A vida humana não está completa sem bebidas quentes: chá, café, chocolate, cacau. Cada vez que a água fervente não é muito conveniente, foram criados dispositivos como uma chaleira elétrica e um suor térmico. Eles são alimentados por eletricidade e ajudam a aquecer a água à temperatura certa. Apesar de desempenharem as mesmas funções, ainda apresentam diferenças fundamentais. Para fazer a escolha certa, tentaremos responder à pergunta: "O que é melhor do que um suor térmico ou uma chaleira elétrica?"
Princípio da Operação
A chaleira ferve a água em apenas alguns minutos e desliga automaticamente. Mas gradualmente a água esfria, leva cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da temperatura do ar na sala. Uma chaleira elétrica pode ser transportada, se necessário, de uma sala para outra. Basicamente, seu volume não excede 0,5-3 litros, mas os compradores geralmente escolhem uma chaleira com um volume de um a meio a dois litros. As chaleiras elétricas no mercado são apresentadas em uma grande variedade. Os fabricantes oferecem versões em diferentes estilos, modificações e com diferentes estojos - metal, plástico, cerâmica e até vidro.
Suor térmico estacionário, acomoda 2,5-6 litros de água. Thermopot é um híbrido de um bule e uma garrafa térmica. Pode ferver a água, que por 10-15 horas manterá a temperatura. Obviamente, em algumas horas a temperatura cairá para 80-70 graus, mas isso será suficiente para um copo de bebida quente.
O processo de ebulição do líquido no suor térmico leva muito mais tempo do que na chaleira elétrica. Levará pelo menos 15 minutos e, em alguns modelos, todos os 30. O fornecimento de água pode ser manual ou automático.
Veja também:
- 5 Melhores Chaleiras Elétricas De'Longhi 2025 Do ano
- As 5 melhores chaleiras elétricas da Philips
- 5 Melhores Chaleiras Elétricas Braun
- As 7 melhores chaleiras elétricas da Scarlett 2025 Do ano
- 8 melhores potes térmicos de acordo com avaliações de clientes
- As 9 melhores chaleiras elétricas REDMOND
Qual é a diferença
Antes de fazer uma escolha, vamos dar uma olhada na diferença entre esses dispositivos:
- A chaleira consome eletricidade apenas para ferver água, mas para um termoponto, a eletricidade é necessária continuamente: para ferver água e manter a temperatura necessária.
- Dimensões e mobilidade - nesta categoria, a melhor opção é uma chaleira elétrica.
- Quase todos os fluxos térmicos possuem filtros de água que precisam ser trocados periodicamente.
- Normalmente, o corpo de uma chaleira elétrica é muito quente. Isso se aplica principalmente a agregados de vidro e metal. Nesse sentido, o fluxo térmico é muito mais seguro - suas paredes retêm calor e não esquentam, portanto a possibilidade de lesão é excluída.
- Em alguns modelos de suor térmico, existem dois recipientes para água, em um dos quais você pode ajustar a temperatura do aquecimento. Graças a isso, você pode tirar simultaneamente água de diferentes temperaturas, como um refrigerador.
Características funcionais das chaleiras elétricas
Se falamos sobre a funcionalidade de uma chaleira de baixo custo, não há nada de especial nisso. Mas os dispositivos relacionados à classe média e premium receberam:
- Cronômetro.
- Função de bloqueio de inclusão sem água ou de início casual.
- Despertador.
- Relógio.
- Aquecimento.
- Termostato.
- Controle remoto via dispositivo móvel.
Características funcionais do suor térmico
O suor térmico é muito mais conveniente de usar e mais funcional. Modelos simples contêm 3-4 modos de temperatura. Entre as funções auxiliares podem ser identificadas:
- Castelo das crianças.
- Bloqueie o dispositivo sem água.
- Fechamento da tampa durante o tombamento.
- Regulação da temperatura.
- Indicador de nível de água, filtro, limpeza.
- Capacidade extra.
Veja também - Como remover a balança de uma chaleira elétrica: os segredos das donas de casa
Prós e contras de chaleiras elétricas
As chaleiras elétricas substituíram as chaleiras convencionais, que eram econômicas porque o gás era usado para ferver a água, mas esse processo foi demorado. Mas o novo dispositivo ainda tem não apenas vantagens, mas também desvantagens.
Benefícios:
- Ferve em pouco tempo - 60 segundos são suficientes para ferver até 2 litros de água.
- Tamanho pequeno.
- Uma grande variedade.
- Custo razoável.
- Design elegante.
Desvantagens:
- Volume insignificante.
- Alto consumo de eletricidade ao ferver.
- Avarias frequentes.
Veja também - Como escolher uma chaleira elétrica?
Thermopot: prós e contras
A principal característica do suor térmico é que a água permanece quente por um longo tempo - 95–100 graus.
Vantagens:
- A água permanece quente por muito tempo.
- Volume - 3-8 litros.
- Menos consumo de energia.
- A presença de um cronômetro.
- Duração da operação.
- A conveniência do uso.
Minuses:
- Podem ser instaladas grandes dimensões que não estão em nenhuma cozinha.
- Alto custo.
- É necessária uma conexão de rede permanente.
- Longo tempo de ebulição.
O que é mais rentável
Qual é a diferença entre um suor térmico e um bule de chá? Uma análise comparativa responderá a essa pergunta e decidirá o que é melhor comprar para a cozinha. Ao escolher um dispositivo melhor e rentável, você precisa entender os principais recursos do uso de dispositivos:
- Consumo elétrico.
- O tamanho da cozinha.
- A necessidade de água fervente.
Quanto à eletricidade, a chaleira consome 700 watts durante a fervura. O termopote após ferver o líquido mantém a temperatura no nível de 90 a 95 graus por uma hora e meia. Em seguida, a temperatura cai para 80-70 graus e o dispositivo no modo de espera consome de 25 a 45 watts.
Se levarmos em conta o fato de que o suor térmico está constantemente conectado à rede e precisa ser fervido apenas uma vez, e pelo resto do tempo ele simplesmente mantém a água quente, o suor térmico é muito mais lucrativo do que uma chaleira elétrica. Para uma família em que costuma beber chá ou café, esta unidade será a melhor compra.
Quanto aos parâmetros da cozinha, é necessário entender que o suor térmico tem dimensões bastante grandes quando comparado com uma chaleira convencional. Se a cozinha é pequena, é melhor fazer sua escolha em favor da chaleira.
E também será útil para aqueles que precisam constantemente de água fervente e que não se sentem à vontade para colocar constantemente a chaleira e esfriar a água na temperatura necessária. E se falamos da velocidade da ebulição, em um fluxo térmico esse processo pode demorar cerca de 30 minutos. Mas este parâmetro é afetado pela potência da unidade e seu volume.
Resultado
O suor térmico quase substituiu o bule de chá comum da vida cotidiana, mas não pode substituí-lo completamente. Com base nos recursos do dispositivo, segue-se que o dispositivo se encaixa perfeitamente em uma família de várias pessoas ou em um escritório, ou seja, onde eles bebem constantemente chá ou café.Caberá sem problemas no país, centros de recreação ou no jardim - às vezes há interrupções na eletricidade e na água quente. E também um termoponto pode ser usado como uma garrafa térmica, ferva a água e você pode levá-lo com você em uma caminhada ou pesca.
Mas se não houver necessidade da disponibilidade constante de água fervente, nesse caso, é melhor comprar uma chaleira elétrica. Uma unidade simples, conveniente e leve ferverá água em pouco tempo e permitirá que você desfrute de café ou chá aromático. Para uma família pequena, esta opção será a melhor.
Neste artigo, examinamos as principais diferenças entre eletrodomésticos, como uma chaleira elétrica e um tepomot. Com base nos fatos declarados, você pode comprar a melhor opção para você e sua família.
Veja também:
- 10 melhores chaleiras elétricas Tefal 2025 Do ano
- As 10 melhores chaleiras elétricas da Bosch
- 10 melhores chaleiras elétricas de vidro
- 10 melhores chaleiras elétricas de aço inoxidável
- 10 melhores chaleiras elétricas Kitfort
- 14 melhores chaleiras elétricas da Polaris
- 20 melhores chaleiras elétricas de acordo com os proprietários