casa Instalação / Configuração Grandes eletrodomésticos A geladeira pode ser transportada deitada de lado?

A geladeira pode ser transportada deitada de lado?

Como transportar corretamente a geladeiraUma geladeira é um item indispensável de eletrodomésticos em todas as casas ou apartamentos. Ao mudar de local de residência ou ao comprar uma geladeira nova, surge a questão de como transportar uma geladeira? O transporte de tais produtos é dificultado não apenas pelo tamanho grande, mas também pela presença de freon neles - uma substância que aumenta a fluidez.

 

Portanto, no caso do menor defeito, o gás evapora e o próprio equipamento falha. O proprietário precisa entrar em contato com um centro de serviço para consertar a geladeira ou até comprar uma geladeira nova.

Isso implicará custos financeiros consideráveis. Para evitar tais problemas, é melhor transportar imediatamente este equipamento corretamente.

Em que posição o refrigerador deve ser transportado - deitado ou em pé?

Os fabricantes recomendam o transporte desse equipamento somente na posição vertical (em pé), usando embalagens de fábrica que podem proteger o refrigerador de choques e danos mecânicos. Para evitar vazamentos de freon, o transporte da geladeira (se houver espaço) também é realizado em uma posição ereta.

Importante:

Todas as informações relacionadas à conexão, operação e transporte de refrigeradores podem ser encontradas nas instruções anexadas a cada dispositivo.

Apesar da crença generalizada, deitar-se não é recomendado. Como isso pode levar a uma quebra ou deslocamento do compressor do refrigerador. Para evitar isso, parafusos especiais são usados ​​para consertar o compressor. Isto é especialmente verdade quando o refrigerador é transportado por longas distâncias.

Em que posição o refrigerador pode ser transportado

Além disso, ao transportar o equipamento na posição deitada, pode haver um problema como a propagação de óleo no compressor ou quando o equipamento é inclinado para qualquer lado. Isso leva à entrada de óleo no tubo do soprador, o que resulta em entupimento, o que se torna um obstáculo à circulação normal de freon. Por esse motivo, a geladeira deixa de cumprir sua principal função - resfriamento de alimentos.

É por isso que os fabricantes recomendam o transporte de equipamentos apenas na posição de pé.

Veja também - Quantos graus devem estar na geladeira e no freezer

Preparando a geladeira para o transporte

Transportar a geladeira, assim como todos os equipamentos de grande porte, é uma tarefa bastante problemática. E a segurança do equipamento depende de quão corretamente essa operação será executada.

Se você ainda não tem a oportunidade de encomendar um carro com carroçaria alta para transportar o equipamento na posição vertical (em pé), é necessário saber como transportar adequadamente o equipamento de refrigeração deitado. Ou seja, na posição horizontal:

  • Antes de tudo, desconecte o refrigerador da fonte de alimentação, remova todos os alimentos e descongele-o;
  • Todas as bandejas, prateleiras e outros recipientes devem ser removidos da unidade e embalados com segurança em papelão ou jornais;
  • Também é muito importante fixar com segurança a porta do dispositivo, caso contrário ele poderá se soltar. Para esses fins, você pode usar cordões de plástico, fita larga ou cintos de amarração;
  • Preste atenção também no compressor antes de mover a geladeira. Muitos fabricantes usam parafusos de transporte especiais no compressor que precisam ser apertados. Se estiverem ausentes, o compressor deve ser fixado com juntas de borracha ou papelão.
  • Este eletrodoméstico deve ser colocado em sua embalagem original antes do transporte. No entanto, se você jogá-lo fora ou se quebrar, poderá usar papelão ou filme para esse fim. O principal é que o estojo esteja protegido contra arranhões e outros danos.

Agora você precisa preparar adequadamente o próprio veículo, no qual o transporte desse equipamento frio será realizado, deitado (de lado). Na maioria das vezes, as equipes de transporte usam um caminhão Gazel para esses fins. O piso da carroçaria deve ser coberto com um cobertor velho ou papelão, em várias camadas. A própria unidade deve estar posicionada de lado, de modo que as dobradiças da porta fiquem por cima e não por baixo.

Se você precisar transportar um refrigerador de estilo soviético, precisará fixar o compressor com segurança na posição horizontal usando os parafusos de transporte especialmente projetados. Nesse caso, não importa a que distância o transporte é realizado.

Durante esse evento, atenção especial deve ser dada à segurança do dispositivo dentro do corpo. Em caso de má fixação, em caso de frenagem inesperada, o refrigerador pode bater no corpo do carro e ser danificado. O que, é claro, é altamente indesejável.

Quando posso ligar a geladeira após o transporte?

Se você não esteve presente durante o transporte de sua geladeira antiga ou nova, pergunte primeiro em que posição foi transportada. O fato é que os fabricantes não recomendam estritamente inclinar a geladeira mais de 40 ° durante o transporte, especialmente modelos modernos. Em alguns casos, as dimensões do refrigerador não permitem que ele seja transportado em pé e os transportadores são forçados a transportar o refrigerador de lado.

Nesse caso, o óleo do motor pode vazar do compressor para o circuito de refrigerante. Se o refrigerador for iniciado imediatamente, ele tentará empurrar o óleo ainda mais ao longo dos tubos capilares. Todos sabemos que o óleo, diferentemente do refrigerante gasoso, dificilmente comprime, e o compressor trabalhará no limite para empurrá-lo. Se funcionar no limite por um longo período, no total, o compressor falhará e precisará ser substituído por um novo.

Existem vários fatores que afetam por quanto tempo a geladeira pode ser ligada após o transporte:

  • Se o refrigerador foi transportado na posição horizontal, aguarde 8 a 16 horas (durante esse período, o óleo retornará ao seu lugar).
  • Se o refrigerador foi transportado em clima quente e na posição vertical, basta esperar 2-4 horas.
  • Se o refrigerador foi transportado em pé no período de outono ou inverno, você poderá ligá-lo o mais cedo possível após 4-6 horas (durante esse período, o refrigerador esquentará até a temperatura ambiente e todo o condensado evaporará).

Importante:

Não é recomendado carregar imediatamente as câmaras vazias com uma grande quantidade de alimentos. É aconselhável adicionar um pouco para que o compressor possa suportar a carga.

Transportamos a geladeira velha corretamente

Aqui você precisa seguir os mesmos passos que ao transportar dispositivos modernos. Ou seja, é necessário desconectar da rede elétrica, retirar todos os alimentos, descongelar, embalar bandejas e recipientes em papelão, fixar a porta com segurança. É melhor, é claro, que o transporte da geladeira soviética seja realizado na posição vertical, mas devido às suas dimensões gerais, isso é muito difícil. Portanto, o equipamento é transportado principalmente de lado, ou seja, na posição horizontal.

como transportar uma geladeira velha

No entanto, os dispositivos seculares são muito sensíveis a capotamentos; portanto, o compressor deve ser fixado com segurança usando parafusos de transporte para repará-los. O transporte, como é o caso de dispositivos modernos, deve ser realizado em pé.

Solicitar um serviço ou realizar todo o trabalho você mesmo?

Sempre existe a tentação de realizar tais obras sem recorrer aos serviços de empresas especializadas para economizar recursos financeiros. Mas quão justificada é essa economia? Tudo depende do tamanho do equipamento de refrigeração. Assim, por exemplo, pequenos congeladores de câmara única podem ser transportados independentemente, embalados com segurança em papelão ou embalagem de fábrica. Especialmente quando se trata de distâncias curtas. Mas e se você tiver que transportar geladeiras grandes e de dois compartimentos e por distâncias impressionantes? E se essa geladeira for transportada em um pequeno caminhão deitado?

como transportar você mesmo a geladeira
Aqui é simplesmente impossível fazer sem ajuda especializada. Nesse caso, a economia não será adequada; além disso, pode gerar custos ainda maiores (em caso de danos causados ​​por transporte incorreto). Além disso, serviços de transporte desse tipo não diferem em altos custos financeiros para o cliente.

Como são realizados esses eventos em empresas especializadas?

Esta operação é realizada em várias etapas seqüenciais:

  1. Avaliação da condição técnica do dispositivo (peso, dimensões);
  2. Seleção de um veículo para transporte confiável e seguro;
  3. Preparando o carro e a geladeira para o transporte;
  4. Transporte de equipamentos de refrigeração;
  5. Descarga e elevação para o piso desejado.

Depois disso, os funcionários da empresa podem realizar uma consulta sobre a primeira conexão após o transporte.

O custo desse serviço não é alto o suficiente para arriscar. De fato, em caso de transporte malsucedido, os custos podem ser muito mais significativos do que o pagamento pelo trabalho de uma empresa de mudanças.

Como são realizados esses eventos em empresas especializadas?

Preço de emissão

O preço desse serviço depende de muitos fatores, sendo os principais: dimensões gerais dos eletrodomésticos, sua quantidade (um proprietário pode ter não apenas uma geladeira, mas também um freezer), a distância que precisará ser superada.
No entanto, é importante notar que, nesse caso, é garantido que sua técnica permaneça sã e salva.

Veja também:

6342

Aconselhamos que você leia:

TOP 12 melhores máquinas de lavar roupa, de acordo com avaliações de clientes