Hoje, as chaleiras elétricas são uma das unidades mais comuns de pequenos eletrodomésticos. Um dispositivo útil que aquece instantaneamente a água para uma bebida quente ou para outros fins. Em nossa vida diária agitada e ativa, isso é uma coisa bastante útil. Tal dispositivo doméstico está em quase todas as cozinhas. Sua variedade é representada por uma ampla seleção. Todos diferem entre si: empresa, volume, potência, design, preço e material de fabricação.
Apesar da relevância deste dispositivo na vida cotidiana, há uma discussão constante entre os consumidores. A chaleira elétrica é prejudicial no uso diário, bem como que material é de melhor qualidade?
Vamos considerar as principais características dos bules eletrônicos para a casa e descobrir qual material escolher.
Vantagens e desvantagens das chaleiras elétricas
Todos destacamos aspectos positivos no processo de uso desses dispositivos, mais incondicionais e criamos certas conveniências em nossos assuntos diários. Essa técnica tem várias vantagens. Nomeadamente:
- Aquecimento instantâneo da água, o que economiza tempo para preparar nossas bebidas favoritas. Especialmente pela manhã, quando você precisa de uma porção imediata de café da manhã para acordar.
- Autônomo. Não está ligado a outros utensílios de cozinha ou móveis. Para ligá-lo, você só precisa de uma tomada. Portanto, pode ser facilmente posicionado em qualquer canto e transportado de um lugar para outro.
Além do objetivo principal, vários modelos podem conter funcionalidades bastante interessantes, entre as quais funções:
- Aquecimento de água até a temperatura definida. Não concorde em todos os casos em que você precisa de água fervente. Muitas bebidas são preparadas a baixas temperaturas e, por sua vez, são aceitáveis para consumo imediatamente.
- Manter a temperatura da água definida, o que permite que você sempre tenha água quente / quente na chaleira. Isso é especialmente verdade quando há crianças pequenas em casa e, de repente, você precisa ter água morna para fazer bebidas, diluir o leite em pó, remédios e similares.
- Notificação sonora sobre fervura. Uma coisa muito necessária. Muitas vezes acontece que o proprietário colocou a água e a esqueceu. E ela não apenas fervia, mas já conseguia esfriar.
- As luzes de fundo multicoloridas dão um humor especial e divertido ao realizar tarefas domésticas.
- Temporizador de atraso. Agora você pode ir ao chuveiro com segurança e ajustar o cronômetro para que, quando sair, a água na chaleira esteja pronta para fazer uma bebida.
- Um recurso interessante que remove o cloro da água. Ebulição intensiva.
- A maioria das chaleiras está equipada com um sensor que impede que o aparelho seja ligado quando não há água. Isso ajudará a salvar o dispositivo nos casos em que você esqueceu de tirar água.
- A presença de filtros para filtrar água especialmente dura.
- Os modelos mais recentes têm uma função de controle remoto embutida em um smartphone.
- Uma das vantagens importantes é que os novos modelos têm um uso mais econômico da eletricidade. Essa, de fato, sempre foi a primeira desvantagem do uso desses dispositivos na vida cotidiana, devido ao alto custo.
Apesar de seus aspectos positivos, esse dispositivo tem certas desvantagens. Entre os quais:
- Possibilidade de gerar um odor tóxico desagradável quando aquecido. Na maioria das vezes, o motivo é o material barato do corpo do dispositivo em si - plástico. Essa desvantagem pode ser observada durante os primeiros tempos de uso e durante todas as outras operações.
- Problemas de fiação ao usar o dispositivo. Em particular, o seu fogo. Isso se deve à fiação antiga e insuportável de potentes chaleiras elétricas.
Veja também:
- As 5 melhores chaleiras elétricas De'Longhi 2025 Do ano
- As 5 melhores chaleiras elétricas da Philips
- 5 das melhores chaleiras elétricas Braun
- As 7 melhores chaleiras elétricas da Scarlett 2025 Do ano
- 8 melhores potes térmicos de acordo com avaliações de clientes
- 9 melhores chaleiras elétricas REDMOND
Qual é o melhor material de estojo para chaleiras elétricas
Para que o seu bule de chá favorito sirva por um longo tempo e com alta qualidade, você deve ser responsável por sua escolha e, antes de comprar, considere cuidadosamente todos os seus prós e contras.
Já ficou claro que a opção de chaleira pode ser de vários tipos. Resta apenas decidir o que é necessário para você. É importante escolher não pelo número de funções em geral, mas pela disponibilidade de funções necessárias para você. Digamos que nem todo mundo precise de um temporizador de contagem regressiva ou de uma função de controle remoto. Porém, quanto mais oportunidades uma máquina tiver, maior será seu preço.
Portanto, é melhor se concentrar em dispositivos de alta qualidade com a funcionalidade necessária. Em particular, o material do corpo da chaleira elétrica desempenha um papel importante. Para responder à pergunta sobre qual chaleira elétrica é melhor do que metal ou vidro, plástico ou cerâmica, vamos dar uma olhada em cada uma delas.
Veja também - Escolhendo um suor térmico para o lar
Plástico
Os bules feitos com esse material eram muito populares ao mesmo tempo, porque desfrutam das seguintes vantagens:
- Preço médio ou baixo do dispositivo.
- Leve e fácil de operar.
- Grande seleção em design e cores.
Mas essa não é a característica completa. O grande e gordo problema das chaleiras elétricas de plástico é o seu efeito na saúde. Se o material do estojo for de baixa qualidade, ele será sentido pelo cheiro e sabor da água. Isso ocorre porque, quando aquecido a uma temperatura alta, o plástico emite substâncias nocivas.
Se falamos de bules de empresas européias conhecidas, deve-se notar que elas fabricam modelos de plástico de qualidade alimentar de alta qualidade. Este tem uma aparência e um cheiro excelentes de plástico barato de baixa qualidade.
Observe para todos que o uso seguro de uma chaleira elétrica de plástico é de três anos.
O plástico ecológico não emite odores quando aquecido, exceto durante o primeiro uso.
Se a sua escolha ainda for favorável a um dispositivo de plástico, escolha pelo menos um de policarbonato.
Três melhores modelos com uma caixa de plástico
- Bosch TWK 3A011 / 3A013 / 3A014 / 3A017
- Philips HD4646
- De'Longhi KBLA 2000
Veja também - Como reparar um termoponto com suas próprias mãos
Metal
Os bules de plástico foram substituídos por de metal e imediatamente se tornaram populares devido às seguintes vantagens:
- Design contemporâneo.
- Durabilidade.
- Durabilidade.
- Ambientalmente amigável.
Se falamos de um argumento-chave - sobre os danos ou benefícios à saúde, os bules com esse caso são usados para considerar o meio ambiente. O seguinte deve ser entendido aqui. Chaleiras de metal podem ser feitas de alumínio ou aço inoxidável.
Quando aquecido, o alumínio é capaz de liberar óxido de ferro na água.O aço inoxidável é seguro a este respeito e não emite substâncias prejudiciais à saúde.
É verdade que a água em uma chaleira de aço inoxidável não pode ser deixada por muito tempo e depois usada. Se durante o dia a água estiver no tanque, o óxido de ferro também será em pequenas quantidades; no entanto, ele será liberado na água.
Quanto à operação, vale a pena considerar que o metal se aquece rapidamente e mantém o calor por muito tempo. Portanto, é conveniente quando o corpo possui decorações em forma de almofadas de borracha ou uma camada dupla (metal no meio, plástico na parte superior) para evitar queimaduras.
Os 3 principais bules com corpo de metal
- Bosch TWK 1201N
- Philips HD4667
- Smeg KLF03
Veja também - Termopote ou chaleira: o que é melhor e por quê?
Cerâmica
Chaleiras elétricas de cerâmica para estetas reais. Este é um material absolutamente aceitável: quando aquecido, não emite substâncias nocivas e não afeta o sabor e o cheiro da água. Possui alguns recursos:
- Aparência elegante. O design permite que ele seja adequadamente colocado em uma mesa hospitaleira. Além disso, esses bules geralmente vêm com conjuntos de círculos.
- Grande seleção em design, cor e fabricante.
- Paredes grossas do material retêm o calor por um longo tempo.
- Devido à superfície interna lisa, praticamente não forma incrustações nas paredes.
- Não há contato da água com a corrente, porque a cerâmica não permite que ela passe.
- A água mantém seu sabor e cheiro naturais.
Entre as deficiências devem ser destacadas:
- Longo tempo de aquecimento devido às grossas paredes do dispositivo.
- Pesado e frágil, portanto, requer um manuseio muito cuidadoso.
- O preço é alto.
TOP 3 bules de cerâmica
- Polaris PWK 1731CC
- Gorenje k10c
- DELTA DL-1233
Veja também - Como descalcificar uma chaleira elétrica: segredos das donas de casa
Vidro
O vidro é uma versão moderna da chaleira elétrica. Geralmente eles se encaixam perfeitamente nos estilos das tendências modernas: modernos, loft.
Tem uma aparência simples e concisa. Os modelos geralmente são equipados com iluminação colorida, o que proporciona uma aparência insuperável do dispositivo durante a operação. Feito de vidro transparente resistente ao calor. Tem várias vantagens, incluindo:
- Design único.
- Um recipiente transparente permite observar o nível de enchimento de água e o processo de perfuração hipnotizante durante a fervura.
- O vidro é um material ecológico que não emite toxinas.
Entre as deficiências, é impossível não notar:
- Fragilidade, qualquer que seja a espessura do vidro, é um material frágil e delicado.
- Um leve calcário é imediatamente perceptível e estraga a aparência ideal.
- Quando aquecido, o risco de queimaduras, portanto, você deve ter cuidado ao considerar isso.
- Com peso suficiente, portanto, para as crianças, será bastante difícil para elas manobrar.
Melhores bules de vidro
- REDMOND SkyKettle G200S
- Kitfort KT-601
- Polaris PWK 1767CGL
Veja também - 10 melhores chaleiras elétricas com termostato de acordo com avaliações de clientes
Resultado
Ao escolher, preste atenção à alça. Idealmente, este é um bule de vidro com uma alça de plástico. Se a alça for metálica, isso criará inconvenientes. Está constantemente a aquecer e antes de tomar a chaleira, terá de se armar com uma tacha.
Se falarmos sobre o sabor da água, ao usar cada tipo de chaleira elétrica, o sabor será diferente. Em particular, após a realização de estudos experimentais, o seguinte foi revelado. O chá preparado a partir de água aquecida por uma chaleira plástica tem um sabor e cheiro insuportáveis. Isso é muito comemorado, distorce o sabor e o cheiro da bebida.
Bules de metal são mais gentis a esse respeito. Ou seja, eles são praticamente imperceptíveis, mas na água ainda há um ligeiro sabor amargo e um cheiro específico.
Água aquecida em recipientes de cerâmica e vidro é absolutamente natural. Não contém odor ou sabor. E, como sabemos por um motivo, esses materiais não emitem substâncias nocivas.
Geralmente, as compras são feitas dentro do orçamento planejado. Fazendo uma escolha lembre-se de que a qualidade do dispositivo pode afetar a condição do seu corpo.Considere todos os fatores acima sobre diferentes tipos de modelos e faça a escolha certa a seu favor.
Em particular, para substituir a funcionalidade estendida de pior qualidade, é melhor dar preferência a um bule de chá com as funções básicas, no entanto, de material de alta qualidade.
Veja também:
- As 10 principais chaleiras elétricas de Tefal 2025 Do ano
- As 10 melhores chaleiras elétricas da Bosch
- 10 melhores chaleiras elétricas de vidro
- 10 melhores chaleiras elétricas de aço inoxidável
- As 10 melhores chaleiras elétricas Kitfort
- As 14 melhores chaleiras elétricas Polaris
- 20 melhores chaleiras elétricas de acordo com os proprietários