Para aqueles que procuram novas soluções e maneiras de aquecer uma sala, um tipo elegante de aquecedor veio em socorro - um aquecedor infravermelho de vidro. Esta é uma novidade da tecnologia climática, que se estabeleceu como um dispositivo com alta eficiência e aparência moderna.
No entanto, a maioria dos consumidores desconfia desse tipo de aquecedor, pois possui várias perguntas sobre suas características e propriedades técnicas. Neste artigo, consideraremos detalhadamente qual princípio de operação, tipo de instalação, parâmetros e propriedades básicas desses dispositivos de aquecimento.
Princípio da Operação
Um aquecedor de vidro tem a capacidade de aquecer virtualmente instantaneamente uma sala. A partir do momento em que é conectado à rede elétrica, o dispositivo inicia e converte eletricidade em calor.
O dispositivo funciona de acordo com o seguinte esquema: emite IV de onda longa, destinado a aquecer objetos (piso, móveis), e é liberado calor deles, que aquece o ar. Assim, o aquecimento é considerado mais eficiente.
Devido à radiação do infravermelho de ondas longas, requer instalação a uma altura relativa, dependendo da finalidade e da potência do dispositivo. Mas, em qualquer caso, sua instalação é recomendada a uma altura de pelo menos dois metros acima do nível do chão.
Os aquecedores desta categoria consomem pouca eletricidade, mas são caracterizados por uma significativa transferência de calor.
Veja também - Escolhendo um aquecedor que não queima oxigênio
Dispositivo
Este dispositivo de aquecimento em sua estrutura contém um sanduíche de vidro, que realmente atua como um gerador de calor. O aquecedor é construído da seguinte maneira:
- A tampa frontal (fachada) é de vidro temperado, com um alto limite de resistência a altas temperaturas e impactos.
- Uma grade de difração especial - dispersa e alonga (retira o peixe) as ondas infravermelhas. Estes últimos, por sua vez, carregam uma grande quantidade de calor e têm um alto grau de penetração.
- Elemento de aquecimento - consiste na deposição de um material semicondutor, que na verdade converte a tensão 100-400 V em calor.
- Camada de isolamento térmico - é um bloco (gás-ar), que reflete e protege o verso do fluxo de alta temperatura.
- Refletor de ondas de calor - junto com uma camada isolante, concentra o calor na direção desejada (frontal). Eles também ajudam a garantir que ele não diverja em direções desnecessárias.
- O painel traseiro (revestimento) é um vidro especial que inibe a emissão de raios infravermelhos.
- Gaiola de proteção - reforça a função do painel traseiro.
Como você pode ver, à primeira vista, o aquecedor de vidro fino e compacto é bastante estruturado e possui um mecanismo de trabalho bem pensado. Isso no complexo garante seu trabalho bem coordenado e seguro.
Veja também - Aquecedores infravermelhos prejudiciais ou não
As vantagens dos aquecedores infravermelhos de vidro
Durante a operação, este dispositivo provou ser muito eficiente e econômico. Em geral, as seguintes vantagens de um aquecedor infravermelho de vidro podem ser distinguidas.
- Dotado de um alto coeficiente de desempenho (COP). Isso significa que o dispositivo gera 97% da energia gasta.
- Possui um controlador de temperatura - isso permite que você alterne os modos térmicos. Ou seja, não importa qual seja a temperatura do lado de fora da janela - chuva de outono ou nevasca no inverno, seu aquecedor está pronto para lhe proporcionar uma temperatura favorável em casa. O vidro temperado pode tolerar mudanças bruscas de temperatura em até 200 graus.
- Fácil de instalar e, graças à opção reforçada da tela frontal, pode ser montado em uma parede ou teto a uma distância de 50 mm.
- Eles servem por muito tempo, a vida útil é de até 25 anos.
- Quase em silêncio - eles trabalham silenciosamente.
- O mais compacto possível, com aproximadamente 2,5 cm de espessura.
- Grande seleção por vista.
Econômico no consumo, com total transferência de calor. Fácil de instalar e elegante no design. Todas essas vantagens estão incluídas no seu preço. O custo desse dispositivo é superior ao custo de um aquecedor de outros tipos. No entanto, é totalmente consistente com qualidade e estilo.
Veja também - Como conectar um termostato a um aquecedor infravermelho
Onde é melhor colocar?
Como observado anteriormente, esse aquecedor emite raios de ondas longas que têm a capacidade de penetrar profundamente. Portanto, quanto mais alto o dispositivo estiver instalado, maior o raio de espalhamento desses raios. Ou seja, entre as opções de instalação, o tipo de instalação é considerado o melhor teto.
Pode ser instalado da maneira usual ou no teto. Diferentes materiais de fabricação permitem que você escolha um aquecedor que se encaixe ao máximo do material e estilo do teto do lado de fora.
Na posição vertical, pode ser conectado a uma parede - um tipo de montagem na parede. E o design e a funcionalidade do dispositivo permitem isso. A única desvantagem seria a distribuição de calor menos eficiente, ou seja, a instalação do mesmo dispositivo no teto proporcionaria melhor calor na sala.
No entanto, também há uma vantagem significativa nesse método de instalação. Diferentes modelos têm projetos interessantes para aquecedores de vidro. Muitas vezes feito na forma de uma imagem ou um espelho. Portanto, depois de colocá-lo na parede, é difícil reconhecer um aparelho de aquecimento nele.
Seu design compacto e moderno permite que sejam usados em idéias interessantes de estilo.
Além disso, os dispositivos são bastante estáveis e não são caprichosos. Bem adaptado para salas úmidas e molhadas. A este respeito, é possível a instalação de um aquecedor:
- No quarto.
- No banheiro.
- Na varanda.
- No armazém.
O uso de tais dispositivos é praticado não apenas para aquecimento de caixas, mas também para instalações industriais. É verdade que, com isso, eles têm suas próprias diferenças nos indicadores técnicos. O princípio de operação é o mesmo em todos os casos.
Dependendo da área e das necessidades, os aquecedores de vidro podem ser instalados como uma única opção ou colocar vários na mesma área.
Veja também - Como escolher o ar condicionado perfeito para sua casa e apartamento
Esses dispositivos são seguros
A característica geral é bastante positiva. O dispositivo é simples e acessível. A única questão que preocupa o consumidor é se ele é seguro. Expandiremos essa questão para dissipar dúvidas e medos.
- Os aquecedores de vidro por infravermelho são considerados ecologicamente corretos, não queimam oxigênio na sala.
- A radiação infravermelha produz um efeito positivo no corpo como um todo.
- O princípio de operação não emite nenhuma emissão (produtos de combustão).
- Feito de material durável, durável e de baixa manutenção. Apesar de ser feito de vidro, não pode ser quebrado. Deve ser manuseado como se fosse um aquecedor feito de outro material.
Para que a operação seja segura e eficiente, existem algumas recomendações simples, a saber:
- O aquecedor não deve ser instalado contra uma porta ou janela. Deste modo, o calor direcionado literalmente sai de casa.
- Monte o aquecedor pelo menos 2 metros acima do chão.
- Não o coloque próximo a cortinas e cortinas ou outros objetos fáceis de manusear. Afinal, o dispositivo é aquecido a altas temperaturas e é melhor evitar fatores de risco.
Agora, entendendo como esses tipos relativamente novos de aquecedores funcionam, cada consumidor tirará conclusões objetivas para a escolha certa. O progresso tecnológico não pára. Toda vez que temos a oportunidade de tornar a nossa casa não só quente, mas também elegante e bonita ao mesmo tempo.
Veja também:
- 18 melhores aquecedores Timberk 2025 Do ano
- 20 melhores aquecedores de Ballu 2025 ano de acordo com os compradores
- 5 melhores aquecedores Stiebel Eltron 2025 Do ano
- 5 melhores estações meteorológicas digitais para casa 2025 Do ano
- 5 melhores lareiras e lareiras elétricas de acordo com avaliações de clientes