Uma lareira pode ser não apenas um atributo de uma casa de campo, mas também um apartamento na cidade. A chama artificial de uma lareira elétrica criará uma atmosfera aconchegante e transformará o aquecedor em um canto de descanso. O som interno da fornalha adicionará conforto.
Algumas pessoas se recusam a instalar uma lareira por medo de secar demais o ar da sala. No entanto, hoje em dia foram criadas lareiras com umidificadores embutidos que não secam o ar da sala e, portanto, não prejudicam a saúde.
Tipos de lareiras
As primeiras lareiras elétricas, se imitavam uma chama, apenas na forma de uma imagem - uma projeção estática ou de vídeo. Não era particularmente realista e não podia simular bem uma chama real. Eles foram substituídos por lareiras, nas quais a chama é simulada por meio da geração de vapor.
Um reservatório especial é incorporado à lareira elétrica, na qual a água derramada evapora e é iluminada, o que não apenas cria uma boa ilusão de um incêndio real, mas também umedece o ar da sala. Existem vários tipos de lareiras elétricas equipadas com umidificadores. Vamos dar uma olhada em cada opção separadamente para ver qual é a melhor escolha.
Aberto e fechado
Antes de tudo, vamos dividir as lareiras em abertas e fechadas. As lareiras fechadas são divididas em lareiras com uma grelha ou vidro: com base no qual o acesso à chama é limitado. Não há diferença técnica entre eles: a escolha de uma ou outra opção é determinada apenas pelo gosto pessoal do usuário.
Uma lareira com grelha é mais como uma lareira a lenha clássica, muitas pessoas preferem. Mas quem procura algo um pouco mais moderno pode optar por uma cerca de vidro.
Lareiras abertas dão acesso direto à "chama", mas elas nem sempre são completamente seguras: por exemplo, se elas usam lâmpadas de halogênio. Um incêndio nessas lareiras não pode causar danos como um incêndio real, mas você pode queimar-se em uma lâmpada ou vapor quente; portanto, não é recomendável deixar crianças ou animais pequenos sozinhos em uma sala com lareira.
Nível de umidificação
Além disso, as lareiras são divididas de acordo com a capacidade de umidificação do ar. Alguns modelos mantêm apenas a umidade já existente na sala, outros aumentam seu nível: isso depende da potência do elemento de aquecimento e do volume do reservatório de água.
Os volumes padrão de contêineres são suficientes de 7-8 a 24-36 horas de trabalho sem interrupção; grandes volumes, respectivamente, fornecem mais horas.Não é necessário se preocupar com o surgimento de problemas ao esvaziar o contêiner: são instalados sensores especiais nas lareiras que desligam o aquecimento do contêiner após a evaporação total do líquido.
Princípio da Operação
Para entender exatamente o que é oferecido como uma alternativa a uma lareira comum, vale a pena aprender um pouco sobre como o dispositivo funciona.
Veja também - Convector ou aquecedor infravermelho - qual é o melhor para usar?
Dispositivo e princípio de operação
O princípio de operação de uma lareira elétrica com umidificador é construído da seguinte maneira. O elemento de aquecimento e os elementos de iluminação são separados, de modo que a lareira pode ser apenas um elemento decorativo ou um aquecedor. E também um elemento de aquecimento para um gerador de vapor é retirado separadamente: o ultrassom converte água em vapor, o que cria uma simulação de uma chama com a ajuda da iluminação.
O aquecimento consome mais energia, pelo que as funções podem ser ligadas independentemente uma da outra. Para fazer isso, um controle remoto está incluído no dispositivo, com o qual você pode ativar e desativar todas as funções ao mesmo tempo ou separadamente.
Dispositivo
A parte externa da lareira consiste em dois elementos: a lareira e o portal. O portal é o design externo da lareira e a lareira é o local onde o fogo artificial está localizado diretamente.
No centro da lareira, existem buracos que deixam entrar vapor, o que simula o fogo. A luz de fundo alcança o efeito desejado.
A estrutura interna da lareira difere pouco do princípio de operação de um aquecedor-aquecedor convencional: espirais localizadas na parte superior ou inferior da lareira geram calor quando conectadas à rede elétrica. Os ventiladores localizados ao lado dissipam o calor e evitam o superaquecimento das espirais.
Na maioria dos modelos modernos, você pode ajustar a temperatura que deseja manter na lareira: isso também é feito usando o controle remoto.
Veja também - Aquecedores infravermelhos prejudiciais ou não
Prós e contras
Como todo aparelho, uma lareira elétrica tem várias desvantagens e vantagens. Entre as desvantagens estão as seguintes:
- Alto consumo de energia (especialmente se você ligar todas as funções da lareira ao mesmo tempo).
- Independentemente da qualidade da umidificação do ar, a lareira queima uma grande quantidade de oxigênio. Portanto, é necessário fornecer uma boa ventilação da sala.
- O efeito de simular uma chama é oculto se fontes de luz poderosas estiverem localizadas em frente à lareira.
As vantagens são:
- Alto nível de segurança contra incêndio em comparação com uma lareira com fogo ativo.
- A capacidade de escolher o tamanho da lareira e construí-lo em qualquer apartamento.
- Fonte adicional de calor na casa.
Muitos prós e contras variam de acordo com o modelo.
Veja também - Como conectar um termostato a um aquecedor infravermelho
Funções adicionais
Entre as funções especiais da lareira elétrica com gerador de vapor, há um reprodutor de áudio embutido que pode reproduzir o som da fornalha: lenha crepitante, resinas sibilantes. Geralmente, esse som não é suficiente para quem está acostumado a uma lareira comum, mas o reprodutor de áudio permite compensar isso.
Outra função especial do dispositivo é a capacidade de criar um efeito de chama 3D com a ajuda de lâmpadas de iluminação dispostas de uma certa maneira.
Com esta função, a chama parece mais realista e recria completamente a operação de uma lareira a lenha real.
Engenharia segura
Apesar do fato de que a probabilidade de incêndio com chama artificial é minimizada, vale a pena mencionar a segurança durante a operação.
- O primeiro e mais importante ponto é abandonar a idéia de colocar a lareira na parede.
Em caso de problemas com a fiação, a operacionalidade da lareira ou suas funções individuais, você precisa fornecer acesso fácil a ela. - O soquete ao qual a lareira está conectada também deve estar na zona de acesso, para que, em caso de problemas e dúvidas, desligue rapidamente o dispositivo.
- Como uma lareira requer muita energia, antes de instalar a lareira, verifique a fiação da casa e também é recomendável comprar um estabilizador de tensão: picos de energia podem danificar o dispositivo.
- Se a lareira estiver aberta, não deixe crianças ou animais próximos a ela: como mencionado acima, é fácil se queimar ou sofrer um choque elétrico na lâmpada ou no vapor.
- Tenha cuidado ao derramar água no dispositivo, o líquido não deve entrar no espaço ao redor do tanque - serpentina de aquecimento, sensores e outros elementos.
- É melhor que a água do gerador de vapor seja filtrada ou destilada: isso impedirá a formação de incrustações nos elementos.
- Certifique-se de verificar as instruções e limpar imediatamente as partes internas necessárias: isso prolongará a operação do dispositivo.
Observando regras simples de segurança, você pode aproveitar o trabalho da sua lareira por um longo tempo e economizar dinheiro em reparos e na compra de um novo aparelho.
Veja também:
- Os 10 melhores aquecedores Polaris
- 12 melhores aquecedores infravermelhos de acordo com compradores
- 12 melhores aquecedores domésticos de acordo com os compradores
- 18 melhores aquecedores Timberk 2025 Do ano
- 20 melhores aquecedores de Ballu 2025 ano de acordo com os compradores