Hoje, a TV não é mais algo surpreendente e inatingível. Tal milagre da tecnologia está literalmente em todos os lares. O mercado moderno todos os dias oferece mais e mais novos modelos, repletos de tecnologias "avançadas".
Para comprar uma TV realmente boa e não pagar a mais por opções que talvez nunca sejam úteis, você deve entender as novas tendências e tendências com antecedência. Os conselhos dos consultores de vendas nem sempre são úteis. Afinal, o principal objetivo desses assistentes é vender de forma rápida e mais cara. Isso é especialmente verdadeiro para os modelos que ficam nas prateleiras das lojas há muito tempo e não atendem às necessidades e expectativas do consumidor.
A seguir, analisaremos qual TV é melhor escolher 2025 de acordo com especialistas, e com o que realmente vale a pena prestar atenção ao comprar este equipamento caro.
O que procurar ao escolher
A seleção correta de uma TV moderna depende de muitos parâmetros. E a questão do preço não está em primeiro lugar aqui. É claro que uma boa TV não pode ser barata. No entanto, não esqueça que você estará usando o equipamento por mais de um mês e talvez até um ano. Portanto, a questão de economizar às custas da qualidade não vale a pena. Ao mesmo tempo, você precisa pensar com antecedência quais funções são importantes para você e quais você pode sacrificar com segurança, economizando significativamente. Aqui vamos nos.
- Tipo de tela
- Tipo de luz de fundo
- Diagonal
- Resolução da tela
- Formato
- Tempo e frequência de resposta
- Brilho e contraste
- Qualidade de som
- Interface
- Funções adicionais
- sistema operacional
Veja também - Classificação das melhores TVs 2025 Do ano
Tipo de tela
Este é o primeiro parâmetro a prestar atenção. As seguintes tecnologias são apresentadas no mercado:
- CRT... Essa é a opção mais barata e, pode-se dizer, "pré-histórica". Esse tipo de TV provavelmente estava em todos os lares soviéticos, e muitos avós ainda podem encontrá-lo hoje. As principais qualidades desse tipo de TV são o baixo preço e a longa vida útil. Além disso, eles são bastante pesados e têm funcionalidade mínima. Entre outras coisas, ficou provado que a exibição prolongada da TV com essa tela afeta negativamente a visão.
- LCD - cristal líquido (LCD)... A um custo relativamente baixo, esses modelos podem se orgulhar de boa qualidade de imagem, alta reprodução de cores e profundidade rasa. A principal desvantagem de tais telas é o fato de que elas tendem a queimar. Portanto, eles devem ser colocados de forma que a luz solar direta não caia sobre eles. Caso contrário, os pontos aparecerão na tela ao longo do tempo.
- Telas de LED... Estes são modelos muito mais "avançados". Ao contrário dos monitores LCD, ele usa a luz de fundo da matriz de LED.Portanto, eles são ainda um pouco mais finos em tamanho que seus equivalentes em LCD. Ao mesmo tempo, telas de LED agradam com boa qualidade de imagem e "comem" muito menos eletricidade.
- Painéis de plasma... Aqui, a tela não é cristais com líquido, mas células seladas cheias de gás. Então, de outra maneira, eles podem ser chamados de "célula de gás". Graças a esse design, a técnica, embora ofereça uma imagem melhor e não desbote, mas consome significativamente mais eletricidade. Além disso, os modelos de plasma simplesmente não podem ser pequenos. O tamanho mínimo da tela nesse caso será 32 polegadas.
- Telas a laser... Um dos desenvolvimentos relativamente novos (menos de 10 anos). Essas telas têm uma vida útil longa e consomem pouca eletricidade. Nesse caso, a imagem é de boa qualidade. Talvez a principal desvantagem seja o alto custo.
- Projeção. Tais modelos são altamente controversos em termos de relação qualidade / preço. Demonstrando boa renderização de cores e qualidade de imagem, eles, ao mesmo tempo, são propensos à aparência de pixels "quebrados". Partes da tela simplesmente queimam com o tempo, reduzindo a qualidade da imagem. Além disso, os modelos de projeção têm um ângulo de visão limitado, o que também não aumenta sua popularidade.
Outro critério para escolher uma TV são os parâmetros físicos da tela. Os modelos modernos são planos e côncavos. Os primeiros são os mais comuns, são muito populares e muito mais baratos. Estes últimos têm a capacidade de mergulhar completamente o espectador dentro da imagem, criar o efeito de presença. Escusado será dizer que os modelos côncavos são significativamente mais caros.
Tipo de luz de fundo
O tipo de luz de fundo também afeta o custo da TV e a qualidade da imagem fornecida. Dependendo do valor que você deseja gastar na compra. Você pode escolher um destes:
- Edge LED - modelos modernos com um bom ângulo de visão. Os LEDs estão localizados ao longo do contorno da tela, criando assim uma aparência de um quadro luminoso. Isso torna o dispositivo fino e bastante econômico.
- LED direto - mais tecnologia "avançada". Aqui, os LEDs estão dispersos por todo o avião. O ajuste pode ser feito para cada diodo individual. Isso torna possível ajustar facilmente o escurecimento local das cores, o que, por sua vez, permite tornar a imagem mais vívida e contrastada. As TVs com tecnologia Direct LED oferecem uma imagem mais colorida e "rica".
- QLED - não fornece uma unidade de luz de fundo. A tecnologia envolve o uso de pontos quânticos, que atuam como luz de fundo. Essas televisões transmitem cores que são mais aceitáveis ao olho humano. A imagem será clara, mas muito natural, não "ácida". Uma TV desse tipo é uma ordem de magnitude mais cara que as outras, no entanto, esse fato não a torna menos popular.
- OLED - desenvolvimento super moderno. Em vez de uma unidade de luz de fundo, eles usam diodos cobertos com fósforo, que brilha quando um pulso elétrico passa. Esses modelos têm o maior ângulo de visão. Mesmo se você assistir seus programas favoritos por horas, seus olhos nunca se cansarão. No entanto, nem todos podem pagar uma TV como essa. O custo dos modelos é realmente alto.
Diagonal
Outro parâmetro importante. No mercado, você pode encontrar modelos de 14 a 110 polegadas. At escolhendo uma diagonal vale a pena focar não apenas na popularidade do modelo, mas também nos seguintes critérios:
- Dimensões do quarto. Quanto maior a distância do ponto de visualização até a parede na qual o equipamento será colocado. Para salas pequenas, como um quarto ou cozinha, um modelo pequeno é adequado, para um grande salão e o equipamento deve ser apropriado. Para estimar aproximadamente o tamanho da diagonal, meça a distância. O tamanho da TV deve ser aproximadamente 1/4 da distância da posição de visualização (é claro, é necessário medir nas mesmas unidades).
- Finalidade.Se você precisar de uma TV na cozinha para assistir notícias da manhã e da noite, uma tela de 26 polegadas será suficiente. Para organizar um home theater, é melhor considerar dimensões maiores. Se o tamanho da sala permitir, você pode "começar" a partir de 55 polegadas. Estima-se que a faixa de 32 a 55 polegadas seja ótima para um quarto grande ou uma sala de tamanho médio.
Veja também - Como encontrar a diagonal ideal da TV
Resolução da tela
Sob esse conceito, está o tamanho da imagem, medido em pixels. Quanto maior esse parâmetro, melhor e mais nítida a imagem. Hoje existem 4 variedades principais desse parâmetro:
- HD (1280x720 ou 1366x768 pixels) - essa resolução é inerente a pequenos modelos de baixo custo, é suficiente para uma versão de "cozinha".
- Full HD (1920x1080) - os dispositivos mais comuns. A qualidade da imagem é bastante média, o preço é acessível. A grande maioria dos dispositivos está equipada com essa tecnologia.
- Ultra HD - 4K (4096x2160 ou 3840x2160) - a tecnologia é inerente aos modelos com uma diagonal de pelo menos 32 polegadas na diagonal. Fornece uma imagem de qualidade muito alta, no entanto, é bastante cara. Vejo classificação das melhores TVs 4K.
- Ultra HD - 8K (7680x 4320) - tecnologia ultramoderna, infelizmente ainda não disponível para a maioria dos usuários. E a escolha dos modelos devido ao alto custo não é tão diversa.
Ao escolher, concentre-se não apenas na carteira, mas também nos propósitos para os quais a TV é comprada. Se você planeja assistir transmissões analógicas, não faz sentido comprar um dispositivo com tecnologia FHD, muito menos UHD. O sinal máximo que pode passar pelo cabo será significativamente menor. As definições altas são uma obrigação para quem quer assistir a filmes em alta definição ou se conectar a plataformas de jogos.
Formato
Este parâmetro vem diretamente do anterior. A maioria das TVs modernas possui uma tela widescreen 16: 9. Este indicador é o mais popular, é suportado pela grande maioria dos programas de televisão, vídeos e filmes. Este também é o indicador mais fisiológico para uma pessoa, a julgar pelos resultados de pesquisas realizadas por cientistas. Existem outros formatos populares - 21: 9 e 16:10. Eles são usados em telas de TV com grandes diagonais.
Tempo e frequência de resposta
Este é outro indicador que vale a pena prestar atenção. O tempo de recuperação é um parâmetro que caracteriza a mudança na posição do cristal em cada pixel. Depende da rapidez com que a imagem mudará durante o movimento. Se este indicador for insuficiente, o chamado loop será visível na tela, o que não é muito confortável.
A taxa de atualização também é uma métrica importante. Quanto maior o número, melhor. Boas TVs de gama média têm uma taxa de atualização de pelo menos 400 Hz. A taxa mais alta atinge 1.000 Hz.
Brilho e contraste
A imagem de uma boa TV deve ser clara e suculenta. Nesse caso, o dispositivo não deve funcionar no limite de seus recursos. Para verificar, peça ao consultor que tome o controle remoto e mostre a escala apropriada nas configurações. Se houver posições intermediárias - tudo está em ordem. Se o controle deslizante for empurrado para o limite, eles tentarão enganá-lo, superestimando artificialmente a qualidade da imagem a um custo bastante baixo.
Qualidade de som
Este parâmetro também é importante ao escolher uma TV. Quanto mais limpo o som reproduzido pelos alto-falantes, mais confortável será a visualização. As TVs com decodificador Dolby Digital integrado e suporte NICAM têm o melhor desempenho de som. Em boas TVs, a potência total dos alto-falantes estéreo é de pelo menos 20 watts. É melhor se a acústica for multicanal.
Interface
Ao escolher uma nova TV, verifique-a nas laterais e nas costas.É nesses locais que os "soquetes" costumam ser localizados para conectar vários equipamentos: um console de jogos, um sintonizador, uma webcam, fones de ouvido, uma unidade flash e assim por diante. Quanto mais desses conectores na sua TV, melhor. Os mais populares são:
- porta USB Webcams, Wi-Fi, pen drives, fones de ouvido, teclados e mouses estão conectados aqui. Portanto, um desses conectores não será suficiente.
- Isso inclui a transmissão de sinais de áudio e vídeo de um computador, câmera de vídeo, plataformas e consoles de jogos e assim por diante.
- PAL - "jack" para transmissão analógica.
- DVB-C / DVB-S - para TV via satélite e digital.
- Esta porta é usada para sincronizar a TV e o videocassete.
- Mini-jack ou Jack5. Os fones de ouvido estão inseridos aqui.
- S-Video. Uma porta analógica para transferir fotos de um PC para uma TV.
Ao comprar, observe que os conectores disponíveis correspondem aos disponíveis no equipamento que você já comprou. Caso contrário, você não poderá usá-los.
Funções adicionais
Há também várias funções úteis que as televisões modernas possuem. Se você precisa deles ou não, determine a si mesmo. Vamos simplesmente listar todos os "gadgets" possíveis da tecnologia moderna:
- Tela 3D. Basta adicionar óculos especiais à TV e não será mais necessário visitar o cinema. Você pode desfrutar de uma imagem 3D em casa sem sair do seu sofá favorito. Vale lembrar que, ao assistir filmes em 3D por um longo tempo, os olhos podem se cansar e se machucar.
- Suporte Wi-Fi. Então você "sentará" na Internet diretamente através da TV. É necessário que essa tecnologia não exija fios adicionais, isso é inconveniente.
- Tela antiofuscante. Mesmo sob iluminação muito intensa, a tela da TV não se transforma em espelho. Assistindo a TV é muito mais confortável.
- Imagem na imagem. Essa tecnologia permite visualizar vários canais ao mesmo tempo.
- Manutenção de um cartão de memória. A TV possui um conector especial que permite conectar diretamente a memória de um smartphone, câmera ou telefone.
- 24p True Cinema. A função permite alimentar a imagem exatamente com a frequência em que foi gravada - 24 quadros / seg. Com esse tipo de visualização, os olhos se cansam muito mais devagar.
- A função permite pausar a transmissão. Em TVs simples, isso não é possível. O sistema Time Shift permite que você não perca um minuto de um jogo interessante de filme ou futebol.
- TV inteligente. Transmissão ao vivo de filmes e outros conteúdos on-line diretamente da Internet. Simplesmente conecte a TV à rede.
- "Lista de programas favoritos". Permite adicionar aos favoritos o que quiser. Você não precisa mudar constantemente de canal e acompanhar o tempo.
- Usando esta tecnologia, você pode transferir conteúdo diretamente do seu smartphone. Não são necessários fios para isso.
- Controle de voz e gesto. Você não precisa mais garantir que o controle remoto não esteja perdido. A tecnologia é tão específica que muitos não conseguem se acostumar.
- Varredura progressiva. A tecnologia permite obter uma imagem mais nítida e de maior qualidade devido à transmissão sequencial de quadros.
Isso não é tudo o que as TVs modernas podem fazer. Vale a pena notar que a maioria das funções, embora bastante convenientes, nem sempre vale o dinheiro extra gasto nelas. Os usuários observam que a maioria dos "sinos e assobios" incomoda após alguns meses de uso e se torna simplesmente um enchimento caro.
sistema operacional
As TVs modernas estão equipadas com sistemas operacionais completamente diferentes. Cada um deles tem vantagens e desvantagens. Com base nas análises dos usuários - é tudo uma questão de hábito. Alguém gosta de um e de mais alguém. Portanto, não faça deste parâmetro o principal critério de seleção. Existem vários sistemas operacionais principais:
- Tizen - inerente à Samsung;
- WebOC - LG trabalha nisso;
- Android TV - usado nas TVs Philips e Sony;
- Firefox OS - usado pela Panasonic.
Qual empresa escolher
A produção de televisores tornou-se tão difundida que modelos com nomes que não falam completamente de nada para os clientes começaram a aparecer no mercado. Obviamente, isso não significa que sejam de baixa qualidade. No entanto, se você não quiser tentar o destino, é melhor dar preferência a marcas comprovadas:
- LG É uma empresa sul-coreana que produz esse tipo de equipamento há muitos anos. Ela foi uma das primeiras a introduzir a tecnologia OLED e demonstra bons resultados nesse assunto. Vejo ranking dos melhores modelos da LG.
- Samsung É outra empresa da Coréia do Sul. Este fabricante vende o maior número de TVs com a tecnologia QLED, que discutimos acima. Vejo classificação dos melhores modelos da Samsung.
- Philips - os modelos da empresa chinesa TP Vision demonstram uma das melhores combinações de qualidade e valor das mercadorias. Anteriormente, a marca pertencia a uma empresa holandesa, no entanto, foi posteriormente vendida. Vejo classificação das melhores TVs Philips.
- Toshiba - Esta é uma das poucas marcas que produz independentemente matrizes de cristais líquidos para seus displays.
- Sony - uma técnica japonesa bastante cara, que, enquanto isso, parece muito atraente. Vejo classificação das melhores TVs da Sony 2025 Do ano.
- Panasonic - Outra marca japonesa popular. De acordo com as estimativas dos compradores, essa técnica é de alta qualidade. Algumas queixas são causadas, talvez, pela tecnologia Smart TV.
Veja também - Qual marca é a melhor TV
Bons modelos também são produzidos pela Sharp, VVK, AKAI, DEXP e Supra. As marcas semi-esquecidas HORIZONT, Thomson, Hitachi e JVC têm qualidade um pouco menor, mas também bastante populares. Antes de dar preferência a um modelo específico, não tenha preguiça de coletar a quantidade máxima de informações sobre ele. "Percorra" os fóruns, estude as revisões reais daqueles que já possuem essa técnica. Assim, você aprenderá em primeira mão as vantagens e desvantagens de um modelo específico.
Vamos resumir
Quando você sabe escolher uma TV para sua casa, escritório ou casa de veraneio, pode fazer compras com segurança. Agora, nenhum consultor pode convencê-lo a comprar algo que você absolutamente não precisa. Para escolher um produto de qualidade, basta estudar todas as recomendações com antecedência, determinar os parâmetros necessários e descobrir exatamente o que pode ser comprado pela quantidade disponível.
Preste atenção aos formatos suportados pelo dispositivo. Mais populares: MPEG-4, MKV e XVid. Bem na loja, você pode verificar a qualidade do som, estudar o ângulo de visão e avaliar o conteúdo de cores da imagem. Peça ao vendedor o controle remoto e navegue pelo menu. Ouça seus sentimentos - o sistema de controle deve ser intuitivo e descomplicado. E, é claro, você deve gostar da TV visualmente. Afinal, ele se tornará a principal decoração da sala ou quarto por vários anos.
Para escolher a melhor TV, junte uma pequena dica para você. Verifique todas as qualidades mais importantes e compare com a quantidade disponível. Usando nossas dicas, você certamente encontrará exatamente o que precisa rapidamente.
Veja também:
Farinha de escolha) DEXP U65D9000K ou SAMSUNG UE55MU6100
Não é possível comparar "ao vivo" na loja (para viajar para longe) e essas duas cópias nem sempre estão disponíveis.
O que escolher entre esses dois para ir buscar com certeza?
O olho quer uma tela de 65 polegadas) e o cérebro diz "pegue a Samsung"
O cérebro não aconselha mal. Samsung ficará satisfeito.
Tomá-lo da Philips, eu pessoalmente tenho 65PUS6412 em casa, um modelo muito legal