possa passar através de um orifício no tambor ou no manguito de borracha da escotilha. Você pode tentar puxar você mesmo esse item pelo orifício do elemento de aquecimento.
- Outro motivo pelo qual a máquina de lavar consome água, mas não gira o tambor, é um aquecedor com ventilador. Às vezes, explode e bloqueia toda a unidade com detritos; o tambor não gira na máquina de lavar devido a um obstáculo mecânico. Você pode remover independentemente esses fragmentos e instale um novo elemento de aquecimento.
- Além disso, a razão pela qual a máquina de lavar roupa zumbe, mas não gira o tambor pode ser um rolamento congestionado. Nesse caso, às vésperas de uma parada completa do tambor, a retificação de metal durante a operação da máquina é claramente audível. Assim que ouvir esses sons, você deve mudar imediatamente o rolamento com a caixa de vedação. Se espalhar, pode causar muitos problemas. Você pode substituir rolamentos na máquina de lavar, mas é melhor confiar isso a um especialista.
- O capacitor quebrou, eles foram instalados em modelos antigos perto do motor. Nesse caso, o mecanismo pode ser reparado, mas não inicia. Você só precisa trocar o capacitor.
- Quebrou motor da máquina de lavar, por causa de um vazamento ou por uma queda de tensão. Nesse caso, o tambor pode ser facilmente girado com as mãos, mas quando a máquina de lavar é ligada, as chaves automáticas são acionadas.
Veja também - A máquina de lavar louça não aquece a água: o que fazer
Como desmontar uma máquina de lavar
A lavadora de roupas começa a ser desmontada da tampa superior e do painel frontal, cada lavadora de roupas tem sua própria abordagem. Em todas as máquinas, os parafusos de montagem estão ocultos com astúcia, você ainda precisa encontrá-los. É melhor não tocar na escotilha da máquina, especialmente porque um sensor de porta batendo com fios elétricos está instalado embaixo dela. Para remover o manguito, você precisa dobrar a borda e remover o anel de arame da mola. Então eles tiram a bandeja. Em seguida, você pode remover com segurança o painel frontal.
- É necessário remover todos os grampos e borracha da mangueira adequada para a bandeja através da qual o pó é alimentado no tanque.
- Se as circunstâncias o exigirem, você poderá remover a porta, mas é melhor não fazer isso.
- O painel frontal deve ser puxado com cuidado para não interromper a fiação fina do sensor de batida.
- Na próxima etapa, a mangueira do pressostato deve ser desconectada do tanque, assemelha-se a um tablet grande com um grande número de contatos de saída, localizado na parte superior do alojamento. Este é um sensor de nível de água.
- Desconecte a drenagem localizada no canto inferior direito. Parece uma mangueira ondulada preta, às vezes branca.
- Agora você pode remover o motor, tendo descartado o cinto anteriormente. Para fazer isso, insira um dedo embaixo da polia e inicie a rotação, a correia será removida sem problemas.
- Em seguida, o plugue da fiação elétrica e o terra são desconectados do motor, após o qual os parafusos podem ser desaparafusados. Na maioria dos casos, o mecanismo precisa ser movido para trás ou para frente. Nesse caso, você precisa garantir que ele não caia e não caia.
- Tire a câmera e tire uma foto da fiação elétrica apropriada do elemento de aquecimento, para que tudo seja devolvido corretamente e nada seja confundido. Após essa rede de segurança, ela pode ser removida.
- Agora, a parte mais difícil é remover os parafusos que seguram as pedras de equilíbrio. Esses parafusos são enormes, com tampas grandes.
- Em seguida, você precisa remover cuidadosamente as molas, começando pelo fundo, após o qual o tanque já pode ser removido.
Qual é o próximo? E então você precisa desmontar o tanque em duas metades, para as quais você só precisa quebrar os parafusos de plástico e se livrar da junta de silicone ao redor do perímetro. Quando a polia, o eixo e todos os componentes do tambor são removidos, você pode chegar aos rolamentos. O rolamento dianteiro é geralmente muito maior que a traseira. Portanto, isso deve ser levado em consideração ao substituir. Após a substituição dos rolamentos, é necessário montar a máquina na ordem inversa.
Veja também:
Obrigado pela informação informativa.