É difícil imaginar a vida cotidiana sem um item doméstico tão importante como uma chaleira elétrica. E certamente toda dona-de-casa responderá sem dúvida que sabe escolher uma chaleira elétrica. Mas é tão fácil entender esse problema, quando uma enorme seleção de bules de fabricantes nacionais e estrangeiros é apresentada nas prateleiras de lojas e supermercados? Como escolher o modelo certo que se tornará um assistente confiável em qualquer cozinha?
Ao comprar um dispositivo, os especialistas recomendam uma consideração mais cuidadosa dos principais parâmetros de seleção, como:
- Material;
- Consumo de energia;
- Tipos de elementos de aquecimento;
- Funcionalidade adicional.
Material do corpo
Para a fabricação do corpo externo da chaleira elétrica, são utilizados vários materiais - plástico, vidro, cerâmica, aço inoxidável. Mas qual é o melhor, cabe a você decidir.
Chaleira elétrica de plástico
O mais acessível e, consequentemente, o orçamento, são dispositivos de plástico. Eles têm muitas vantagens - peso leve, durabilidade, baixo custo, resistência ao superaquecimento e uma ampla gama de cores. No entanto, com o tempo, as caixas plásticas se tornam mais frágeis, um cheiro químico desagradável aparece e o brilho e o brilho das cores são perdidos. Além disso, em altas temperaturas de aquecimento, o plástico libera uma substância formaldeído extremamente perigosa para a saúde humana. Em dispositivos de plástico de alta qualidade, todas as bordas e costuras são perfeitamente uniformes, os elementos principais são fixados com segurança e, na parte traseira da base, há uma marca de qualidade na forma de um trevo colocado em círculo.
Chaleira elétrica em aço inoxidável
Modelos feitos de aço inoxidável conquistaram a confiança da maioria dos habitantes. Sem dúvida, eles são mais caros e melhores do que os de plástico, mais duráveis e práticos, mas, infelizmente, não têm desvantagens. Nessa superfície, impressões digitais, pequenos arranhões, manchas de água e todos os tipos de manchas serão mais visíveis. Em geral, esta é uma boa opção para o uso diário, o único conselho é não deixar água fervida na chaleira para evitar odores e sedimentos desagradáveis.
Chaleira elétrica de vidro
Esse é o material mais ecológico e, portanto, esses dispositivos são os mais seguros para operar. Vale a pena considerar que apenas o corpo do dispositivo é feito de vidro, todas as outras partes são de plástico ou metal; portanto, ao escolher uma chaleira, vale a pena considerar um conjunto de critérios.
Chaleira elétrica em cerâmica
Os modelos de cerâmica ainda não são tão populares e demandam na vida cotidiana quanto seus concorrentes, mas, apesar disso, continuam conquistando a simpatia dos consumidores.Tais dispositivos são práticos, duráveis e fáceis de cuidar diariamente.
Veja também - Qual é o melhor material para uma chaleira elétrica?
Consumo de energia
O próximo parâmetro de seleção é poder. A taxa de aquecimento da água depende dessa característica - quanto maior a potência, mais rápida a água ferverá.
Dependendo do modelo e tipo de elemento de aquecimento, a potência da chaleira pode variar de 900 W a 3 kW.
Dispositivos compactos com um volume de 1 litro consomem 1 kW, o poder dos manequins de 1,2 a 1,5 litros não excede 2 kW e dispositivos de tamanho grande com um volume de 1,7 a 2 litros trabalham com capacidade de até 3 kW.
Veja também - Como escolher sua torradeira doméstica para o máximo benefício
Tipos de elementos de aquecimento
Para escolher a chaleira elétrica certa, considere os principais tipos de elementos de aquecimento e existem apenas dois deles:
- Elemento espiral aberto;
- Aquecedor de disco.
Bobina de aquecimento
Esse tipo de aquecedor se assemelha externamente à caldeira familiar, conectada internamente à base da carcaça. Os modelos de chaleira com elementos de aquecimento abertos (elemento de aquecimento tubular) são de baixo custo e essa é sua única vantagem. O elemento espiral é difícil de descalcificar, e você deve garantir constantemente que ele esteja na água.
Disco de aquecimento
Nesses modelos, a espiral é colocada sob o fundo do disco, o que a protege de desgaste e descamação rápidos. Nas chaleiras com aquecedor de disco, você pode aquecer uma quantidade mínima de água (1 xícara), elas não estão sujeitas à corrosão, é mais fácil cuidar delas e a velocidade da água fervente é muito maior.
Se falamos sobre qual dispositivo é melhor, então definitivamente, com um aquecedor fechado.
Veja também - Como escolher um moedor de café para uso doméstico 2025 ano
Funcionalidade adicional
Tendo considerado os principais parâmetros, já ficou claro para você como escolher uma chaleira elétrica, mas também recomendamos que você não esqueça as funcionalidades adicionais desse dispositivo.
Os modelos modernos de bule podem ter as seguintes opções:
- Um temporizador é um atraso no aquecimento da água para um tempo predeterminado;
- Função de ebulição longa (3-4 minutos) para remover o cloro da água;
- A função de manter a temperatura definida da água fervida. Nesse caso, a chaleira é usada como uma garrafa térmica;
- Sinal sonoro sobre o final do aquecimento da água;
- Função de proteção contra ligar o dispositivo sem água;
- Opção para desligar automaticamente o dispositivo após a fervura;
- Função de travamento da tampa até ferver;
- Termostato para definir a temperatura de aquecimento de água necessária (de 60 a 100 graus), dependendo das necessidades.
Agora podemos dizer com segurança que você sabe tudo sobre como escolher uma chaleira elétrica. Porém, antes de fazer uma compra há muito esperada, decida sobre os parâmetros essenciais para você. Tendo decidido seus desejos, você pode facilmente escolher o modelo certo.
Veja também - 10 melhores chaleiras elétricas com termostato de acordo com avaliações de clientes