A limpeza é a chave para a saúde. É difícil argumentar com essa afirmação. Especialmente o impacto da sujeira e poeira na saúde humana é notável nas grandes cidades industriais. Em alguns casos, mesmo a limpeza mais completa não ajuda a remover odores desagradáveis, livrar-se da sensação de ar velho e de entupimento. Nesse caso, um ionizador de ar vem em socorro. Seu princípio de operação é saturar o ar com íons carregados negativamente. Como resultado, o ar interno fica limpo e fresco. Vamos descobrir, o ionizador de ar é realmente tão útil quanto eles dizem sobre isso?
Propriedades positivas
O número de íons carregados positivos é afetado negativamente por esses fatores:
- o número de eletrodomésticos e elétrons;
- o nível de poluição do ar (gases de escape, emissões industriais, etc.).
Os sintomas da falta de íons negativos no ar são: insônia, diminuição do desempenho, fraqueza geral do corpo, pele pálida, respiração pesada, enxaquecas e aumento da fadiga.
Os ionizadores também são usados na medicina. Como resultado da exposição a íons negativos, a sensibilidade à dor é reduzida, a condição da pele e do cabelo melhora, as unhas crescem mais rapidamente e ficam mais fortes. Eles são usados em terapia complexa para o tratamento de várias doenças associadas a doenças do sistema nervoso central, distúrbios circulatórios e ataques de asma.
Obviamente, o uso do dispositivo não substitui a nutrição adequada, esforço físico moderado, caminhadas regulares em parques e praças.
Prós:
- redução da fadiga geral;
- melhorar a condição da pele e cabelos;
- maior eficiência;
- retardando o processo de envelhecimento;
- reduzir o impacto negativo da operação de eletrodomésticos;
- imunidade aumentada;
- desenvolvimento da resistência do corpo a vírus e bactérias;
- melhor qualidade do sono;
- eliminação de odores desagradáveis na sala;
- processos metabólicos crescentes no corpo.
Acredita-se que o ionizador de ar seja capaz de atrair as menores partículas de poeira e alérgenos, extraindo-os do ar circundante. Isso torna a unidade muito útil para quem sofre de alergias e pessoas que sofrem de doenças respiratórias.
Importante:
Todas as propriedades úteis são manifestadas apenas com o uso correto desses dispositivos. Caso contrário, você pode obter o efeito oposto.
Veja também - Cuidados e limpeza do umidificador de ar DIY
Efeito negativo no corpo
O funcionamento do ionizador de ar pode prejudicar o corpo humano. Para impedir que isso aconteça, você deve seguir certas regras, sobre as quais falaremos abaixo. Entre as propriedades negativas deste dispositivo estão as seguintes:
Acumulação de sujeira ao redor do alcance do instrumento.Este ponto é uma conseqüência direta da capacidade do ionizador de carregar várias partículas. Partículas de poeira e várias microflora no ar também recebem sua parte do tratamento. Portanto, após o uso do ionizador, a limpeza úmida deve ser realizada.
Maior transmissão de vírus. Se em uma sala com um ionizador funcionando, uma pessoa sofre de uma doença transmitida pelo ar, as pessoas ao seu redor caem em uma área de maior risco. No ar tratado, a infecção se espalhará na velocidade da luz. Para minimizar esse fator, os ionizadores modernos também têm uma função de desinfecção.
"Descargas elétricas". Em salas onde o ionizador é usado com frequência e por um longo tempo, a eletricidade estática se acumula. Não prejudicará o corpo humano, mas pode prejudicar a tecnologia.
Produção de ozônio. É um forte agente oxidante; é usado em medicamentos para desinfecção. Altos níveis de ozônio têm um efeito adverso nas membranas mucosas, incluindo os pulmões. Durante a operação do dispositivo, é melhor não estar perto dele.
Aumento do metabolismo. Este efeito pode ser útil, por exemplo, para quem quer perder peso. Mas as pessoas que sofrem de câncer, a aceleração do metabolismo não trará benefícios. As células doentes começarão a se dividir intensamente e o curso da doença piorará.
Além das propriedades listadas do ionizador, existem outras contra-indicações:
- aumento da temperatura corporal;
- pneumonia, tuberculose, infecções respiratórias agudas e outras doenças pulmonares;
- o período de recuperação após cirurgia ou doença grave;
- crianças com menos de um ano;
- artrite reumatoide;
- doenças graves do sistema nervoso central;
- intolerância individual ao ar ionizado.
Para várias doenças, vale a pena consultar o seu médico antes de começar a usar o dispositivo. E também o ionizador deve ter todos os certificados de qualidade necessários.
Veja também - Os benefícios e malefícios dos umidificadores de ar para uso doméstico
Como usar
Quais são os benefícios e malefícios de um ionizador de ar, já descobrimos. Mas você também precisa saber como usá-lo corretamente para minimizar riscos e não prejudicar sua saúde. Como exatamente? Vamos dar uma olhada:
- Para instalar o ionizador, você deve escolher um local onde gaste muito tempo. Pode ser um quarto, uma mesa ou uma prateleira no escritório.
- Antes de ligar o dispositivo, limpe-o primeiro com um pano úmido e depois com um pano seco. Dessa forma, você pode remover uma quantidade significativa de poeira que é atraída pelo dispositivo.
- É importante lembrar que o ionizador não produz oxigênio, mas apenas o carrega. Portanto, ninguém cancelou a exibição regular.
- Feche todas as janelas da sala antes de usar o dispositivo.
- Depois de ligar o ionizador, saia da sala por cerca de meia hora. Ficar perto de um dispositivo em funcionamento não é recomendado.
- Em nenhum caso, não fume perto do ionizador ou na sala onde ele está localizado. Isso só pode provocar problemas de saúde adicionais.
- Se você começar a sentir ansiedade, nervosismo ou qualquer desconforto ao usar o ionizador, desligue o dispositivo e não o utilize por um tempo. No futuro, tente sair da sala durante o procedimento.
Use apenas aparelhos modernos emparelhados com um purificador de ar. Esse conjunto é capaz de tornar o ar da sala verdadeiramente fresco, confortável e limpo.
Veja também - Como escolher o ar condicionado perfeito para sua casa e apartamento