Na sociedade moderna, com o advento de novos eletrodomésticos, um aquecedor de água de caldeira desempenha um dos papéis mais importantes da economia. No entanto, esta unidade cara, em caso de falha, pode ser reparada por você. Você aprenderá como reparar uma caldeira com suas próprias mãos neste artigo.
Quase todas as quebras de um aquecedor de água de armazenamento ocorrem devido a operação inadequada. Além disso, o funcionamento correto do tanque depende da própria água, de sua dureza e da presença de impurezas. Devido à má qualidade da água, com o tempo, o elemento de aquecimento do aquecedor de água é coberto de escamas e o revestimento interno do tanque se presta à corrosão. O último problema envolve a substituição do tanque, que por si só é caro e caro, e nem todo serviço pode realizar isso. Portanto, para evitar esses problemas, recomenda-se o uso de diferentes tipos de purificadores de água.
Razões para o mau funcionamento da caldeira
Existem problemas freqüentes de fiação quando a caldeira não liga ou desliga e também não aquece a água, ou vice-versa, aquece continuamente. Em tal situação, é necessário, seguindo as instruções ao conectar a caldeira, conectá-la corretamente à rede e aterrar para que a corrente não passe pelo corpo.
Há casos em que, se o aquecedor de água estiver conectado incorretamente, a água não entra no tanque. Isso geralmente ocorre porque a água do suprimento de água está sob pressão muito alta e isso leva a uma ruptura do tanque durante um golpe de aríete ou a caldeira está protegida e não permite a passagem da água. Recomenda-se instalar válvulas de segurança entre a caldeira e os canos de água.
O que fazer e o que fazer se o aquecedor de água de armazenamento estiver com defeito? Para começar, não entre em pânico, mas tente descobrir a causa do colapso. Depois de descobrir os motivos da falha do dispositivo, é necessário entender como desmontar a caldeira - sem essa etapa é impossível iniciar a reparação, porque a maioria dos problemas está associada ao interior do tanque. Como reparar um aquecedor de água de armazenamento, descreveremos em ordem abaixo.
Veja também - O que fazer se a caldeira estiver vazando?
Reparação de caldeiras
Se a água no tanque não atingir a temperatura necessária, enquanto houver ruído e farfalhar no interior do tanque, esse é o primeiro sinal de que o elemento de aquecimento do aquecedor de água está com defeito. Presumivelmente, a balança apareceu no elemento de aquecimento, que precisa ser limpo. Isso não é difícil de fazer. Você precisa fazer o seguinte:
- desconecte a unidade da fonte de alimentação;
- drene a água do tanque;
- remova a tampa com os componentes eletrônicos do elemento de aquecimento do corpo;
- extrair o próprio elemento de aquecimento.
Não deve haver problemas com a desconexão da caldeira da rede. Mas drenar a água do tanque pode se tornar um problema, pois esse processo difere dos aquecedores de água de diferentes fabricantes.Por exemplo, um aquecedor de água Termex possui um sistema de drenagem especial. O resto não possui esses sistemas, e se o fizerem, muito raramente. No entanto, para drenar a água, você precisa ter certos conhecimentos que podem ser obtidos consultando as instruções na Internet ou entrando em contato com o mestre.
Depois que a água é drenada, surge a questão de como desmontar o aquecedor de água. Para fazer isso, você deve desconectar todos os contatos dos fastons conectados ao termostato. Em seguida, desaparafuse os parafusos e remova a base do termostato com o aquecedor. Ao removê-lo, a água residual pode vazar do tanque, além de detritos acumulados que não foram retidos pelo filtro. É aconselhável limpar imediatamente o aquecedor enquanto estiver molhado. Para a limpeza, existem ferramentas especiais que precisam ser pulverizadas no dispositivo. Depois disso, os depósitos podem ser limpos com um objeto sem corte, sem muito esforço. Você também pode ferver o aquecedor em água com ácido adicionado a ele e polir a superfície com uma lixa até obter um brilho. Nesse caso, o aquecedor estará em boas condições. Recomenda-se verificar o ânodo de magnésio, o que evita a oxidação do tanque. Se estiver com defeito, esse elemento deve ser substituído, pois não pode ser reparado. Depois de todas as manipulações, você precisa coletar tudo na ordem inversa, coletar um tanque cheio e ligar a caldeira. Com o reparo e a montagem adequados, ele deve aquecer a água até a temperatura necessária, ou seja, funcionar corretamente.
Possíveis avarias e soluções
Se o indicador de aquecimento da água não acender no corpo do tanque de aquecimento, a água não aquecer e o corpo estiver batendo com corrente, verifique o aquecedor com um testador. Para fazer isso, basta remover as últimas sondas, depois de removê-las, conectar os sensores dos contatos e ver a resistência. Quando “1” é mostrado no visor, pode-se concluir que o aquecedor não é adequado, ocorreu uma lacuna e deve ser substituída.
No caso de você notar um vazamento no tanque, nem sempre é possível repará-lo, pois de modo algum em todos os casos a causa da quebra é o desgaste do selante, que pode ser substituído. A causa mais comum é o desgaste do próprio tanque, a aparência de orifícios corroídos pela corrosão nele. Nesse caso, reparar a unidade será bastante problemático. Os vazamentos podem ser soldados, selados ou selados, mas após um certo período de tempo, o tanque continuará inutilizável, à medida que os orifícios se expandirão. Nesse incidente desagradável, em qualquer caso, é necessário substituir a caixa ou comprar um novo aquecedor de água para armazenamento.
Aqui, de fato, todas as disposições básicas de como reparar a caldeira com suas próprias mãos. Se você tiver experiência insuficiente no trabalho com engenharia elétrica, recomendamos entrar em contato com um mestre ou um centro de serviço.
Veja também - Qual aquecedor de água da empresa é melhor escolher