Quanto mais baixa a temperatura fora da janela, mais pensamos em como aquecer a sala até o momento em que o aquecimento central é ligado. Especialmente, essa pergunta preocupa aqueles que não podem contar com caldeiras comuns e são forçados a aquecer suas casas por conta própria.
Uma ampla gama de dispositivos de aquecimento geralmente nos confronta com uma escolha difícil. Como escolher o aquecedor certo para um apartamento, uma residência de verão ou uma grande casa de campo? O que são e o que você deve procurar ao comprar? Consideraremos as respostas para estas e outras perguntas abaixo.
Aquecedores a óleo
Esses aquecedores são ótimos para aquecer pequenos espaços. O radiador de óleo é uma pequena bateria cheia de um óleo mineral especial. Também no interior existem um ou mais elementos de aquecimento com a ajuda dos quais ocorre aquecimento. Externamente, são semelhantes às baterias tradicionais de ferro fundido, constituídas por várias seções. Quanto mais houver, mais calor o aquecedor pode fornecer.
Alguns radiadores de óleo estão equipados com ventiladores embutidos. Eles dispersam o ar quente pela sala e o aquecimento é mais rápido.
Às vezes, você pode encontrar radiadores a óleo de design ligeiramente diferente. São painéis cheios de óleo, selados simples ou duplos. A área de superfície desse dispositivo é menor em comparação com as "baterias". Isso significa que aquecerá a sala por muito mais tempo. No entanto, ao mesmo tempo, ocupa muito menos espaço e pode ser usado em pequenos espaços.
Como todos os dispositivos de aquecimento, as baterias de óleo têm vantagens e desvantagens. O primeiro inclui o seguinte:
- A maioria dos aquecedores está equipada com um termostato. Ele permite que você não "queime" eletricidade a troco de nada, mas defina a temperatura do ar na sala, ao atingir a qual o dispositivo será desligado por si próprio.
- Muitos modelos estão equipados com um temporizador. Assim, você pode programar o aquecedor para ligar em um horário específico.
- Um custo bastante democrático.
- Compacidade e mobilidade. A maioria dos modelos está equipada com pés e rodízios especiais. Com a ajuda deles, você pode colocar o dispositivo em qualquer local conveniente.
- O óleo aquecido leva muito tempo para esfriar. Portanto, o aquecedor emitirá calor por um longo tempo depois de desconectado da rede.
- Os modelos sem ventilador funcionam completamente silenciosos.
Existem também muitas desvantagens nos radiadores de aquecimento a óleo.O principal é que a superfície da bateria está muito quente. Portanto, não deve ser colocado nas salas em que crianças pequenas estão presentes. O aquecedor a óleo pesa muito. Além disso, ele vai para a temperatura operacional por algum tempo. Portanto, se você deseja aquecer rapidamente a sala, essa opção não funcionará. Bem, a principal desvantagem: os aquecedores a óleo não podem ser chamados de econômicos. Eles consomem muita energia.
Veja também - Classificação dos melhores aquecedores a óleo de acordo com avaliações de usuários
Aquecedores por convecção
O dispositivo de tal dispositivo está sujeito às leis da física e é baseado no fenômeno da convecção. Todo mundo sabe que o ar frio é mais pesado que o ar quente, o que significa que está mais próximo do chão. Ele entra pela grade inferior do aquecedor para resistentes elementos de aquecimento, aquece e sobe naturalmente para o teto. Enquanto isso, o processo se repete primeiro.
Dependendo do tipo de fixação, os convectores podem ser divididos em 4 categorias principais:
- Montado na parede. Eles têm um design agradável e podem servir como uma decoração adicional do interior. Na maioria das vezes, eles são colocados sob a janela como baterias convencionais.
- Pé em pé. Eles têm pernas ou rodas adicionais, graças às quais podem ser movidos facilmente em qualquer direção.
- Recesso. Diferem na complexidade da instalação. Eles são construídos em nichos pré-preparados no piso e são usados para aquecimento adicional de salas com grandes janelas panorâmicas.
- Teto. Eles são instalados, como os de parede, apenas na parte superior, no teto.
Os aquecedores de convecção são divididos nos seguintes tipos, dependendo do tipo e fonte de aquecimento:
- Gás. Geralmente usado para aquecer instalações industriais de uma grande área. No setor residencial, raramente são usados.
- Água. Em alguns casos, é necessário equipamento adicional: tubulações e caldeira.
- Elétrico. A opção mais popular para casas e apartamentos. Eles não requerem a instalação de equipamentos adicionais, são fáceis de manter e instalar.
Alguns aquecedores de convecção estão equipados com ventiladores adicionais. Isso contribui para uma melhor circulação de ar e permite aquecer bem a sala em um tempo relativamente curto.
As vantagens de tais dispositivos incluem:
- Operação silenciosa relativa (se não houver ventilador adicional).
- A presença de um termostato embutido, que liga e desliga independentemente os aquecedores no momento certo.
- Relé de alarme de superaquecimento.
- Segurança relativa. A temperatura da superfície do aquecedor raramente excede 65 graus. Portanto, é improvável que se queime.
- Facilidade de uso, especialmente para modelos de piso. Nada precisa ser montado, basta conectá-lo a uma tomada.
- Eles são bastante econômicos e consomem um quarto a menos de energia do que os equivalentes de petróleo.
Embora não existam muitas desvantagens de tais dispositivos, eles existem.
Em primeiro lugar, é difícil aquecer salas muito grandes com a ajuda delas. Uma parte do ar quente esfria antes que o próximo aqueça. Portanto, para salas com tetos altos, elas não são adequadas.
Bem, e em segundo lugar, o tipo de convecção de aquecedores não é adequado para pessoas que sofrem de várias formas de alergias. A circulação constante de ar cria correntes de ar, o que contribui para o movimento ativo de partículas de poeira e carrapatos domésticos pela sala.
Instalações de aquecimento por infravermelhos
Este é um dos tipos mais modernos de tecnologia climática. Seu princípio de operação é baseado na emissão de ondas infravermelhas de várias faixas. Um bom aquecedor infravermelho pode ser comparado ao sol brilhante que nos aquece em um dia de verão. Dentro dos aquecedores, existem lâmpadas especiais feitas de quartzo, fibra de carbono ou halogênio. Dentro dos tubos, o ar é bombeado e existem fios de tungstênio ou fibra de carbono. Atrás dos tubos, há um refletor de metal espelhado ou polido para brilhar.A parte frontal é ocupada por um painel de malha.
Ao contrário de todos os outros dispositivos de aquecimento, os aquecedores infravermelhos não aquecem o ar, mas os objetos ao redor. Já eles, por sua vez, transferem calor para o espaço.
Como convecção, esses dispositivos vêm em diferentes métodos de montagem. Eles podem ser colocados sob o teto ou pendurados na parede. E você pode preferir uma versão portátil do piso. Também é bom porque pode ser realizado, por exemplo, na varanda. Como os raios aquecem objetos e se dispersam no ar, nenhum vento ou correntes de ar tem medo deles. Portanto, este é o único dispositivo que pode efetivamente aquecê-lo a céu aberto.
Prós de dispositivos de aquecimento infravermelho:
- Consumo muito econômico de energia elétrica.
- Operação extremamente silenciosa.
- Eles podem trabalhar sem mover o ar no espaço, o que significa que são ideais para quem sofre de alergias.
- Quando você liga o aquecedor, ele esquenta em apenas alguns segundos. Você não precisa esperar até que a sala aqueça completamente.
- O território se aquece simultaneamente em todas as direções. Tudo depende de onde os raios são direcionados.
Desvantagens dos dispositivos:
- Deve-se tomar cuidado ao escolher um dispositivo de ondas curtas de alta potência. Se os cálculos forem feitos incorretamente, podem ocorrer dores de cabeça. Eles nunca devem ser usados em salas com tetos baixos. Eles são destinados principalmente para uso ao ar livre.
- Aquecedores infravermelhos de alta qualidade têm um custo mais alto em comparação com outros tipos de tecnologia climática.
Veja também - Aquecedores infravermelhos prejudiciais ou não
Aquecedores por ventilador
Os ventiladores de calor tradicionais mais acessíveis e fáceis de usar são considerados os mais acessíveis. Eles são instalados em uma mesa ou no chão e são capazes de fornecer um aquecimento bastante rápido do ar na sala.
A variedade desses aquecedores é pequena. Tudo depende do tipo de elemento de aquecimento instalado no interior. Eles podem ser assim:
- Uma espiral aberta - a temperatura de aquecimento é de cerca de 700 a 800 graus.
- Calefator tubular - aquecendo mais de 200-250 graus.
- Placa de cerâmica - não mais que 190 graus.
Dispositivos com uma espiral aberta, é claro, aquecem a sala mais rapidamente, mas queimam oxigênio e poluem a sala com os produtos da combustão de poeira e outras pequenas partículas. Nesse caso, é melhor preferir um modelo com uma placa de cerâmica. O calor será o mesmo, mas o cheiro é muito menor.
Para aquecer rapidamente a sala, muitos modelos estão equipados com um dispositivo rotativo adicional. Nesse caso, eles são capazes de distribuir 180 ar quente ao seu redor.
Com todas as suas qualidades positivas, os aquecedores de ventoinha são bastante movimentados, de modo que, com muito trabalho, podem causar dores de cabeça.
Veja também - Como conectar um controlador de temperatura a um aquecedor infravermelho
Quais são os parâmetros para escolher?
Então, qual aquecedor comprar para casa, escritório ou jardim? Que tipo de preferência?
Independentemente de qual opção você preferir, você deve primeiro decidir sobre alguns parâmetros básicos. Talvez a definição deles ajude a fazer a escolha certa.
Alojamento
Aquecedores de piso são os mais populares. Esse design permite mover o dispositivo para um local conveniente ou ocultá-lo na despensa até a próxima vez.
A colocação estacionária de parede ou teto é necessária quando o dispositivo está planejado para ser usado constantemente. Nesse caso, a inclusão será feita com um clique e os fios não ficarão embaraçados sob seus pés.
Poder
Em geral, esse parâmetro é selecionado com base no cálculo de 0,1 kW por 1 metro quadrado de espaço. Ou seja, 1,5 kW é suficiente para aquecer uma sala de 15 m2.
Termostato
A presença deste dispositivo permite manter a temperatura definida automaticamente. Os termostatos são eletrônicos e mecânicos.O primeiro define os parâmetros com mais precisão, mas pode ser danificado por picos de energia acidentais na rede. O segundo é muito mais durável, mas sua precisão raramente excede 2 graus.
Para não danificar o termostato eletrônico, é necessário instalar um sistema de proteção adicional contra surtos de tensão.
Funções adicionais
Muitos modelos de equipamentos HVAC têm opções adicionais projetadas para fornecer o grau desejado de conforto e segurança. Esses incluem:
- estojo impermeável;
- proteção contra superaquecimento ou congelamento;
- vários temporizadores;
- desligamento por rolagem;
- ionizadores ou umidificadores.
Por si só, eles não devem ser um critério decisivo na escolha, mas podem inclinar a balança de um lado ou de outro, sendo todas as outras coisas iguais.
Qual é o melhor para escolher?
Escolher um aquecedor para a casa não é uma tarefa fácil. É difícil dar conselhos sobre esse assunto. Tudo depende de qual sala deve ser aquecida e com que rapidez precisa ser feita.
Por exemplo, um aquecedor de ventilador com uma placa de cerâmica é adequado para instalação em um viveiro. Todas as outras opções devem ser usadas exclusivamente sob controle dos pais ou colocadas sob o teto.
Para o quarto, é melhor não usar modelos com um ventilador embutido. O barulho deles será irritante durante o sono. Nesse caso, um radiador de óleo ou um convector elétrico convencional é o melhor.
Se você vier ao país por um curto período de tempo e quiser se sentir confortável rapidamente, o modelo de infravermelho portátil é o mais adequado. Com ele, você ficará bem à vontade na casa e no quintal.
Em geral, se for determinado corretamente exatamente onde e com que frequência o aparelho será usado, a resposta para a pergunta de qual aquecedor escolher para a casa na estação fria será encontrada por si só.
Veja também:
- 5 melhores estações meteorológicas digitais para casa 2025 Do ano
- 5 melhores lareiras e lareiras elétricas de acordo com avaliações de clientes
- 9 melhores lareiras e lareiras elétricas Electrolux de acordo com avaliações de clientes
- 9 melhores aquecedores RESANT de acordo com avaliações de clientes
- 10 melhores aquecedores Electrolux 2025 Do ano
Bom artigo