Atualmente, a variedade de utensílios de cozinha é considerável. Se falamos da placa, é difícil acreditar que o fogão dimensional clássico tenha acumulado alternativas. Os fogões modernos não são apenas excelentes em função, eles têm uma aparência extremamente moderna. Com uma combinação bem-sucedida e uma seleção adequada, na sala da cozinha, ela não se destaca no contexto de outros móveis. Especialmente essa abordagem requer a organização da cozinha do estúdio. Diferentes materiais de fabricação, cor etc. ajudarão a combiná-lo com o seu conjunto de cozinha favorito em grande estilo.
Mas, falando sobre as principais propriedades, observamos que essas placas podem ser de tipos diferentes. Os fogões elétricos e de indução ganharam grande popularidade. Para escolher a melhor opção, precisamos descobrir qual é a melhor placa de indução ou elétrica?
O princípio de operação dos dispositivos - qual a diferença
O princípio de operação entre os dois dispositivos é uma diferença significativa.
Fogões elétricos funciona assim: a superfície do fogão esquenta, o calor do qual passa para a louça. Ou seja, você ativou uma placa de aquecimento específica, após a qual o fogão começa a aquecer. Quando aquecido, o fogão em si brilha. Portanto, você deve ter cuidado para não se queimar.
Fogão de indução não prevê o aquecimento da superfície da placa. O aquecimento ocorre com a ajuda de uma corrente transmitida diretamente para o local de contato do fogão com a louça. Uma característica agradável é que apenas pratos cheios são aquecidos. Se você acidentalmente colocar uma panela vazia, nada acontecerá. Daqui resulta que não a superfície é exposta ao aquecimento, mas apenas o fundo da loiça e o seu conteúdo. O princípio de funcionamento do fogão implica uma série de outras características e diferenças entre as superfícies de cozimento.
Veja também - 10 melhores placas de vitrocerâmica
Comparação de parâmetros de superfícies elétricas e de indução
Para que o fogão traga prazer não apenas em termos estéticos, mas também para ser um verdadeiro assistente na cozinha, fácil e simples de operar, você deve prestar atenção à escolha. Antes de escolher uma ou outra opção, você deve entender quais recursos eles possuem. Isso é realmente muito importante. Depois de conhecer todas as nuances, você evitará erros ao comprar. Então, considere: fogão de indução e elétrico, qual é a diferença, quais são suas propriedades?
Requisitos para panelas
Para um fogão elétrico convencional, não há requisitos especiais para utensílios de cozinha.Ou seja, pratos suficientemente resistentes ao calor, adequados para cozinhar no fogão: cerâmica, ferro fundido ou aço inoxidável.
No que diz respeito à placa de indução, as panelas devem ser apropriadas. Seu fundo deve estar equipado com uma camada magnética especial. A propósito, adesivos magnéticos especiais já estão à venda. Portanto, para aqueles que não desejam atualizar os pratos, você pode usar o método de colar adesivos magnéticos no fundo dos pratos antigos.
Taxa de aquecimento
O fogão elétrico leva mais tempo para aquecer. Por exemplo, leva de 3 a 4 minutos para aquecer sua superfície. Levará 12 minutos para aquecer a louça, por exemplo, uma panela com água.
Levará de 3 a 4 minutos para aquecer a mesma panela de água em uma panela de indução. E esta é uma grande vantagem a seu favor.
Grau de aquecimento do queimador
Se falamos da versão elétrica, o aquecimento chega a 400 graus.
A placa de aquecimento do fogão de indução aquece em média 60 graus. Essa diferença afeta diretamente a quantidade de eletricidade consumida. Em média, é 1,5 vezes mais econômico em consumo de energia, além de uma superfície elétrica alternativa.
Segurança do instrumento
Devido à alta temperatura de aquecimento do fogão elétrico, é perigoso em termos de possibilidade de queima. Qualquer item deixado no fogão será exposto a esta temperatura. O prato esfria por cerca de quinze minutos.
A opção de indução é um pouco mais segura. Um baixo grau de aquecimento anula o risco de queimaduras. Se um dispositivo de plástico cair acidentalmente ou for deixado no fogão, provavelmente nada acontecerá com ele. Quando o cozimento estiver concluído, a placa de aquecimento esfria quase instantaneamente. Alguns minutos e ela se acalmou.
Desligamento automático
O fogão elétrico não é uma unidade tão "inteligente". Se você colocar a panela sem água ou a água ferver, neste caso, não há desligamento automático do aquecimento. Ao mesmo tempo, você pode deixar com segurança um determinado prato para cozinhar no fogão por um longo período de tempo e o fogão não será desligado sozinho.
A placa de indução detecta um recipiente vazio e se desliga. O mesmo acontece quando a água da louça desaparece. Mas sua consideração não permitirá que o prato cozinhe por muito tempo. Se não houver intervenção da sua parte por muito tempo, o fogão será desligado.
O que o dispositivo não suporta
O fogão elétrico fica muito quente. Portanto, quando o leite ferver durante o cozimento, provavelmente queimará na placa aquecida. É preciso mais esforço para limpar.
A placa de indução inteligente foi concebida de forma a não reconhecer pratos com um diâmetro inferior a doze centímetros. Portanto, se você quiser fazer café aromático em um turco, não poderá fazê-lo neste fogão.
Veja também - Forno elétrico embutido: qual é o melhor para escolher?
Desvantagens de uma placa de indução
Dado que esse tipo de tecnologia pertence a tecnologias relativamente novas, a questão de sua praticidade costuma surgir. Para finalmente descobrir a necessidade dessa técnica em sua cozinha, vamos identificando todas as desvantagens. Considere todas as desvantagens possíveis que este dispositivo contém.
- Influência em outros aparelhos no bairro. E isso afeta complicado.
- Supõe-se que esta técnica tenha um efeito ruim no corpo. Embora isso não esteja comprovado, é apenas uma suposição.
- O custo desta técnica é significativamente maior que o fogão alternativo. Mas o preço é bastante objetivo, dadas as novas tecnologias, segurança e um modo econômico de operação.
- Existe o risco de que várias zonas de cozinhar ligadas operem com uma potência mais baixa se a placa estiver equipada com um único gerador para todas as zonas de cozinhar.
- A necessidade de fiação elétrica confiável e poderosa. Dada a carga, a fiação deve estar em perfeitas condições.
- A necessidade de pratos especiais também é uma pedra de tropeço.
Veja também - Escolha um exaustor silencioso para a cozinha
Qual é a melhor escolha?
Qual fogão foi escolhido elétrico ou de indução, a pergunta é bastante pessoal, porque depende da sua atitude em relação a todos os recursos das duas opções. Pessoas mais conservadoras, apesar do custo do consumo de energia, geralmente estão mais próximas do espírito da opção elétrica. As pessoas que se esforçam para melhorar e, consequentemente, simplificam os processos de uso da tecnologia, dão inequivocamente preferência a novidades como uma superfície de indução.
Este artigo tem como objetivo ajudar o consumidor a descobrir todas as sutilezas inerentes a esta técnica e, consequentemente, fazer a escolha certa.
Veja também - Classificação das melhores placas de indução por opiniões de clientes