O inverno é um período difícil, não apenas para os seres humanos, mas também para a tecnologia. Os carros são especialmente sensíveis ao frio - todo motorista sabe como é difícil aquecer um carro em uma manhã de inverno e como ele reage a baixas temperaturas.
Além disso, os entusiastas do carro passam muito tempo na garagem cuidando do carro e, é claro, isso exige condições confortáveis. Qual aquecedor de garagem escolher para conforto e aconchego? Vamos examinar as opções diferentes e encontrar a resposta para esta pergunta.
Opções de seleção
Antes de fazer uma escolha, vamos dar uma olhada em vários parâmetros que precisam ser considerados. Os critérios mais importantes para um aquecedor de garagem são:
- Segurança para substâncias inflamáveis;
- Produtividade e eficiência;
- Consumo e custos de energia.
Vamos primeiro nos debruçar sobre o aspecto mais importante - segurança. Um aquecedor de garagem deve necessariamente atender a isso, porque existem substâncias inflamáveis nas imediações.
Não negligencie isso! Tentar economizar dinheiro em um aquecedor pode criar uma situação perigosa para a garagem e para você.
O desempenho e a eficiência são igualmente importantes - a sua garagem deve ser mantida a uma temperatura confortável para o carro e para você. Quanto maior a sala, maior (e mais eficiente) o aquecedor deve ser, embora a temperatura ideal seja, obviamente, individual.
E, claro, o último fator, mas não menos importante: consumo de energia e custos. Quando você compra um aquecedor, os custos não terminam, mas apenas começam: eletricidade ou combustível são necessários para qualquer opção.
Ao escolher o dispositivo certo para você, você reduzirá e otimizará seus custos.
Focando nos parâmetros básicos, você pode determinar qual aquecedor de garagem é melhor para você. Vamos analisar cada um deles separadamente.
Veja também - Revisão de um aquecedor de quartzo para casa e jardim
Elétrico
Você não pode falar sobre um aquecedor elétrico por um longo tempo: todos estão familiarizados com esses dispositivos, pois eles são os mais frequentemente encontrados em nossa vida cotidiana.
Para aquecer um apartamento, dacha e trabalho, todo mundo escolhe apenas essa opção; considere-o no caso de uma garagem.
O princípio de operação de qualquer dispositivo elétrico é o mesmo: a eletricidade aquece a bobina, que libera calor diretamente no ar ou, por exemplo, no óleo.
Para uma garagem, pistolas de calor, convectores de parede, ventiladores de calor e os radiadores de óleo usuais são adequados.
As vantagens do aparelho:
- Baixo custo (em comparação com outras opções);
- Sortimento (é fácil encontrar um dispositivo de qualquer forma, tamanho e tipo);
- Mobilidade da maioria das versões (fácil de transferir de um lugar para outro e conectar em qualquer lugar).
Desvantagens:
- É impossível ligar se não houver fonte de alimentação;
- Alto consumo de energia.
Um aparelho elétrico é adequado se você estiver fazendo um pequeno reparo ou apenas precisar aquecer urgentemente a garagem, mas, para aquecimento constante, não será conveniente e ainda menos econômico.
No entanto, se você decidir comprar esse tipo específico, ao escolher, preste atenção à segurança e energia contra incêndio.
Diesel e querosene
A versão diesel ou querosene é adequada para uso em garagem e possui várias vantagens agradáveis:
- Combustível barato;
- Alta performance;
- Compacidade da maioria das opções.
- Aquecedores a diesel e querosene são muito simples de usar e não requerem muita atenção e habilidade, e o tempo de operação contínua é de até quinze horas.
No entanto, há um número significativo de menos que, ao usar esta opção, você deve ventilar a garagem de vez em quando ou colocá-la em uma sala com boa ventilação: ao usar este dispositivo, o conteúdo de oxigênio no ar é reduzido significativamente.
Se você optou especificamente por um aquecedor a querosene ou diesel para a garagem - prefira o aquecimento indireto a diesel: ele possui um tubo para descarregar gases.
Gás
Os aquecedores a gás são uma opção bastante conveniente e rapidamente econômica. Eles geralmente trabalham com uma mistura de propano-butano e são conectados a um cilindro de gás liquefeito.
Por sua vez, o aquecedor a gás é dividido em duas versões: convector e cerâmica.
- Um aquecedor de gás convector é uma câmara de combustão conectada a um cilindro de gás. E também o dispositivo está equipado com um duto de ar que fornece ar e uma chaminé para se livrar dos produtos de combustão.
- A segunda versão do aquecedor a gás são modelos de cerâmica. Eles aquecem os painéis cerâmicos embutidos no aparelho.
Uma das vantagens deste modelo é o sensor de combustão. Se a chama se apagar, o aquecedor deixará de fornecer combustível - isso torna o aquecedor de cerâmica mais seguro.
Se houver acesso a um gasoduto comum, na versão cerâmica haverá uma válvula universal para conexão. Além disso, o aparelho a gás possui um termostato que permite ajustar a temperatura do ar: isso também economiza combustível.
Um aquecedor a gás é mais adequado para o aquecimento de garagens que não exigem aquecimento constante.
Infravermelho
Na verdade, um aquecedor infravermelho também se refere a aquecedores elétricos, porque também requer eletricidade para operar.
Um aquecedor infravermelho geralmente é montado no teto da sala - isso permite que você use sua energia da forma mais eficiente possível. Um dispositivo será suficiente para uma pequena garagem; para uma sala espaçosa, é melhor instalar dois dispositivos.
As vantagens indubitáveis são operação silenciosa, falta de cheiro e economia de espaço, pois são montadas no teto. Isso é conveniente se você estiver executando algum trabalho de reparo em larga escala com o carro.
A principal desvantagem de uma lâmpada infravermelha é que você precisa monitorar cuidadosamente a direção da radiação: não é possível direcionar a lâmpada para objetos e substâncias inflamáveis.
Isso se deve ao princípio de operação do dispositivo: primeiro, a lâmpada aquece tudo o que há na sala e só então esses objetos emitem calor no ar.
O mesmo fator afeta outro ponto: se a sala tiver um teto baixo, é melhor escolher uma lâmpada de baixa temperatura.
Veja também - Aquecedores infravermelhos prejudiciais ou não
Aquecedor a combustível sólido
Concluímos a revisão com a opção mais simples e despretensiosa de aquecimento - combustível sólido. Isto é o que é comumente chamado pelas pessoas de "fogão de barriga".
Muitas pessoas fabricam esses fogões manualmente, mas você também pode comprar uma versão pronta que será mais cuidadosa e segura: por exemplo, ele terá um tubo de escape e uma porta bem apertada.
- Os fogões a combustível sólido funcionam com carvão, madeira, serragem e uma variedade de resíduos de madeira.
- Usando este fogão, você pode aquecer rapidamente uma sala de qualquer tamanho e manter a temperatura desejada, no entanto, não se esqueça das regras de segurança contra incêndio.
- Instale fogões o mais longe possível de quaisquer substâncias combustíveis.
Veja também:
- 18 melhores aquecedores Timberk 2025 Do ano
- 20 melhores aquecedores de Ballu 2025 anos de acordo com os compradores
- Os 5 melhores aquecedores Stiebel Eltron 2025 Do ano
- 5 melhores estações meteorológicas digitais para o lar 2025 Do ano
- 5 melhores lareiras e lareiras elétricas de acordo com avaliações de clientes