Usar uma caldeira a gás em sua casa para aquecimento é uma solução muito boa e econômica. Este dispositivo é fácil de instalar e também fácil de operar. No entanto, como qualquer equipamento, a unidade tende a apresentar falhas, muitas vezes tudo está no amortecimento do queimador de gás. Para descobrir a causa do problema, você precisa entender os tipos de caldeiras a gás e seus dispositivos. Neste artigo, explicaremos por que a caldeira a gás se apaga, explicaremos o que fazer e qual a melhor forma de resolver esse problema.
Variedades de caldeiras a gás
Essas unidades são divididas de acordo com o tipo de instalação:
- chão;
- parede.
O primeiro tipo de caldeira a gás é mais poderoso, portanto, pode aquecer uma grande área da sala. Eles também têm uma vida útil longa, o que pode ser alcançado através da fabricação de elementos de aquecimento a partir de metais como aço e ferro fundido. No entanto, para instalação e melhor desempenho, essas caldeiras a gás exigem uma sala separada.
Quanto às unidades de parede, elas têm dimensões menores, respectivamente, e o peso também é menor, o que permite montá-las nas paredes. Esse tipo de caldeira tem uma potência mais baixa, também possui uma vida útil significativamente reduzida e é mais exigente na limpeza do elemento de refrigeração e do tipo de líquido aquecido. As vantagens desses dispositivos incluem seu tamanho pequeno, o que simplifica bastante a instalação, sem a necessidade de uma sala separada, como unidades de piso.
Veja também - Como iniciar uma caldeira a gás pela primeira vez
Projeto de caldeira a gás
O princípio do trabalho é o mesmo para eles, eles são separados apenas pelo design, existem vários tipos:
- circuito único - usado principalmente para aquecer salas pequenas e prédios residenciais;
- circuito duplo - eles também são capazes de aquecer salas, mas, além disso, podem aquecer a água para fins domésticos ou técnicos.
Quanto à remoção de resíduos - as caldeiras a gás estão equipadas com sistemas especiais com:
- limpeza natural - neste caso, as caldeiras a gás são conectadas diretamente às chaminés, que são levadas ao topo do telhado. Assim, o calado natural é a ingestão de produtos de combustão. O ar de combustão é retirado da sala; no entanto, a chaminé deve estar alta, a pelo menos 500 mm da cumeeira da caldeira a gás. Caso contrário, sua caldeira irá apagar e apagar.
- limpeza forçada - as unidades de aquecimento a gás são conectadas a uma chaminé coaxial; esse design é um "tubo em um tubo", ambos levando a uma câmara de combustão fechada. Os produtos de combustão saem através de um tubo e o ar entra através do segundo, que suporta a combustão.
Vamos seguir para o método de circulação.Existem caldeiras a gás dependentes de gás e independentes de eletricidade. No primeiro caso, existe uma bomba de circulação elétrica no sistema, que cria pressão. Também nessas caldeiras existem muitas máquinas e sensores complexos, graças aos quais o processo é regulado. Estes últimos não requerem conexão elétrica, ganham vantagem e, quando você não possui eletricidade, ainda pode usar uma caldeira a gás.
Veja também - Os melhores fabricantes de caldeiras a gás de acordo com avaliações de clientes
Possíveis avarias e soluções
Agora vá para as quebras dessas unidades. Basicamente, os sinais de um colapso são os seguintes:
- A caldeira a gás não liga - neste caso, os problemas podem ser os seguintes:
- mau funcionamento do sistema de ignição do queimador;
- falta de tensão na caldeira a gás;
- verifique a válvula de gás, que pode estar fechada;
- pressão insuficiente do gás na câmara da caldeira a gás;
- verifique o próprio queimador, pode estar entupido.
Quanto aos reparos nas caldeiras, não é recomendável fazê-lo por conta própria (exceto para pequenos reparos externos), pois esta unidade é perigosa e, em caso de violação de qualquer elemento, pode levar ao mau funcionamento. Todas as atividades de reparo devem ser executadas por especialistas. Como, por exemplo, com uma limpeza inadequada dos bicos no queimador, isso pode fazer com que a luz se apague e apague, o que levará à atenuação.
- Queimador de gás morre - as causas deste problema podem estar associadas a:
- falta de impulso reverso na câmara de gás;
- mau funcionamento do sensor de pressão;
- Possível mau contato com o termopar;
- se você possui uma caldeira elétrica, é possível que ocorram quedas de tensão na rede;
- houve uma despressurização das conexões no gasoduto de suprimento.
Problemas de calado são encontrados principalmente em caldeiras com um sistema aberto de descarte de resíduos. Hoje, todas as caldeiras a gás são equipadas com sensores especiais de calado, que, quando há falta de calado, queimam automaticamente o queimador. No entanto, se houver muita pressão, pelo contrário, isso representa um alto consumo de gases já trabalhados, por causa dos quais as chamas podem arrancar a chama do queimador - a automação nesse caso também desliga o gás para que não fique vazio depois que a chama foi cortada.
É fácil determinar o estado do calado em uma caldeira a gás; para isso, basta colocar um fósforo em uma caldeira aberta; em casos de calado normal, a chama queimará normalmente e será levemente direcionada para o corpo interno da caldeira a gás. Se o impulso for excessivo, a chama do fósforo simplesmente se apagará.
Tais problemas surgem devido à violação das regras para a construção de uma chaminé para a caldeira, a saber, altura insuficiente acima do telhado ou, pelo contrário, altura muito alta. A solução para o problema é bastante simples - você precisa descobrir o estado do rascunho e, se houver, reduza a altura da chaminé e, portanto, pelo contrário, aumente em excesso. Também é recomendável lavar a chaminé para dar aos resíduos uma grande área de saída. A despressurização também é comum e pode ser encontrada com água e sabão e remendada.
A caldeira não acende se o sensor responsável pela medição do calado estiver com defeito - não pode ser reparado, apenas uma substituição completa do elemento é necessária. É fácil identificar o mau funcionamento, é necessário fechar os dois terminais no sensor e acender a caldeira, caso a unidade esteja totalmente funcionando, é necessária a substituição.
Se os contatos do termopar forem ruins, o queimador de gás desaparecerá imediatamente; nessa situação, eles podem ser limpos independentemente.
- Após ligar, a caldeira não ganha temperatura dentro da câmara de combustão - qualquer falha é específica e tem um motivo, nessa situação, eles podem ser os seguintes:
- não há ar suficiente na câmara onde o gás é queimado;
- design incorreto da chaminé ou está simplesmente sujo;
- falha dos elementos elétricos do sistema de caldeira;
- se você tiver uma caldeira de circuito duplo, o sistema de aquecimento de água consumirá uma grande quantidade de eletricidade.
- A caldeira não responde aos comandos de desligamento - em unidades automáticas, o desligamento ocorre por si só quando a temperatura na sala atinge o valor definido de acordo com o programa. O dispositivo com o qual a temperatura ambiente é determinada é chamado termostato; ele transmite dados para o processador, que é incorporado à placa de comando.
Dissemos a você por que a caldeira a gás se apaga e como resolver esses problemas. No entanto, não se esqueça de que qualquer mau funcionamento, além de trabalhar com a chaminé, também deve ser realizado por um especialista treinado e certificado.
Veja também:
- Escolhendo uma caldeira a combustível sólido para queima longa: classificação das 10 melhores caldeiras
- 11 melhores aquecedores de água para casa de acordo com avaliações de usuários
- 13 melhores caldeiras de aquecimento a gás, de acordo com a opinião dos compradores
- 17 melhores caldeiras elétricas de acordo com a opinião dos compradores
- 19 melhores caldeiras de aquecimento indireto, de acordo com avaliações de clientes