casa Instalação / Configuração Aparelhos embutidos Como instalar e conectar você mesmo um forno elétrico

Como instalar e conectar você mesmo um forno elétrico

Instalando e conectando o fornoNa cozinha, o forno ajuda as donas de casa quando querem cozinhar algo saboroso. Mas qualquer técnica requer instalação. Mas como instalar o forno corretamente? Para fazer isso, você precisa instalá-lo e conectá-lo ao gás ou à eletricidade.

 

 

Variedades de Fornos

Os chamados "fornos" são de dois tipos. O primeiro deles são fornos autônomos ou independentes. Seu funcionamento depende apenas de si e nada mais. A segunda opção não é autônoma. Este tipo de forno é eletricamente conectado à placa principal. Nesse caso, o forno está localizado abaixo e a placa acima. Instalar um forno embutido com suas próprias mãos não difere em nada fundamental da instalação de um forno convencional.

Variedades de fornos

Preparando para Instalar e Conectar Fornos

A instalação do faça você mesmo começa com o fato de que o local onde o forno será localizado é liberado e nivelado.

Deve-se notar também que entre forno e apenas qualquer um fogão e a parede deve ter um espaço de ar. Não é segredo que, em contato com altas temperaturas, a proximidade da parede e dos móveis não terá nenhum efeito benéfico no seu interior. Em média, a espessura do espaço deve ser: da parede traseira - 4 cm, dos armários vizinhos -0,5 cm, do piso - 8-9 cm.

Preparando para Instalar e Conectar Fornos

Como você sabe, o forno pode funcionar com gás e eletricidade. No primeiro caso, é necessário garantir o sistema de suprimento de gás e não violar sua integridade. Recomenda-se localizar o gabinete de gás a uma distância de 1,2 metros da fonte direta de gás.

A segunda opção é um gabinete elétrico. Em termos de auto-instalação, é mais simples, pois é mais fácil conectar um forno elétrico à rede elétrica. Como conectar o forno à eletricidade? A tomada na qual os fios estão conectados está melhor localizada a uma distância de pelo menos 10 cm do chão. A tomada deve suportar uma corrente de pelo menos 40 amperes.

Veja também:

Esquema de instalação de fornos a gás

Conecte o forno com suas próprias mãos ao cano principal de gás usando uma mangueira flexível. É observada uma vedação completa das juntas da torneira especial e do encaixe de saída.Note-se que esse trabalho é recomendado para ser executado pelos funcionários do serviço de gás. Além disso, sem a sua intervenção pessoal, não é permitido conectar o forno à rede de gás.

  • Instale e prenda o equipamento. A parte de conexão da tubulação é parafusada na linha de suprimento de gás até parar. Isso é feito usando uma chave de gás especial para trabalhar com tubos.
  • A extremidade de expansão do tubo é torcida no oleoduto instalado. A outra extremidade está conectada à válvula de escape localizada na parede.
  • Usando uma chave, cada extremidade do tubo é torcida e apertada.

Diagrama de instalação do forno a gás

Instalando e conectando um forno elétrico

  1. A corrente elétrica na fiação é completamente cortada.
  2. Se os fios para inclusão na rede não estiverem disponíveis, eles serão adquiridos separadamente. Durante o processo de instalação, faça você mesmo conectado aos terminais correspondentes.
  3. Um fio de cobre de três núcleos é colocado do quadro de distribuição à tomada em que o gabinete será conectado. Se os gabinetes consumirem energia nas subidas de 3 a 3,75 kV, a força da corrente necessária na fonte de alimentação varia de 16 A
  4. Considere a caixa de opção. O encaminhamento de cabos deve ser fornecido. Pode ser tanto o fio VVG-3 * 2.5 quanto o fio VVG-3 * 4.0.
  5. Conectando a uma tomada. Muitas vezes existem 3 veias no cabo. Consequentemente, um soquete de 3 pinos também é selecionado.
  6. É realizado um teste do forno e é feita uma observação se tudo é feito corretamente. Nesse caso, o trabalho está concluído.

Como verificar o funcionamento do forno?

  • Ligue o gabinete após ler primeiro as instruções fornecidas pelo fabricante.
  • Verifique se as luzes indicadoras estão funcionando.
  • Todos os elementos de aquecimento devem ser aquecidos uniformemente. Sua tarefa é acompanhar esse processo.
  • O modo de aquecimento está definido na potência máxima.
  • Pré-aqueça o forno a uma temperatura de +150 a +250 ° C. As janelas devem ser deixadas abertas ou o capô deve estar ligado. Portanto, o cheiro de graxa e queima de fábrica desaparecerá completamente.

Como verificar corretamente o funcionamento do forno

Veja também - Como escolher um forno elétrico de mesa para sua casa

Dicas úteis

  • Nas juntas, cubra as mangueiras com sabão usado para conectar o forno a gás. Podem aparecer bolhas nas mangueiras, este é um sinal de que as roscas não estão muito apertadas nesses locais. Será necessário desmontar o nó problemático e reinstalá-lo.
  • Um forno elétrico, convencional ou embutido, é altamente eficiente em termos energéticos. Como resultado disso, é necessário desenhar um ramo adicional do escudo para ele. É utilizado um fio inteiro intacto com uma seção transversal, cuja largura do núcleo de corrente é de cerca de 2,5 ou 4 metros quadrados. mm com uma potência no forno superior a 3,5 kW.

Veja também:

11314

Aconselhamos que você leia:

TOP 12 melhores máquinas de lavar roupa, de acordo com avaliações de clientes