Como instalar um exaustor de cozinha

Instalação de exaustor de cozinha DIYOs sabores da cozinha estão sempre presentes na preparação dos alimentos. Além disso, o vapor proveniente de panelas e frigideiras, espalhando gotas de gordura, monóxido de carbono liberado por um fogão a gás e cheiros espalhados por todo o apartamento ou casa, o que traz algum desconforto aos habitantes e adiciona trabalho às donas de casa na limpeza da cozinha. A instalação de um exaustor ajudará a resolver esse problema e a se livrar dos inconvenientes.

Para instalar o capô, você precisa responder a várias perguntas com antecedência.

Qual modelo de coifa você deve escolher?

Atualmente, o mercado está cheio de vários modelos de capuzes e, para escolher o mais adequado, vários parâmetros devem ser levados em consideração. Na maioria das vezes, os proprietários de casas e apartamentos os compram junto com um fogão a gás, para que pareçam harmoniosos e se ajustem um ao outro em tamanho.

Pelo tipo de ação, eles são divididos em dois tipos:

  1. Recirculando
  2. Evacuar

Os exaustores circulantes sugam o ar acima do fogão a gás, passam por filtros especiais e soltam-no na sala. Note-se que coifa de recirculação custa mais uma ordem de grandeza e, após uso prolongado, pode não absorver completamente todos os odores e também não absorve o excesso de calor gerado por um fogão a gás. Isso ocorre pelo fato de os filtros que absorvem odores ficarem entupidos e inoperantes.

Qual modelo de coifa escolher?

Os evacuados, depois de absorverem o ar, liberam-no imediatamente através do duto de ar para o exterior. Se você deseja converter um coifa de evacuação em coifa de circulação, com simples manipulações, é possível conectar um filtro de carbono ao invés de um duto de ar, que também é usado em máscaras de gás.

No local de instalação dos exaustores, eles são divididos em integrado, ilha do teto, mesa e lareira. O exaustor de mesa possui um soquete alongado horizontal, mas na maioria dos casos é usado em cozinhas profissionais, em conjunto com unidades de cozinha tecnológicas. A instalação de um exaustor pode ser encontrada em cozinhas de elite e, na maioria dos casos, é projetada individualmente. Ao mesmo tempo, é um dispositivo separado que não está relacionado a outras peças de móveis de cozinha e será problemático calcular o custo nos estágios iniciais.

Um exaustor de ilha implica a presença de um teto falso e é instalado em uma pequena área acima da placa, na qual várias entradas de ar serão localizadas.Os custos para esse projeto de capuz são bastante grandes, embora seja quase impossível montá-lo com suas próprias mãos.

Para a família média, a opção ideal seria instalar um exaustor - um exaustor no armário da cozinha. Esse método é atraente, pois é possível instalar o exaustor em uma cozinha desse tipo por conta própria, minimizando o custo da compra das peças e aparelhos necessários e sem exigir muitas ferramentas profissionais.

Veja também:

Como você garante a segurança?

Apesar de todo o paradoxo, a cozinha pertence a um lugar com maior perigo. Portanto, antes de instalar o capô, é necessário entender claramente de onde podem surgir os perigos se você pular uma das etapas ou não lhe der a devida importância. Em particular, o capô está conectado à eletricidade e, como a umidade e a gordura se depositam nele (eles podem provocar falhas de eletricidade do motor instalado no ventilador), você pode sofrer ferimentos ou queimaduras elétricas ao tocar no corpo metálico do capô. Moderno exaustor conectado à rede elétrica usando 3 fios (terra, fio neutro, fase). Para eliminar a probabilidade de lesão, você precisa tomar muito cuidado com o aterramento.

No momento, loops de terra e soquetes de euro estão sendo instalados em novas casas e isso garante segurança confiável contra ferimentos elétricos. No entanto, na maioria das casas, esses circuitos não são instalados; portanto, para evitar falhas, é necessário o trabalho de aterramento. Para fazer isso, você não precisa cavar trincheiras e realizar outros trabalhos importantes. Além disso, não é necessário aterrar o exaustor em tubulações de aquecimento, água ou gás, porque essa opção pode provocar problemas ainda maiores. É necessário escolher um método de aterramento neutro (não relacionado).

Para isso, basta acessar o painel elétrico (tenha cuidado, pois existe uma corrente com tensão de 220V). Ao abri-lo, você pode ver a olho nu que os fios estão saindo do tubo murado. Na esmagadora maioria dos casos, um tubo com uma rosca ou um parafuso rosqueado é colocado nele, ao qual provavelmente já está conectada outra fiação, fornecendo aterramento para outros dispositivos. Depois de esticar um fio flexível com vários núcleos do exaustor, ele deve ser conectado a esse parafuso. Após conectar os fios de aterramento do exaustor a este parafuso, você pode ter certeza absoluta de que a corrente não romperá o circuito metálico do produto instalado. Se já não houver espaço suficiente no tubo rosqueado para conexão, em nenhum caso um deles deve ser desconectado, isso é muito perigoso para você e outros membros da família. Nesse caso, use o terminal e prenda o fio terra. Se não houver entalhes rosqueados no tubo, é aconselhável usar um grampo para prendê-lo com segurança.

Qual duto para comprar e onde conectá-lo?

O duto ideal seria um tubo de alumínio corrugado. Ao comprar, você precisa escolher um diâmetro de tubo que seja aproximadamente igual ao diâmetro do capô superior.

A solução mais óbvia para conectar um duto de ar é levar a um tubo de ventilação ou diretamente fora da habitação, fazendo uma abertura na parede. No entanto, esses métodos não são os mais ideais. No primeiro caso, quando o fogão libera um grande volume de gás queimado com todos os queimadores funcionando, bem como o vapor da comida sendo cozida, o duto de ar pode simplesmente não ser capaz de lidar e parte dele se espalha pela casa ou chega aos vizinhos.

Qual duto escolher para um exaustor de cozinha

Com um vento forte lá fora, com essa conexão, o exaustor pode não ser útil, enquanto toda a descarga pode retornar não apenas à sua cozinha, mas também aos quartos dos vizinhos através do exaustor, o que obviamente não os agradará. No segundo caso, surgem questões de natureza construtiva: romper um muro não é uma tarefa fácil e, além disso, exige permissão das autoridades relevantes, porque o muro é suportável. Ao mesmo tempo, uma grande quantidade de condensado se instala no duto, o que certamente pode levar à quebra. A melhor opção é fazer uma seção adicional do duto de ar com a instalação de uma válvula de retalho.

Instalação de uma válvula de retenção - crackers

Para instalar uma válvula cracker, é necessário levar em consideração várias explicações obrigatórias e de fundamental importância:

  1. Na maioria das vezes, o exaustor, que é planejado para ser usado sob o duto, tem uma proporção de 3: 4. O diâmetro do tubo do duto é adquirido com um valor que deve ser aproximadamente igual ao lado maior. Nesse caso, o exaustor estará completamente fechado e a instalação não causará nenhum problema.
  2. A aba da aba deve ser feita de material leve. Uma folha de fluoroplástico com uma espessura de 0,5 mm ou estanho é mais adequada. Quanto mais leve for a aba, mais eficiente será a válvula.
  3. Uma mola fina e fraca deve ser anexada ao amortecedor. Isso garantirá sua abertura sem obstáculos e um retorno suave ao seu estado original. Portanto, fontes rígidas são altamente desencorajadas. Tamanhos recomendados do material da mola e suas dimensões: fio - 0,2 mm; diâmetro - até 5 mm; comprimento - até 1,5 cm.

Fabricação e instalação de válvulas - crackers

Filtros de exaustor ou neutralizadores de odor

No mercado moderno, existem 3 tipos de conversores, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Neutralizadores químicos fazem um bom trabalho. No entanto, se levarmos em conta que a gordura se deposita no capô, que também cobre os elementos ativos, ela não servirá enquanto for prescrita no período de garantia da operação e é quase impossível calculá-la. Portanto, eles terão que ser alterados com muita frequência.

Como escolher filtros para um exaustor de cozinha

Os neutralizadores de eletroionização têm o mesmo princípio operacional dos ionizadores de ar padrão. Porém, em termos de potência, supera a amostra da sala, porque a concentração de vapor é várias vezes maior do que em instalações residenciais. Isso cria um campo magnético bastante volumoso, superior às normas permitidas.

Os neutralizadores ultravioleta resolvem o problema de limpar e iluminar o fogão embutido. Eles lidam bem com a tarefa e são completamente inofensivos. Mas as lâmpadas exigem limpeza periódica da gordura, e sua substituição é necessária a cada 2 anos, o que será substancialmente acessível, porque não são baratas.

Algumas dicas para instalar um exaustor

Para realizar a instalação do exaustor, você precisa de ferramentas disponíveis para quase todos os proprietários. Uma exceção é o quebra-cabeças, que você pode comprar ou alugar.

A instalação de um exaustor começa com a fabricação de uma caixa de biscoitos. O material mais adequado para a fabricação será estanho, galvanizado ou uma chapa de alumínio fina. Em seguida, no local em que o cracker está preso, desenhe um lápis ao redor do contorno para instalação subsequente e fixe com espuma. ( Veja também: Reparação de exaustores de cozinha DIY )

Esvazie o armário acima do fogão. Calcule a área do exaustor com a maior precisão possível e use a serra elétrica para cortar o mesmo tamanho na parte inferior do gabinete. É melhor colocar um capuz e delinear o contorno na prateleira inferior com um lápis. Não é necessário ficar chateado se o entalhe não for muito limpo e preciso, todas as falhas serão ocultas e o gabinete não perderá sua atratividade exteriormente. Depois de liberar o gabinete das prateleiras, é necessário fazer os furos para o duto de ar. Na parte superior do gabinete, você precisa fazer um orifício para a claquete, onde a largura e a altura devem ser de 3-5 mm a mais.

Dicas de instalação do exaustor

Em seguida, é necessário fixar o exaustor na parte inferior do gabinete usando parafusos autoatarraxantes. Em seguida, consertamos a ondulação no capô. Não é necessário apertá-lo firmemente (posteriormente, isso facilitará a limpeza da estrutura); será suficiente envolvê-lo com um fio fino e flexível. Para conectar o capô à rede elétrica, é necessário cuidar do cabo que está com antecedência. Se a conexão for através de uma tomada, o fio poderá ser habilmente escondido atrás de acessórios para móveis. Caso seja planejada uma conexão direta, é necessário colocar a caixa na qual você precisa colocar os fios e conectá-los à rede elétrica.

Dica:

Se você não sabe como instalar um exaustor, é melhor seguir o conselho de um especialista e estudar as dicas fornecidas acima.

Cada especialista realiza a operação de conectar o capô individualmente, a seu gosto. No entanto, vale a pena considerar que todas as operações devem ser realizadas com cuidado, para calcular tudo nos mínimos detalhes e tentar cometer o menor erro.

Serviço de capô

O exaustor deve estar limpo de fuligem. Esta etapa é necessária por vários motivos:

  • A eficiência será reduzida, porque o duto, ventilador, etc. ficará entupido de fuligem. Isso levará ao fato de que parte do vapor entrará na sala, o que causará desconforto.
  • Devido à fuligem que se deposita nas paredes do duto e nas partes de trabalho do exaustor, a probabilidade de ignição do exaustor aumenta. Esse fato é especialmente relevante, pois, neste caso, a caixa pode queimar completamente.

 

 

Limpamos corretamente os exaustores de cozinha

O intervalo recomendado entre cada manutenção é de cerca de seis meses. Isso exigirá uma análise quase completa do design. Cada parte da estrutura, tomada separadamente, deve ser completamente limpa de fuligem, lubrificar o ventilador e verificar a conexão elétrica.

Veja também:

4520

Recomendamos a leitura:

TOP 12 melhores máquinas de lavar roupa até opiniões de clientes