Você comprou e instalou um novo aquecedor em sua casa e agora está destruindo seu cérebro, como ligar a caldeira a gás? Se você não tem a capacidade ou deseja confiar esse processo a especialistas, informaremos detalhadamente todas as etapas e ações necessárias para que esta caldeira aqueça sua casa de forma eficiente e estável. A instalação adequada, atenção ao conectar a caldeira, bem como a estrita conformidade com os padrões de segurança para o uso do dispositivo, garantem uma casa aconchegante e confortável durante o período de aquecimento.
Por onde começamos?
Uma caldeira a gás para uso doméstico é um dispositivo poderoso e eficiente projetado para aquecer o líquido de refrigeração e passar o líquido aquecido pelo sistema de aquecimento da casa. As caldeiras modernas aquecem não apenas as baterias, mas também a água da torneira em grandes volumes, possuem controle eletrônico e vários mecanismos de segurança. Ao comprar uma caldeira, você deve prestar atenção à área de aquecimento, de forma que ela seja um pouco maior que a área útil.
Naturalmente, você já instalou a própria unidade e concluiu todas as conexões e tubulações necessárias do sistema de aquecimento. Verificamos a chaminé e a corrente de ar, assim como o próprio dispositivo quanto à operação adequada e à falta de vazamentos. Essa etapa do trabalho, em regra, ocorre na presença de funcionários da indústria de gás, que registram cuidadosamente todos os resultados e "aprovam" o uso deste dispositivo.
Importante:
Alguns modelos de caldeiras a gás domésticas são muito exigentes na instalação. É necessário cumprir rigorosamente os requisitos das instruções - observe a distância da parede, não instale o dispositivo próximo a janelas ou em ângulo. Agora você pode iniciar o aquecimento.
Veja também - Por que a caldeira a gás apaga
Enchemos o sistema de aquecimento com água
Antes de iniciar a própria caldeira, é necessário encher o sistema de aquecimento - tubos e baterias com um líquido de refrigeração, ou seja, com água. Para isso, desaparafuse a válvula na parte inferior da caldeira. Para diferentes modelos de caldeiras, a "aparência" desta válvula de suprimento pode ser diferente, mas não pode ser confundida com nada. Como último recurso, verifique as instruções do seu dispositivo.
Depois de abrir a válvula, começaremos a fornecer água para tubos e baterias. Certifique-se de controlar o nível de pressão, estamos aguardando uma marca de 2 - 2,5 atm. Este indicador pode ser medido usando o manômetro integrado na caldeira.
Importante:
Se a primeira partida de uma caldeira a gás ocorrer na estação fria, é melhor pré-aquecer as instalações usando aquecedores alternativos e fornecer água "de verão" - cerca de 18 a 20 ° C.
Quando a pressão desejada dentro do sistema é atingida, é necessário sangrar o ar que pode permanecer dentro das baterias e tubos. O congestionamento de ar piora significativamente a transferência de calor da sua bateria. É este o resultado que você está alcançando?
Veja também - Razões para uma queda de pressão em uma caldeira a gás
Livre-se do ar dentro do sistema
Para sangrar com rapidez e eficácia, é necessário desaparafusar as torneiras Mayevsky em cada bateria. Primeiro, você ouve um assobio ou assobio - é normal. Se a água começar a ficar sem o radiador, significa que não há tomada de ar aqui.
Importante:
Sangre o ar da bateria, que é o mais alto em nível.
Ao verificar todos os aparelhos de aquecimento - observe o que o manômetro mostra agora. A pressão provavelmente cairá um pouco e você precisará recarregar o sistema de aquecimento com água.
Mas, além dos bujões nos tubos, o ar no interior da bomba de circulação pode interferir no funcionamento normal da caldeira. É fácil de consertar. Alguns modelos estão equipados com um sistema de ventilação automática, mas, como regra geral, não é eficaz o suficiente, portanto, é melhor livrar-se da ventilação manualmente na primeira vez.
Para fazer isso, remova a tampa frontal do corpo da caldeira e procure a própria bomba - uma parte cilíndrica com um plugue para uma chave de fenda. Às vezes, a bomba está localizada atrás do painel, que pode ser facilmente movida ou removida das válvulas. Para liberar ar da bomba, conecte a caldeira a uma tomada elétrica e comece a aquecer a água. A caldeira inicia. A bomba também começará a ser incluída no processo de trabalho - sons estranhos de borbulhar dentro da unidade confirmarão isso - não se assuste, é ar. Pegue uma chave de fenda e desaparafuse lentamente a tampa. Quando a água flui, torcemos o plugue de volta. Este procedimento deve ser realizado várias vezes. Quando você para de ouvir o barulho de água dentro do dispositivo e sua caldeira a gás começa a funcionar, significa que você conseguiu se livrar completamente do ar dentro da bomba. Nesta fase, você deve verificar novamente as leituras do manômetro com as instruções para o dispositivo. Em princípio, você pode parar por aqui - agora sua caldeira aquece a água dentro dos radiadores e, se for uma unidade de circuito duplo, então no fornecimento de água.
Importante:
Depois de ligar a caldeira, as pilhas distantes são ligadas ao máximo e as próximas são parafusadas. Para isso, são utilizadas válvulas reguladoras especiais, instaladas no tubo de entrada do radiador. Depois de depurar o sistema de aquecimento, você pode definir a temperatura confortável das baterias.
Mas não será supérfluo realizar testes de pressão e descarga do sistema de aquecimento. Após estes procedimentos, você terá 100% de certeza de que os radiadores internos estão limpos e que seu sistema de aquecimento não apresenta vazamentos.
Cravação
Para este procedimento, você precisará de uma bomba de pressão. Você não precisa comprá-lo - provavelmente não precisará mais dele. Essa ferramenta pode ser solicitada por um tempo a amigos ou alugada. O teste de pressão pode ser realizado por uma poderosa corrente de ar ou uma corrente de água com pressão aumentada e fazer uma pausa de 10 minutos. Você faz isso para identificar o vazamento, se houver. Se, após a operação, sua pressão de trabalho na caldeira não diminuiu - o sistema é absolutamente confiável e selado. Se a pressão estiver abaixo da pressão de trabalho, você deve procurar um vazamento.
Liberando o sistema
Este procedimento ajudará a limpar qualquer sujeira dos tubos e radiadores. Você deve abrir todas as torneiras das baterias, substituir alguns recipientes espaçosos por baixo delas e fornecer água a uma pressão de 4 bar. Esse fluxo de água limpará o sistema de aquecimento de partículas em suspensão, sedimentos e partículas de ferrugem. Após a lavagem inicial, é melhor limpar o sistema novamente. Se algum dos filtros estiver entupido, feche a válvula de suprimento instalada na entrada e limpe a membrana do filtro contra sujeira.
Assim, executamos todos os procedimentos anteriores à primeira partida da caldeira a gás. Agora você pode realizar a primeira inclusão.
Depois de ler nosso artigo, você descobriu como ligar a caldeira a gás, limpe o sistema e verifique a confiabilidade das conexões do tubo e do radiador. Agora o seu aquecedor irá deliciar-se com calor e condições confortáveis.Se você seguir todas as recomendações e instruções para a caldeira, execute a primeira partida corretamente, então a caldeira não o decepcionará nem com geadas fortes nem com a entressafra úmida.
Veja também:
- Escolhendo uma caldeira a combustível sólido para queima longa: classificação das 10 melhores caldeiras
- 11 melhores aquecedores de água em casa, de acordo com avaliações de usuários
- 13 melhores caldeiras de aquecimento a gás de acordo com os compradores
- 17 melhores caldeiras elétricas de acordo com clientes
- 19 melhores caldeiras de aquecimento indireto, de acordo com avaliações de clientes