- O que é um convector elétrico
- Prós e contras dos convectores
- Instalação de convectores
- Aquecendo a casa com um convector
- Características das caldeiras elétricas
- Elementos de aquecimento de caldeiras elétricas
- Instalação de caldeiras elétricas
- O que é mais econômico do que uma caldeira elétrica ou um convector
Os dispositivos elétricos de aquecimento ambiente são muito populares e são uma alternativa digna ao aquecimento a gás ou urbano. Entre os mais comuns para aquecimento estacionário estão, na verdade, convectores elétricos e caldeiras elétricas. Vamos dar uma olhada nas propriedades de cada uma delas e comparar qual é melhor do que uma caldeira ou convectores elétricos.
O que é um convector elétrico
Um convector elétrico é um tipo moderno de tecnologia de aquecimento. É uma caixa de metal retangular. O corpo tem orifícios especiais através dos quais o ar frio e aquecido passa. No meio, o convector possui um elemento de aquecimento. O ar frio entra no interior, aquece lá em cima e depois sai. Durante a operação do dispositivo, há uma circulação natural de massas de ar. Leva até duas horas para aquecer totalmente a sala. Ao mesmo tempo, não apenas o ar é aquecido, mas também os móveis e o piso são coletados pelo calor, que mantém o calor.
Posteriormente, a temperatura é mantida automaticamente. A função de manutenção automática de temperatura pode ser de dois tipos: mecânica, eletrônica. Um eficaz com um sensor eletrônico. Isso torna possível definir a temperatura exata e mantê-la. Além disso, um dispositivo com sensor eletrônico de temperatura é considerado mais econômico e pode economizar até dez por cento no consumo de energia, além de um tipo mecânico de controle de temperatura.
Veja também - Qual convector elétrico é melhor comprar para uma casa em 2025 ano
Prós e contras dos convectores
Para ter uma idéia do convector elétrico, listamos suas principais vantagens e desvantagens. A proporção de prós e contras permitirá avaliar objetivamente o dispositivo.
E assim, as vantagens indiscutíveis deste dispositivo de aquecimento:
- Economia na instalação. Às vezes, seu posicionamento nem sequer requer instalação (de piso) ou requer custos mínimos (de parede). Quase apenas convectores embutidos exigirão um pouco mais de esforço de instalação.
- Nós o usamos se necessário e pagamos apenas pelo calor usado.
- Compacto e de tamanho pequeno.
- Disponível em operação.
- Esse dispositivo pode ser usado em uma sala para diversas finalidades (banheiro, garagem ou outra sala).
- Equipado com recursos adicionais. Em particular: um umidificador, um ventilador para circulação rápida de ar.
- Seguro.O gabinete não esquenta até altas temperaturas, eliminando o risco de queimaduras.
Entre as desvantagens desses aquecedores estão:
- Não é econômico em termos de uso de eletricidade.
- Eles podem secar o ar, que é acompanhado por um odor específico.
TOP 3 melhores convectores
- Noirot Spot E-3 Plus 1500
- Electrolux ECH / AS-1000 MR
- Ballu BEC / ETMR-2000
Veja também - Comparação de convector elétrico e aquecedor de ventilador
Instalação de convectores
A vantagem desses convectores é a facilidade de instalação. De fato, eles não requerem nenhuma conexão com comunicações, etc., além de estarem conectados à rede elétrica.
Dependendo do tipo do próprio convector, o método de instalação também é diferente. Vamos considerar seus principais tipos:
- O tipo universal, o tipo mais comum de convector elétrico. Pode ser instalado de diferentes maneiras, que é a sua vantagem indiscutível. Esses convectores estão equipados com: pernas (suportes) que permitem que seja colocado diretamente no chão e movido, se necessário, para qualquer outro local; suportes com os quais o aquecedor está fixado na parede. O aquecimento moderado do gabinete permite que ele seja instalado contra várias superfícies e não há risco de derreter ou incêndio.
- Tipo de parede, o mesmo universal, exceto pela ausência de suportes para colocação no chão. Como observado acima, praticamente não há contra-indicações específicas para sua instalação. Mas deve-se levar em consideração que o ar aquecido passará de baixo para cima. Portanto, você não deve colocar objetos diretamente na área acima do convector que será prejudicado por isso. Por exemplo, flores frescas e vasos ou uma gaiola com um papagaio. A obstrução excessiva (sobreposição) da área acima do convector também pode servir para bloquear o fluxo de ar quente.
- Tipo de convector embutido - ele deve ser embutido no parapeito do chão ou da janela. Geralmente usado em áreas não residenciais. É muito eficaz onde existem grandes divisórias de vidro com a parte externa ou nas portas dos supermercados. Nesse caso, os convectores criam uma cortina térmica, que impede que o ar quente saia da sala, da mesma forma que não permite a entrada de fluxo frio.
Veja também - Os melhores fabricantes de caldeiras a gás de acordo com avaliações de clientes
Aquecendo a casa com um convector
O convector para aquecimento do espaço vital está ganhando cada vez mais popularidade. Geralmente, para aquecimento eficaz e suficiente, eles devem ser usados na proporção da área.
A maioria dos dispositivos permite ajustar a potência. Na verdade, a capacidade de aquecer uma determinada área dependerá da energia. Normalmente, um convector é suficiente para um quarto. Vale a pena considerar o microclima interno. Para salas com alto nível de umidade, onde existe risco de mofo, você deve escolher convectores mais potentes e na quantidade necessária para uma determinada área. Isso é essencial para restaurar o ambiente de vida saudável necessário.
Sua instalação não requer conexão adicional às comunicações, apenas à tomada. Essa é a sua vantagem e desvantagem. Eles trabalham na rede elétrica e, quando desconectados, são ineficazes. Obviamente, as contas de eletricidade aumentarão substancialmente.
Facilidade de instalação, compensada pelo aumento das tarifas de eletricidade.
Esses convectores não são apenas simples e eficientes, mas também têm um design moderno. Normalmente, os modelos padrão são os mesmos. Porém, dentre a variedade, você pode encontrar aquecedores com vários estojos, o que permite escolher o estilo do seu quarto. Pode ser disfarçado para que o dispositivo se torne um elemento decorativo. E também enfrentando sob sua ordem pessoal, por exemplo, uma pedra é praticada.
Note-se que esta é uma opção moderada para o preço. Obviamente, depende do fabricante, potência, design e similares. No entanto, os preços médios são totalmente acessíveis à classe estatística média da população.
Características das caldeiras elétricas
Uma caldeira elétrica é um dispositivo de aquecimento capaz de aquecer uma área grande, devido ao suprimento de calor do dispositivo de aquecimento central para as próprias fontes de calor. Ou seja, dentro da própria caldeira existe um dispositivo de aquecimento. Aquece a água, e a água passa pelos oleodutos instalados até os radiadores (baterias), que são as fontes de aquecimento.
As peculiaridades das caldeiras elétricas são que elas:
- Não seque o ar. Não queime oxigênio e não crie a sensação de combustão no ar.
- Você pode escolher modelos de circuito duplo que não apenas podem aquecer a sala, mas também fornecem suprimento de água quente.
- Ao contrário de aquecedores individuais, uma caldeira elétrica pode efetivamente aquecer uma área bastante grande. Afinal, é o centro, o distribuidor do suprimento de calor.
O preço dependerá da complexidade da própria instalação. Pode-se notar que as instalações simples de baixa potência são bastante baratas.
Dependendo das necessidades e da sala onde será usado, você pode escolher uma versão simples ou mais avançada, em particular, as caldeiras são diferenciadas:
- Equipado com elemento de aquecimento e gatilho para comissionamento.
- Além das configurações padrão, eles são equipados com sensores de controle de temperatura.
- As opções avançadas incluem um sistema de controle remoto.
TOP 3 melhores caldeiras elétricas
- Buderus Logamax U072-24K
- Protherm Skat 6 KR 13
- EVAN EXPERT 9
Resistências elétricas para caldeiras
Todas as caldeiras elétricas podem ser divididas dependendo do tipo de elemento de aquecimento. Cada um deles tem seu próprio princípio operacional e recursos. E assim, essas caldeiras podem conter:
- TENA é um método bem conhecido e difundido de aquecimento de água. O elemento de aquecimento tubular aquece a água, que se move e fornece suprimento de calor ininterrupto.
No entanto, tem certas desvantagens. As RTEs costumam sofrer de incrustações, que são formadas pelo aquecimento da água e pela alta temperatura. Por isso, falha. Isso é resolvido substituindo o elemento de aquecimento. Mas ainda pode criar desconforto durante a estação de aquecimento.
- O eletrodo é um método eficaz e confiável de aquecimento. Os eletrodos são colocados no próprio líquido de refrigeração. Ou seja, a água é aquecida em colisão diretamente com a câmara de aquecimento. Aquece muito rapidamente e é confiável em termos de segurança contra incêndio. Em particular, na ausência de um transportador de calor, a caldeira se desliga.
- Indução - tipos modernos, mais confiáveis e eficientes de sistema de aquecimento. De acordo com o princípio de operação, eles excluem colisões diretas de corrente e água, excluem escala. Portanto, são considerados duráveis e seguros, no entanto, a um preço, o tipo de aquecimento mais caro (do número de caldeiras elétricas).
Instalação de caldeiras elétricas
Se comparado a um convector elétrico, a instalação de uma caldeira elétrica é várias vezes mais difícil e requer:
- Escolha do local de instalação: possibilidade de conexão ao oleoduto e acesso ao soquete.
- Instalação diretamente da própria instalação. Geralmente, instruções detalhadas vão para ele, o que permitirá que o proprietário inteligente realize a instalação sozinho sem a ajuda de especialistas. No entanto, você deve estudar o processo de instalação em detalhes, em particular, armazenar peças auxiliares para a instalação da caldeira. Por exemplo, uma torneira de água nem sempre vem com uma caldeira.
Vale ressaltar que, diferentemente dos convectores, as caldeiras têm uma aparência menos estética. Portanto, é melhor planejar a instalação com antecedência e escolher um local menos visível. Para colocar convenientemente a caldeira, deve-se lembrar que sua instalação é possível de duas maneiras: montagem na parede, instalação no chão.
Dadas as vantagens deste sistema de aquecimento, pode-se notar que as etapas anteriores para planejar sua instalação são totalmente justificadas por sua eficácia. Afinal, esta instalação fornecerá calor em todo o perímetro do apartamento e, em clima frio, proporcionará efetivamente o calor e o conforto da sua casa.
As vantagens de uma caldeira elétrica:
- A partir do momento de ligar, o aquecimento começa rapidamente. Os radiadores (baterias) aos quais é fornecida água quente espalham rapidamente o calor pela área.
- Seguro, ao contrário do suprimento de calor a gás, que é explosivo.
- Se necessário, pode ser facilmente reconstruído para uma caldeira a gás. Como o sistema principal é tubulação e radiadores, eles são os mesmos para os dois tipos de aquecimento.
Entre as desvantagens:
- O processo meticuloso de instalar o sistema. A instalação de tubos, a instalação de baterias exige uma instalação qualificada e de alta qualidade.
- A combinação de um aquecedor elétrico e do suprimento de água em um sistema não é absolutamente segura.
- Requer um sistema de alimentação estável e simplificado, devido à sua carga constante e significativa.
- Altos custos de energia.
O que é mais econômico do que uma caldeira ou convector elétrico
A comparação de uma caldeira elétrica e um convector esclarece a imagem sobre a conveniência de usar um ou outro tipo de aquecimento.
Se compararmos o custo da eletricidade, os dois tipos de aquecimento terão um tipo de consumo aumentado. Ambos os dispositivos têm aproximadamente os mesmos custos de aproximadamente 240 kWh por dia para aquecer uma área de 100 m².
Geralmente, na prática, para o cálculo preciso dos custos de eletricidade, outros fatores, como perda de calor, energia do aparelho, etc., também são importantes.
Além disso, o processo de economia de energia pode ser aprimorado para os dois aparelhos. Por exemplo, uma caldeira mais lucrativa com uma função de ajuste de temperatura predefinida, o que economizará custos.
Em princípio, o convector pode ser desconectado da rede elétrica quando e onde o aquecimento não for necessário.
Se falamos de uma caldeira elétrica, esse tipo de aquecimento é mais apropriado para grandes áreas. Afinal, a instalação de um sistema desse tipo em uma área pequena não justifica os custos de instalação, especialmente quando métodos de aquecimento alternativos estão disponíveis. Além disso, aquecer uma área pequena é muito mais fácil do que uma área grande, e um convector elétrico costuma ser suficiente para isso.
Convectores são muito relevantes quando não há tubulação central e não há expediente de reparo e instalação para instalá-lo. Incluindo se este não é um alojamento de longo prazo. Convectores podem ser facilmente desmontados e reutilizados em outra sala.
Portanto, a escolha deve ser feita com base na área, na necessidade de aquecimento estável ou periódico e em outros recursos da sala e nos requisitos para o sistema de aquecimento.
Veja também:
- Escolhendo uma caldeira a combustível sólido para queima longa: classificação das 10 melhores caldeiras
- 11 melhores aquecedores de água para casa de acordo com avaliações de usuários
- 13 melhores caldeiras de aquecimento a gás de acordo com os compradores
- 17 melhores caldeiras elétricas de acordo com a opinião dos compradores
- 19 melhores caldeiras de aquecimento indireto, de acordo com avaliações de clientes