Neste artigo, falaremos sobre um item doméstico como um umidificador. Isso não é novidade, porque este dispositivo apareceu há muito tempo. Mas ganhou grande popularidade apenas recentemente. E isso é apenas porque os médicos recomendam. Eles dizem que o ar seco é prejudicial à saúde. E em uma casa onde há crianças, isso não deve ser permitido ... Um umidificador é bom ou ruim? Ou talvez seja uma teoria da conspiração? Vamos descobrir.
Prós para um umidificador
O ar seco em um apartamento é prejudicial. Especialmente para crianças. Como você se lembra do curso da anatomia, os bebês têm um processo metabólico muito mais rápido que um adulto. Portanto, eles geram mais calor. A regulação da temperatura, na maioria das vezes, ocorre com a ajuda dos pulmões e parcialmente através da pele.
Bem, se não houver umidade suficiente no ar, o que esses órgãos devem regular? O seguinte acontece aqui. A criança perde muito líquido com o suor, o sangue engrossa e isso pode levar a várias doenças. Os moradores de um apartamento "seco" também podem desenvolver asma, rinite, sinusite, pneumonia etc.
Para manter você e seu filho saudáveis, os médicos recomendam a instalação de umidificadores. Obviamente, o nível de umidade na sala é extremamente importante, mas as unidades que a mantêm são tão úteis?
Veja também - Como um umidificador funciona
Argumentos contra um umidificador
Por que instalar um umidificador? Comentários dizem que há benefícios. Mas também há desvantagens. Vamos conversar sobre eles.
- Umidificadores a vapor. Um item extremamente perigoso. Primeiro, você pode se queimar. Em segundo lugar, emite ar quente que, juntamente com o aquecedor, aumenta a temperatura da sala, tornando-a "quente" e "úmida". Algo semelhante a um clima tropical é criado dentro das paredes do seu apartamento. Isso pode prejudicar você e sua família. Em terceiro lugar. Essa unidade requer um posicionamento especial. Se você o colocar contra uma parede, poderá dizer adeus ao seu papel de parede imediatamente.
- Umidificadores frios. Este é um clássico do gênero. Eles são considerados a melhor opção. Esse dispositivo é umidificado e limpo. O processo de operação da unidade se parece com isso. O dispositivo retira o ar da sala, passa-o através de filtros e, com a ajuda de um ventilador, devolve-o já molhado. Mas muitas vezes os proprietários desses dispositivos esquecem que, com o tempo, os organismos vivos começam a se multiplicar nos filtros que, com esse ar úmido, se depositam na membrana mucosa e entram nos pulmões. Portanto, periodicamente esses mesmos filtros precisam ser alterados. Com que frequência? Mas isso está escrito no passaporte do dispositivo.
- Umidificadores ultrassônicos. Geralmente, essa é uma gama única de dispositivos que, francamente falando, são impressionantes em sua inutilidade. Além do mais, o umidificador ultrassônico pode ser prejudicial. E é por isso. A umidificação ocorre por meio da ejeção de água da unidade. Sim Sim. E junto com as partículas de água que se espalham pelos lados, tudo o que está contido nessa água entra no ar. Afinal, você derrama água da torneira no dispositivo, o que é indesejável até para lavar e ainda mais para beber.
Depois de ter um umidificador em casa, você adquiriu outra "dor de cabeça" que requer monitoramento constante. Afinal, o ar úmido é bom, mas apenas moderadamente úmido. Portanto, agora você precisará monitorar constantemente o nível de umidade na sala, caso contrário, seu apartamento se transformará em um berçário para cogumelos (e isso é pelo menos).
Veja também - Fazendo um umidificador com suas próprias mãos
Mitos do umidificador
Comprar ou não comprar um umidificador? Qual é o uso e dano deste dispositivo? Comentários e opiniões dos médicos sobre o dispositivo e sua necessidade? Essas perguntas estão constantemente girando na cabeça de todos que se preocupam com sua saúde. E se os benefícios e danos do dispositivo são mais ou menos claros, com as análises de especialistas ... Vamos ver quais mitos sobre o umidificador estão preenchidos o campo de informações e o que os especialistas dizem sobre isso.
Mito 1. Um umidificador causa dor de garganta
Um umidificador em si não causa dor de garganta. Mas a umidade está acima de 80% - sim. O nível ideal de umidade na sala é de 45 a 60% para um adulto e 50 a 70% para uma criança.
Mito 2. A unidade não está lida com uma tarefa
Obviamente, um umidificador não fará nenhum bem se for o errado. Escolha um dispositivo de acordo com sua capacidade e combine-o com a área a ser umidificada. Se o passaporte da unidade disser que otimiza o clima em uma área de 15 metros quadrados, então em uma sala de 25 metros quadrados será completamente inútil.
Mito 3. Umidificadores são perigosos para criançasº
Apenas um tipo de umidificador é perigoso - vapor. Vapor quente pode queimar uma criança. Portanto, essa unidade deve estar em uma área fora do alcance dos bebês.
Mito 4. Um umidificador não é barato.
O dispositivo em si não é caro, mas os consumíveis (filtros) podem custar um centavo. Sim Sim. Você não pode fugir disso. Os filtros precisam ser alterados. Outra questão é com que frequência. Leia as instruções e planeje seu orçamento com antecedência. Lembre-se, a saúde vem em primeiro lugar.
Umidificador e bebê
Umidificar o ar é uma das principais responsabilidades dos bons pais. De fato, para o desenvolvimento completo, o bebê precisa de um regime ideal de umidade do ar. Mas muitos pais recusam esse dispositivo, considerando-o uma compra inútil e perigosa.
Veja também - Como escolher o melhor desumidificador para sua casa
Como usar para não prejudicar
Se você comprou um umidificador, a primeira coisa a fazer é ler as instruções. Depois de ter estudado completamente a documentação que o acompanha, ligue e use o dispositivo. E não se esqueça de salvar este artigo, se você esquecer de repente as regras básicas de operação. A propósito, aqui estão eles:
- familiarizar-se com a documentação;
- os dispositivos de nova geração geralmente são equipados com um higrostato - um dispositivo que ajuda a controlar o nível de umidade em uma sala. Caso contrário, pegue um higrômetro. E lembre-se, a umidade interna ideal é de 45 a 70%.
- mesmo se você tiver um umidificador, lembre-se de ventilar a área. E, é claro, mantenha um regime de temperatura de 20 a 24 graus.
- o umidificador precisa ser cuidado. Limpe o pó, troque os filtros.
- Instale umidificadores a vapor fora do alcance de crianças.
Sobre isso, talvez, tudo. Umidificador de ar bom ou ruim - o problema foi resolvido. Se você deseja comprar uma unidade adequada, não faça uma escolha com base nas análises dos usuários. Embora você possa aprender algo por si mesmo. Aproveite suas compras.
Veja também:
- 9 melhores umidificadores e purificadores de ar VITEK de acordo com avaliações de clientes
- 10 melhores umidificadores antes 70 $ de acordo com opiniões de clientes
- Os 10 melhores umidificadores e purificadores de ar Royal Clima, de acordo com avaliações de clientes
- 10 melhores umidificadores e purificadores de ar AIC
- Os 10 melhores umidificadores da Timberk 2025 Do ano