Fabricantes modernos equipam seus fornos um grande número de funções, que aumentam significativamente o custo do produto. Embora, como mostra a experiência, alguns recursos e funções permaneçam não reclamados. Vamos tentar descobrir por que a convecção no forno é necessária e se vale a pena pagar demais por isso. Afinal, um forno elétrico com convecção custa em média 15-25% a mais do que um modelo similar sem essa função.
Para que serve
Convecção (traduzida do latim - "transferência") é a criação de movimento forçado de ar no forno. O fluxo de ar criado pelo ventilador (geralmente instalado na parte traseira) permite a mistura de ar quente e frio, criando assim uma distribuição uniforme de calor por todo o forno. Independentemente da distância do elemento de aquecimento, a temperatura será quase a mesma em qualquer lugar do forno.
Para entender o que é convecção no forno e para que serve, vamos dar uma olhada na estrutura do forno. Na grande maioria dos modelos, os elementos de aquecimento (elementos de aquecimento) são instalados nas partes superior e inferior do forno. Existem vários modelos premium que possuem fontes de calor instaladas em todos os lados (exceto na porta) do forno. Mas mesmo esse arranjo de elementos de aquecimento não garante uma distribuição uniforme da temperatura no forno.
Antes de tudo, vale lembrar que os elementos de aquecimento não podem ser exatamente iguais em potência; com o tempo, sua potência diminuirá devido ao envelhecimento e ao desgaste. Nesse caso, a redução de energia ocorrerá de maneiras diferentes. Isso levará ao fato de que a diferença entre a quantidade de calor que vem de cima e de baixo se tornará cada vez mais diferente. Portanto, o prato na assadeira será assado com diferentes intensidades de lados diferentes. E se, por um lado, já estiver pronto, por outro, ainda estará úmido. A situação piora quando duas bandejas são instaladas no forno ao mesmo tempo. Nesse caso, a distribuição de calor por todo o interior do forno se torna especialmente desigual. Afinal, a assadeira é uma barreira natural. O que, por um lado, impede a propagação do calor e, por outro lado, absorve uma certa quantidade. Portanto, a temperatura na área entre as bandejas será significativamente menor do que na parte superior e inferior do forno. A distribuição desigual de calor afeta negativamente a qualidade da preparação dos alimentos.
Veja também:
- 6 melhores fornos VEKO 2025 Do ano
- 7 melhores fornos Korting de acordo com avaliações de clientes
- 8 melhores fornos Hansa 2025 Do ano
- Os 8 melhores fornos da Hotpoint-Ariston
- Os 8 melhores fornos em Gorenje
As vantagens da convecção no forno
O uso da convecção oferece várias vantagens:
- O prato aquece uniformemente por todos os lados, para que todos os ingredientes sejam cozidos uniformemente. Não há necessidade de reorganizar ou desdobrar as assadeiras, os pratos do texto são cozidos igualmente em toda a profundidade.
- Se a tecnologia de cozimento for observada, os assados não queimam, a massa aumenta bem (se encaixa).
- O processo de cozimento leva menos tempo, inclusive - devido à redução do tempo de aquecimento do forno.
- Tempos de cozimento mais curtos podem reduzir o consumo de energia.
- Devido à aceleração da intensidade do cozimento e à formação de uma crosta, a carne (peixe) perde menos umidade, permanecendo suculenta.
- O uso de convecção reduz a quantidade de óleo usado para cozinhar.
- Cozinhar grandes quantidades de produtos de panificação usando várias bandejas sem comprometer o sabor.
- Ficando crocante crocante.
- a capacidade de cozinhar grandes pedaços de carne ou peixe, pães, etc.
Ao alterar a temperatura do aquecimento, a convecção permite aquecer a louça ou descongelar os alimentos. Além disso, o forno de convecção elétrico pode ser usado para cozinhar frutas secas, ervas secas, casca de limão ou laranja.
Em alguns modelos com um tamanho grande de forno, os fabricantes instalam dois ventiladores ao mesmo tempo. Essa opção deve ser escolhida por aqueles que se dedicam profissionalmente ao cozimento e a produzem em grandes quantidades.
Importante:
Vale a pena pagar mais por um ventilador adicional apenas se mais de duas assadeiras forem usadas constantemente no forno.
Preciso de convecção em um forno a gás
Apesar de os fornos a gás serem frequentemente equipados com uma função de convecção, seu uso não é muito eficaz. Primeiro de tudo, devido às peculiaridades da localização do elemento de aquecimento. Nos fornos a gás, o queimador está localizado abaixo e é a única fonte de calor, por isso é bastante difícil garantir uma temperatura uniforme em todo o volume. Para fazer isso, o ventilador deve trabalhar muito para criar um bom fluxo de ar. Isso não apenas complicará o processo de combustão, quebrando a chama, mas também pode suprimi-la completamente. Essa desvantagem é típica para modelos de orçamento de fabricantes pouco conhecidos. Eles se esforçam para encher seus produtos com o número máximo de funções, muitas das quais não são totalmente pensadas ou implementadas incorretamente. Portanto, se a convecção é necessária no forno é um ponto discutível.
O segundo ponto - no forno a gás, há uma circulação constante de ar, os produtos de combustão são removidos. Devido a vazamentos, é bastante difícil obter um regime de temperatura uniforme em todo o volume do forno, o que exigirá uma operação muito intensa do ventilador.
Convecção a vapor: quais são os recursos
A convecção a vapor (também chamada de convecção úmida) é especialmente popular entre os que defendem uma alimentação saudável. Esta função permite que você cozinhe a vapor, preservando assim o alto conteúdo de vitaminas e nutrientes. Além disso, a massa, tratada com vapor no início do cozimento, aumenta melhor e mais intensamente, e os alimentos não cozem demais, permanecendo suculentos.
Veja também: