O artigo discutirá a divulgação de possíveis causas e a solução do problema que surgiu na operação da lavadora Ariston devido ao erro F 09. O erro indica uma falha do módulo de controle, responsável pela seleção dos programas instalados pelo fabricante. Abaixo estão os principais pontos que ajudarão a entender as causas da falha e como corrigir o erro do F09 Ariston.
Decodificando o erro
Nas máquinas de lavar que não possuem visor, quando esse problema ocorre, as luzes começam a piscar da seguinte maneira:
Ariston margherita | Modelo obsoleto 2000. O erro é indicado por um ciclo de repetição - o indicador liga / desliga pisca 9 vezes, uma pausa em um intervalo de 10 segundos. e repita. Nesse caso, o botão seletor girará no sentido horário com cliques característicos. |
Modelos AVL, AVTL, AVSL | O erro é exibido piscando nos primeiros botões superior e inferior, responsáveis por funções adicionais (principalmente os botões "Delay timer" e "Extra rinse".) E o indicador responsável por trancar a porta ("Key") pisca mais intensamente. |
Modelos Hotpoint-Ariston low-end (ARSL, ARXL, ARTL | O mau funcionamento é indicado pelos primeiro e quarto indicadores piscando (Trava da porta e "Girar"). Além disso, todos os indicadores de funções adicionais (toda a linha horizontal) podem estar constantemente acesos |
Máquinas Hotpoint-Ariston Aqualtis | O erro F9 é indicado piscando o primeiro e o quarto indicadores de temperatura (lavagem a frio e 50 ° C). |
Etapa 1. Faça uma reinicialização
Se o problema estiver na falha do módulo de controle ou exibição, basta desconectar a lavadora da tomada, aguardar alguns minutos e conectar o dispositivo à rede. Uma simples reinicialização do módulo de controle ocorrerá e o problema será resolvido. Não ajudou? Verifique o módulo de controle.
Veja também - A máquina de lavar leva mais tempo que o tempo especificado - o que fazer?
Etapa 2. Verificando os contatos da unidade de controle
- Remoção da tampa superior
- Desmonte o painel de controle frontal.
- Visualizamos todos os contatos e conectores que conectam o chip ao módulo de controle. Se o contato tiver ido a algum lugar, reinstale-o.
Etapa 3. Verifique o estabilizador U1, filtro de linha S1, capacitores
- Inspecione todos os capacitores quanto a inchaço. Em 90% dos casos, o problema é esse. Dessoldar e inserir um capacitor do mesmo tamanho não é tão difícil quanto parece.
- Verifique a confiabilidade da conexão, que leva ao protetor contra surtos S1, além da solda, é aconselhável tocar tudo com um multímetro.
- Verificamos o estabilizador U1, bobina, capacitor, fusível, ou seja, todos os elementos responsáveis pelo fornecimento de tensão.
Falhas que exigem reparos complexos
- Danos na fiação. Você precisa descobrir onde a fiação está danificada, soldar ou substituir os cabos por novos. Por conta própria, com um multímetro, você pode tocar cada laço e fio para garantir a integridade. Se uma interrupção for detectada, substitua por uma nova.
- Falha no firmware (memória) do módulo de controle - o mestre deve reprogramar o microcircuito.
- A unidade de exibição ou um dos elementos quebrou. Cada elemento é chamado, o defeituoso é identificado e substituído por um novo. O reparo local nem sempre é possível; a taxa muda completamente.
- O painel de controle está queimado. Às vezes, o reparo é possível, mas geralmente é substituído por um novo.
Resumo
Experimente você mesmo as etapas simples de reparo. No caso de reparos complexos, você precisará de conhecimentos de eletrônica e um ferro de soldar com um multímetro. Se você não conseguir resolver os problemas, entre em contato com qualquer centro de serviço. O custo de tais reparos varia de 20–119 $.
Esperamos que nosso artigo tenha ajudado, nos apoie com um comentário ou republique na rede social.
Veja também: