Devido a frequentes interrupções no fornecimento de água quente, especialmente na estação fria, os moradores de apartamentos e terrenos particulares estão cada vez mais pensando em métodos alternativos de aquecimento da água. Os mais eficientes são aparelhos como aquecedores de água a gás e caldeiras elétricas. Embora desempenhem a mesma função - aquecem a água, ainda apresentam muitas diferenças, como: consumo diferente de tempo para aquecer a água, eficiência na operação, diferentes parâmetros de segurança. Antes de escolher o que é melhor: um aquecedor de água a gás ou uma caldeira, você precisa se familiarizar com mais detalhes com suas diferenças, vantagens e desvantagens.
Qual a diferença deles
A principal diferença entre esses dispositivos está na energia devido à qual eles trabalham. O gêiser é alimentado por gás, que é produzido pela conexão ao gasoduto central. Esse dispositivo foi inventado há muito tempo e, durante a sua existência, evoluiu de uma unidade volumosa que requer muito espaço para pequenos dispositivos compactos.
A caldeira elétrica tem a aparência de um tanque espaçoso com um aquecedor elétrico tubular no interior e um sistema de controle de aquecimento de água no exterior. Existem dois tipos desses dispositivos:
- Fluxo - um pequeno dispositivo que se conecta ao tubo de abastecimento de água e aquece a água quando a torneira é aberta.
- Acumulativo - um tanque de vários tamanhos que coleta e armazena água; aquece a água quando o tanque está ligado.
Ao contrário de um aquecedor de água a gás, uma caldeira pode trabalhar com grandes volumes de água; portanto, várias empresas costumam fazer uma escolha a seu favor.
Veja também - Características dos gêiseres Ariston
Vantagens e desvantagens dos aquecedores de água a gás
A principal vantagem de um aquecedor de água a gás é sua eficiência, já que o gás é atualmente o tipo de combustível mais acessível e mais barato. Outros benefícios incluem:
- Longa vida útil.
- Fácil de usar.
- Compacidade.
- Aquecimento rápido da água.
- Nenhuma dificuldade no reparo.
Os aquecedores de água a gás são instalados principalmente na cozinha e a maioria dos modelos é equipada com termômetro e outras funções úteis.
Um ponto negativo negativo do aquecedor de água a gás é a complexidade de sua instalação. Você não pode fazer isso por conta própria e ainda precisa adquirir os materiais necessários para a instalação, pois eles não estão incluídos no conjunto completo com o dispositivo. Outras desvantagens incluem:
- O dispositivo funciona com gás, precisa de ventilação para remover os produtos de combustão da sala, o que também adiciona complexidade à montagem.
- A instalação do dispositivo deve ser coordenada com os serviços de gás.
- A temperatura na qual a coluna pode aquecer a água depende da temperatura inicial da água no tubo, o que significa que se a água estiver muito fria (por exemplo, no inverno), a coluna não a tornará quente.
- Nível médio de segurança, pois os aparelhos a gás estão sempre sujeitos a um risco explosivo.
Veja também - Como reparar uma caldeira por conta própria?
Vantagens e desvantagens das caldeiras elétricas
As caldeiras elétricas são mais populares entre os usuários do que os aquecedores de água a gás, devido a várias vantagens significativas:
- facilidade de instalação;
- não há necessidade de construir um sistema de ventilação;
- segurança operacional;
- independência da temperatura inicial e pressão da água;
- alta taxa de eficiência.
As desvantagens incluem principalmente a quantidade limitada de água quente nas caldeiras de armazenamento elétrico. Quando a água quente no tanque acabar, é necessário aguardar até que a água aqueça novamente, dependendo do tamanho do tanque - isso pode levar um longo tempo. Entre outros pontos negativos:
- Preço Alto;
- caldeira volumosa não cabe em todas as casas;
- o custo do fornecimento de energia é muito maior do que o dos aquecedores de água a gás;
- vida útil curta.
Conclusão
Para não se enganar na escolha de um aquecedor de água, a principal questão que precisa ser respondida é em qual sala ele será usado. Para a casa, aquecedores de água a gás e caldeiras de fluxo e armazenamento serão igualmente eficazes. No entanto, se um aquecedor de água for necessário para uma empresa que é visitada por muitas pessoas todos os dias, uma caldeira de armazenamento elétrico com um grande volume de tanque é mais adequada.
O artigo descreveu todos os principais problemas relacionados aos aquecedores de água e essas informações são suficientes para o comprador decidir qual é mais lucrativo: um aquecedor de água a gás ou uma caldeira.
Veja também:
- 10 melhores aquecedores de água instantâneos
- 11 melhores aquecedores de água em casa, de acordo com avaliações de usuários
- Os 12 melhores aquecedores de água da Electrolux 2025 Do ano
- 15 melhores aquecedores de água de armazenamento elétrico
- 19 melhores caldeiras de aquecimento indireto, de acordo com avaliações de clientes