Com cada situação, quando o equipamento falha. Isto é especialmente verdade para a engenharia elétrica. Esses momentos, muitas vezes imprevisíveis, envolvem custos financeiros, muito esforço e tempo. Em particular, o problema se torna ainda mais frustrante quando se trata de eletrodomésticos comumente usados. Este artigo irá falar sobre O que fazer se uma caldeira fluir para aquecer a água.
Causas dos problemas
Primeiro, você precisa descobrir o motivo pelo qual a caldeira está vazando e escolher uma solução adequada nesta situação para correção. Antes de iniciar o trabalho, um aspecto importante é a seleção das ferramentas necessárias para a execução de reparos. Aqui está uma lista aproximada do que você pode precisar ao fazer a manutenção de um aquecedor de água quebrado:
- um conjunto de chaves tubulares e de soquete, uma chave ajustável, uma chave de fenda;
- multímetro;
- um par de mangueiras para a saída de água;
- uma faca pode ser necessária, se necessário.
As ferramentas acima devem estar disponíveis para qualquer proprietário. Se, no entanto, alguns deles estiverem faltando, compre em qualquer loja de ferragens.
À primeira vista, pode parecer que trabalhar com uma unidade como uma caldeira não seja difícil, mas, infelizmente, essa opinião está errada. Pelo menos para um iniciante no setor. Mas, tendo recebido certo conhecimento, mesmo uma pessoa sem experiência de trabalho será capaz de lidar com esse problema, especialmente quando se trata do fato de que a caldeira flui abaixo.
Veja também - Como instalar e conectar um aquecedor de água com suas próprias mãos
Opções de solução de problemas
Portanto, se você notou que o seu aquecedor de água está fluindo, é necessário fazer duas coisas: desconecte-o da rede elétrica e faça uma inspeção completa do local onde o vazamento é observado. Existem várias razões para o aparecimento de manchas:
- possíveis defeitos de fábrica, violação de regras técnicas durante a montagem;
- durante operação prolongada da unidade, durante a qual não foi realizada manutenção preventiva adequada para manter a operacionalidade;
- falta de haste de magnésio no tanque;
- a água tem muitas impurezas ou é muito dura;
- durante a instalação inicial, o dispositivo não foi aterrado.
Em qualquer um dos casos acima, o tanque pode ser desmontado e reparado ou até substituído por um novo. Quando a água flui pela tampa do termostato, o problema é bastante sério e os dispositivos estão com problemas. Se as manchas vierem das juntas dos canos de água, isso significa apenas uma coisa: a tensão do dispositivo está quebrada. Nesse caso, o tanque não pode ser reparado, deve ser substituído.
Também acontece que, com a instalação imprecisa do aquecedor de água, o corpo pode ser deformado, o que muitas vezes leva a um vazamento.O problema não pode ser percebido imediatamente, mas se você perceber, deve executar as seguintes ações:
- pare de usar o aquecedor;
- inspecionar o suposto local de deformação (na maioria das vezes é uma válvula de segurança);
- esvazie o tanque e tente reparar. Ou ligue para um assistente do centro de serviço para descobrir com certeza qual é o problema e resolvê-lo.
No caso em que o aquecedor de água Termex flui em algum lugar acima, e não são encontradas deformações, e o tanque é reparado regularmente e em perfeitas condições, é recomendável entregá-lo durante o período de garantia. Se a haste de magnésio não for trocada por um longo período de tempo, o tanque, se não estiver esmaltado por dentro, ficará apodrecido e, depois, deverá ser substituído sem falhas.
A água flui através da tubulação, o que indica má instalação ao conectar a caldeira ao suprimento de água. Muitas pessoas instalam tubos de plástico para si mesmas, mas não instalam válvulas de segurança, o que, no final, leva a um golpe de aríete. Se tais problemas forem encontrados, é necessário refazer o sistema de abastecimento de água. Se a própria válvula estiver vazando, o tanque poderá ser reparado.
Em caso de vazamento da tampa do tanque localizada abaixo, é necessário verificar o aquecedor. Afinal, é justamente por causa da formação de incrustações nele que um vazamento pode se formar. A vedação ou vedação no dispositivo também pode ser prejudicada. A reparação consiste em substituir o dispositivo de aquecimento, bem como fixar o suporte deste último.
É possível reparar uma caldeira com vazamento?
Na maioria dos casos, quando um vazamento se forma no próprio tanque, é quase impossível repará-lo, uma vez que a caldeira é uma estrutura monolítica coberta com esmalte no interior, que, se danificada, não pode ser corrigida de forma alguma, exceto para substituir a caldeira por uma nova.
Quando se trata de vazamentos no tanque da caldeira, existem várias maneiras de repará-lo:
- solde os orifícios que aparecem no corpo do tanque. Isso salvará o tanque, mas por um curto período de tempo, você ainda precisará alterá-lo;
- vedar vazamentos de água, o que também ajudará, mas não por muito tempo;
- se houver o mesmo tanque, mas com um aquecedor defeituoso, você poderá substituí-lo.
Conclusão
Descrevemos para você todas as opções de por que a caldeira está vazando e descrevemos opções de como corrigir seus defeitos, mas em alguns casos é melhor chamar o mestre, pois durante os trabalhos de reparo, você pode danificar acidentalmente a integridade do tanque ou do revestimento de esmalte. Se você está confiante em suas habilidades, pode começar a trabalhar.
Veja também:
- Os 6 melhores aquecedores de água Hotpoint-Ariston
- Os 8 melhores aquecedores de água de Zanussi 2025 Do ano
- Os 8 melhores aquecedores de água Thermex 2025 Do ano
- Os 10 melhores aquecedores de água da Timberk 2025 Do ano
- 10 melhores aquecedores de água Gorenje 2025 Do ano