O cinto é uma parte importante da máquina de lavar, graças a ele o tambor gira. A polia do tambor é conectada ao motor usando uma correia. Esse design é usado em todas as máquinas de lavar e, caso a correia se estique, caia ou quebre, sua máquina precisará de reparo imediato.
Diagnosticando o problema
Como entender que o problema está no cinto? Se o tambor da máquina de lavar não girar, mas ao mesmo tempo a mão girar com muita facilidade ou se girar fracamente, emitindo um som de raspagem ao mesmo tempo, provavelmente algo está errado com o cinto. O motivo pode ser diferente, mas verificar o cinto é o procedimento mais simples que você pode executar sozinho, sem recorrer aos mestres. Quando o cinto cair pela primeira vez, tente colocá-lo novamente. Dependendo do motivo pelo qual isso aconteceu, a máquina pode ou não continuar funcionando normalmente. Mas se o cinto voar novamente ou se rasgar, é definitivamente necessário substituir.
Possíveis causas de mau funcionamento
- Desgaste da correia. A razão mais comum pela qual ele pode voar. Se o cinto estiver esticado, durante a operação ele sai do tambor ou simplesmente escorrega, emitindo sons de assobio ao mesmo tempo. Às vezes, o cinto quebra no local de desgaste.
- Violação na fixação da polia. A polia pode relaxar e, por isso, a correia voa. Verifique a fixação quanto a aperto e aperte se necessário.
- Suporte de motor solto. O motor pode se soltar com o tempo, o que reduz a tensão da correia. Verifique se o motor está bem protegido.
- Deformação da polia ou do eixo. Quando a correia voa, pode danificar a polia ou o próprio eixo. Nesse caso, a substituição da correia não será suficiente; você terá que trocar todas as peças danificadas. Ocorre que uma polia ou eixo é inicialmente de forma irregular devido a um defeito de fábrica. Se esse mau funcionamento for encontrado durante a primeira operação, é melhor devolver imediatamente a máquina sob garantia e exigir substituição.
- Danos na peça transversal. A peça transversal conecta o eixo ao tanque, pode enfraquecer ou explodir completamente, o que criará um desequilíbrio e levará a uma quebra da correia. Aperte os parafusos ou substitua completamente a peça transversal.
- Instalação incorreta da correia ou da polia. Se você já tentou reparar essas peças, pode ter cometido um erro na montagem. Peça ajuda ao mestre.
- Uma polia ou cinto não se encaixa no seu carro. Com o auto-reparo, você pode comprar a peça errada.
- Rolamentos gastos. Como resultado, a rotação do tambor torna-se irregular, o que pode causar a fuga da correia. Este mau funcionamento pode ser indicado pelo bater da máquina durante o modo de rotação.
Veja também - Quando a máquina de lavar está ligada, a máquina bate
Como trocar um cinto em uma máquina de lavar
Para alterar independentemente o cinto da máquina de lavar, você deve executar as seguintes etapas:
- Desligue a água e desconecte a máquina de lavar.
- Desaparafuse os parafusos de fixação na parede traseira da máquina e remova-os.
- Remova a correia antiga: para isso, você deve puxá-la por cima, enquanto gira a polia manualmente.
- Deslize uma nova correia no eixo do motor.
- Puxe cuidadosamente a correia sobre a polia, girando-a também manualmente.
- Verifique se a correia está nivelada e corrija, se necessário.
- Volte a colocar a tampa traseira.
- Execute uma lavagem de teste para garantir que a máquina esteja funcionando corretamente.
Preste atenção se a correia não danificou os fios, sensores e outros elementos localizados nas proximidades. É aconselhável diagnosticar e reparar essas falhas, além de substituir a correia.
Veja também:
- 13 melhores máquinas de lavar de 560–700 $ Avaliações de Clientes
- 15 das melhores máquinas de lavar roupa
- 15 melhores máquinas de lavar de 420–560 $ Avaliações de Clientes
- As 5 melhores máquinas de lavar Whirlpool de acordo com as avaliações dos clientes
- 6 melhores máquinas de lavar roupa Bosch de acordo com as opiniões dos clientes