casa Como escolher Equipamento de ar condicionado Qual é a diferença entre Ionizer e Ozonizer

Qual é a diferença entre Ionizer e Ozonizer

No mundo moderno, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde, e se preocupam com o ar que respiram. Para sua purificação, são instalados vários dispositivos que limpam ou até neutralizam o microclima na sala. Basicamente, para esses fins, é escolhido um ionizador ou um ozonizador. Esses dispositivos são igualmente úteis, mas diferem em como eles funcionam. Abaixo, consideraremos como o ionizador difere do ozonizador e qual é a melhor escolha para o lar.

Ionizer: para que serve, vantagens

Neste dispositivo, as cargas de eletricidade geradas pelo gerador são direcionadas para um filamento de tungstênio ou uma placa especial. Isso promove o aparecimento de novos íons, átomos de oxigênio contaminados. Quanto maior o conteúdo desses íons, melhor e mais fresco será o ar na sala.

O benefício de um ionizador é melhorar a qualidade do ar. Esses dispositivos não são capazes de destruir micróbios e microorganismos nocivos contidos no ar, mas impedem sua multiplicação. Propriedades do ionizador:

  1. Combate alérgenos e poeira.
  2. Carrega moléculas de oxigênio com íons.
  3. Impede a multiplicação de micróbios e vírus.
  4. Combate odores desagradáveis.

Os ionizadores domésticos são dispositivos que melhoram a saúde.

Vantagens do ionizador:

  • Compactar.
  • O trabalho não é acompanhado por barulho.
  • Melhora o clima interno.
  • Evita o aparecimento e desenvolvimento de fungos e outros microorganismos nocivos.
  • Melhora a saúde humana em geral.

Ozonizer: para que serve, benefícios

O princípio de operação dos ozonizadores baseia-se no uso das habilidades oxidantes do ozônio, que, ao interagir com vírus e bactérias, são capazes de converter em oxigênio e, ao mesmo tempo, todas as bactérias e micróbios nocivos são exterminados. Poderosas cargas de eletricidade do gerador são aplicadas na ponta de uma agulha especial, o que leva à formação de ozônio. Sua saturação pode ser ajustada. Observe que quanto maior a potência, maior o teor de ozônio.

O ozonizador no nível molecular é capaz de destruir:

  1. Vírus.
  2. Infecções
  3. Poeira.
  4. Microrganismos nocivos.
  5. Micróbios.

A unidade é usada para:

  • Desinfecção de várias superfícies e objetos.
  • Elimine o odor desagradável.
  • Combater vírus e germes.
  • Exterminar traças e percevejos.
  • Purificação da água.

Os ozonizadores são usados ​​principalmente para fins médicos, mas também existem unidades domésticas para uso doméstico. É melhor ligar o ozonizador por 2-3 horas quando não houver animais e pessoas na sala tratada.

Prós do ozonizador:

  1. Destrói vírus, bactérias e microorganismos nocivos sem o uso de produtos químicos.
  2. Em um ciclo de operação, a unidade é capaz de processar uma grande área.
  3. A ozonização do ambiente pode ser realizada a qualquer momento.
  4. O ozônio penetra profundamente em tecidos, rachaduras, móveis e combate odores e bactérias patogênicas.
  5. O tratamento de ozonização aumenta a vida útil dos alimentos que não são refrigerados.
  6. O maior benefício deste dispositivo é para crianças e pessoas que sofrem de alergias.

A maioria das pessoas acredita que o ozonizador e o ionizador funcionam com o mesmo princípio, porque emitem ozônio. Mas nos ionizadores, a liberação de ozônio é um efeito colateral e com um conteúdo insignificante.
Os ozonizadores podem ter um efeito negativo não apenas nos microrganismos nocivos, mas também nas pessoas. Portanto, é melhor usá-lo na ausência de pessoas ou animais.

Qual é o melhor para escolher: ozonizador ou ionizador

Diferenças no uso de dispositivos:

  • Os ionizadores são usados ​​para purificar o ar para fins de saúde. Eles são capazes de emitir cerca de 10 mil micropartículas negativas por segundo, que podem ser comparadas com o ar do mar ou da montanha. Nesse microclima, a respiração é mais fácil, o metabolismo acelera, a função cerebral melhora e o corpo recebe mais oxigênio. Efeito benéfico sobre o funcionamento do sistema nervoso, aliviar o estresse e retardar o processo de envelhecimento. Eles podem ser ativados mesmo se houver pessoas na sala.
  • Ozonizadores são perfeitos para famílias onde as crianças muitas vezes ficam doentes devido a infecções virais. Perfeito para quem tem imunidade fraca ou tem animais de estimação. Se a casa tiver um bom microclima, um ozonizador ainda precisará ser utilizado de tempos em tempos como profilaxia, especialmente durante a estação de exacerbação de resfriados. Seu uso será indispensável ao decorar instalações com materiais irritantes ou alergênicos. Mas eles devem funcionar quando não houver pessoas na sala, na medida do possível.

Tendo estudado o exposto, é impossível dar uma resposta exata à pergunta de qual é o melhor, um ionizador ou um ozonizador? Embora esses dois dispositivos executem a mesma função - eles melhoram o microclima interno, eles funcionam de maneiras diferentes.

Tentamos explicar em detalhes como o ozonizador e o ionizador de ar funcionam, para revelar seus pontos fortes e explicar qual é a diferença. Espero que isso ajude você a determinar sua escolha.

2645

Aconselhamos que você leia:

TOP 12 melhores máquinas de lavar roupa, de acordo com avaliações de clientes