O fogão a gás é novo para muitos. Nem todo mundo sabe com quais funções e parâmetros ele é dotado. Falaremos sobre as qualidades interessantes que essa tecnologia moderna possui e sobre o que o comprador deve prestar atenção para que ela se torne uma assistente fiel da anfitriã e uma decoração elegante na cozinha.
A vantagem do gás sobre a eletricidade
Existem três tipos de fogão:
- gás;
- elétrico;
- combinado.
Qual é o melhor: gás ou eletricidade? Ambos têm vantagens e desvantagens. Aqueles que já se decidiram não precisam de conselhos. E para aqueles que ainda estão olhando de perto, expressaremos vários motivos que levam muitas donas de casa a fazer uma escolha em favor das superfícies de gás:
- Não há necessidade de mudar a fiação. Moderno fogão elétrico é proibido conectar a fiação que não seja projetada para aumentar a carga. Caso contrário, ocorrerá um curto-circuito na rede ou o cabo simplesmente queimará, porque os painéis elétricos consomem até 9 kW, para os quais não é projetada uma única tomada.
- O fogão a gás não consome eletricidade (apenas para acender o queimador). O que não se pode dizer sobre engenharia elétrica: em alguns modelos, a potência total dos queimadores chega a 9 kW.
- O cozimento em uma superfície de gás não é afetado por falta de energia.
- Não há problema com a escolha de pratos. E para uma superfície elétrica, você precisa levar a louça com um fundo plano, que corresponderá ao tamanho do queimador. O tipo de metal também importa: uma panela de cobre ou alumínio deixará uma marca escura e arruinará a placa permanentemente.
- As superfícies de gás são mais baratas que as elétricas.
- Um fogão a gás é mais econômico em termos de custos de energia: o preço do gás é mais baixo que o custo da eletricidade.
- Mais ergonômico: o painel de gás esquenta e esfria mais rápido que o elétrico.
- A superfície do gás é clara e tradicional. E essa também é a razão pela qual muitas donas de casa não querem ver uma elétrica em sua cozinha.
TOP 3 Fogões a gás Bosch
- Bosch PCP6A6M90
- Bosch PCP611B90E
- Bosch Serie 2 PBP6C5B90
Dependente ou independente
Antes de usar este utensílio de cozinha, pense se você precisa de um forno. E, se necessário, em qual nicho será instalado: embaixo da placa, no nível da bancada ou no armário da cozinha. Depende de qual painel é melhor usar:
- viciado. É conectado ao forno com um controle comum e um tubo de gás. E em alguns modelos, o controle é colocado na frente do forno;
- ou independente.Um tipo mais popular de fogão, porque permite escolher qualquer local conveniente para o forno ou abandoná-lo completamente.
Material de fabricação
Um critério importante, pois preço e atendimento dependem disso.
- Placas de aço esmaltadas. Eles devem ser adquiridos por compradores cujo orçamento é limitado. Além disso, essa técnica embutida não requer cuidados especiais (você não pode usar detergentes abrasivos), seu peso é pequeno. A escolha da cor para combinar com a cozinha não é um problema: o esquema de cores é variado. Existem painéis brilhantes e foscos; a tinta em pó é usada para fazer o último. A placa esmaltada tem medo de impactos, uma vez que a corrosão do metal ocorrerá no local do chip.
- Fogões de aço. Uma escolha mais prática: é mais difícil arranhá-lo, mas ele será prejudicado após o impacto. Você também pode escolher uma laje não apenas com uma superfície brilhante, mas também com uma superfície fosca. Mas você terá que limpá-lo com frequência: não apenas são visíveis vestígios de cozimento, mas também impressões digitais.
- Painéis de vidro temperado. Tomar “gás sob o vidro” não é barato, mas lucrativo: uma variedade de cores, desenhos, controles por toque - tudo isso permite que você escolha uma técnica para qualquer interior. Por exemplo, uma superfície branca ornamentada se tornará um destaque requintado em qualquer cozinha. Vale lembrar que uma placa de vidro tem medo de choque. Peso, em um queimador, mais de 15 kg não é recomendado.
- Placa vitrocerâmica... Desvantagem: o alto custo de tal prato. Condutividade térmica aumentada - essa propriedade da cerâmica de vidro é procurada em painéis elétricos, mas não em painéis de gás. No entanto, uma técnica vitrocerâmica adequadamente selecionada é moderna e prática: tudo, exceto a queima de açúcar, é facilmente removido.
TOP 3 fogão a gás MAUNFELD
- MAUNFELD EGHG 64.2CB / G
- MAUNFELD EGHS 32.3ES / G
- MAUNFELD EGHG 32.2CW / G
Aparência
Aqui, os fabricantes tentaram satisfazer qualquer um, mesmo os gostos mais exigentes dos compradores.
- Modelo embutido padrão: as zonas de cozimento estão posicionadas corretamente nos cantos.
- Modelo de fila única: é melhor levá-lo para uma bancada estreita e longa, pois todos os queimadores estão dispostos em uma fileira. Não esqueça que o tamanho da laje ao longo da frente pode atingir mais de um metro.
- Forma curvilínea. Por exemplo, você pode optar por uma superfície arqueada embutida. Esse design é conveniente, pois todos os queimadores são perfeitamente visíveis.
- Corner Corner: Popular em cozinhas onde a bancada forma um ângulo. Tal fogão a gás economiza bastante espaço.
- Forma de dominó. O mais interessante "build-in". Obviamente, custa mais, mas permite selecionar vários segmentos e organizar não apenas quatro, mas também seis placas de aquecimento. Ou compre seções - bancadas com eletrodomésticos embutidos: processadores de alimentos, torrefadoras, fritadeiras, grelhadores, coifas, caldeira dupla.
Também vale a pena considerar quantos queimadores funcionais você precisa. Existem modelos com queimadores de dois a cinco. Normalmente, a quinta placa de aquecimento é elíptica e centralizada.
Forma da placa de aquecimento
Existe tanta variedade aqui que às vezes é difícil decidir qual fogão é melhor comprar? Dependendo da funcionalidade, você pode escolher a placa onde os queimadores estão instalados:
- rodada clássica - variam em diâmetro, o número de coroas de chamas;
- quadrangular - parece elegante, mas esse formato não difere em funcionalidade;
- oblongo - fornecem aquecimento uniforme, são utilizados para patinhos, outros pratos com fundo oval;
- espiral - nelas a chama é regulada não apenas pela intensidade, mas também pelo comprimento da espiral;
- Queimadores WOK - possuem um suporte especial projetado para pratos com fundo esférico.
Os queimadores de três coroas são especialmente populares entre as donas de casa, que permitem cozinhar um prato de culinária oriental ou aquecer rapidamente um recipiente de grande diâmetro.
Em todos os modelos modernos, os queimadores são equipados com ignição elétrica. Existem placas onde uma faísca é fornecida pressionando uma tecla separada.Mas é mais prático escolher o equipamento que os fabricantes equiparam com a função de ignição automática (ele liga quando o botão de suprimento de gás é pressionado).
Três modelos populares de fogão a gás
- Fornelli pga 45 fiero
- Hotpoint-Ariston PCN 641 T IX
- Weissgauff HGG 641 XV
Grelhas e comandos de gás para fogões
Como regra, a superfície interna, mesmo vitrocerâmica, é equipada com grades de ferro fundido. A grelha pode ser uma ou várias (para cada queimador ou para um segmento). Estes últimos são muito mais convenientes: você pode tirar e limpar parte da superfície removendo apenas uma seção. E o peso de um segmento é menor que a grade inteira.
A maioria dos modelos é equipada com um mecanismo de controle clássico - alças localizadas diretamente no painel. Para facilitar a manutenção, eles são removíveis. Você pode escolher modelos caros com controles e indicadores por toque. Esta superfície é fácil de limpar. Devo dizer que todos os anos os mecânicos estão perdendo terreno cada vez mais, pois não são tão convenientes quanto o sensor.
Funções adicionais de painéis de cozinha
Que conselho pode ser dado aos clientes que optaram por um fogão a gás?
- O principal critério é a segurança em uso. É fornecido pelo programa de controle de chamas: quando o fogo é extinto, o técnico interrompe o fornecimento de gás. É ainda melhor escolher um modelo equipado com uma função de re-ignição: esse fogão fornece gás ao queimador de forma independente e ativa a ignição automática.
- Programa de troca de chama - após a programação, a intensidade do gás é ajustada automaticamente.
- Controle de superaquecimento - em caso de ebulição do líquido e um aumento acentuado da temperatura, a superfície da cozinha deixará de fornecer gás.
- Proteção contra inclusão não autorizada - deve ser adotada por famílias com crianças.
- Temporizador incorporado.
Embora muitos consumidores, avaliando as vantagens dos painéis elétricos, façam uma escolha a seu favor, os de gás não devem ser descontados. Afinal, o transportador de energia é muito mais barato, um fogão a gás aquece os alimentos mais uniformemente do que um elétrico, e não existe "tempo de aquecimento" aqui.
Nas fotos, a beleza é tão direta ..))) tiro profissional é visível. Embora viva, minha placa parece ainda diferente. mas também é bom)) eu uso o hotpoint, ele atingiu meus olhos diretamente ao comprar que os queimadores estavam incomumente localizados lá: um, dois e depois um .. bem, assim, um losango) conveniente))