Para conectar o fogão com suas próprias mãos, você precisa estudar adequadamente todas as dificuldades e características deste procedimento. Este é um processo muito importante, qualquer falha aqui pode causar consequências irreparáveis. Se você vazar um gás, você se expõe a sérios perigos apenas por esse motivo, é necessário consultar especialistas se não tiver certeza de que sabe como conectar o fogão corretamente.
Pontos gerais ao conectar um fogão a gás
Como regra, todo o processo de conexão de fogões a gás é realizado por um funcionário dos serviços de gás locais. Quando você pensa onde é melhor procurar ajuda, para quais profissionais, recomendamos optar pela versão clássica - o serviço estadual de gás. Nesta situação, você não apenas receberá todos os serviços necessários, como também receberá uma garantia de trabalho de qualidade, além de todos os documentos necessários. Tradicionalmente, na melhor das hipóteses, não há benefícios contínuos - isso também se aplica aos serviços de gás. A desvantagem é a duração da instalação - você pode ficar na fila por mais de sete dias.
O preço dos serviços varia. Depende de muitos fatores - a marca do fogão a gás, se há ignição elétrica ou não, e assim por diante. Para conectar uma ignição elétrica, é necessário mexer na fiação elétrica. Tais procedimentos serão considerados adicionais, portanto, o pagamento também será separado. Obviamente, você pode fazer a conexão da ignição elétrica em um fogão a gás sozinho, se tiver experiência em trabalho semelhante, economizando seu dinheiro.
No entanto, se você não duvidar de suas próprias habilidades, então fará o trabalho com suas próprias mãos, será útil se familiarizar com as informações sobre como conectar um fogão a gás por conta própria, seguindo as diretrizes de segurança e os principais requisitos dos serviços de gás.
Antes de tudo, o iniciante deve se familiarizar com os dados básicos do gasoduto nos prédios de apartamentos. Cada apartamento possui um tubo de gás central (geralmente chamado de riser) que atravessa o edifício dos andares inferiores aos superiores. Nos apartamentos do riser existem canos, chamados de encostas. O fogão a gás é conectado ao tubo de descarga de metal (em casas antigas) ou a uma mangueira especial para gás (em edifícios novos).
Ferramentas e materiais necessários para instalação
Antes de iniciar a instalação, verifique se você possui todas as ferramentas e materiais necessários. Você deve ter:
- chaves de boca abertas e ajustáveis;
- chaves de fenda;
- Válvula de esfera e nova mangueira de gás;
- juntas;
- a roupa;
- solução de sabão e pincel.
Desmonte o fogão velho
Desmontamos a laje antiga e instalamos uma nova laje em seu lugar. Antes de desmontar, verifique se a válvula de gás está fechada no seu tubo. Se o gás for desligado, é necessário desaparafusar a contraporca que conecta o fogão e o abaixamento. Isso não é uma tarefa fácil, especialmente quando os tubos são velhos e mais de uma camada de tinta é aplicada a eles. Quando a porca não gira, você pode cortá-la e desaparafusar o que resta.
Em seguida, você precisará mover o fogão a uma certa distância para que você possa conectar com calma um novo fogão a gás. Em seguida, a inclinação é removida, incorporada à descida. Para esses fins, uma mão fixa fortemente a torneira, a outra a torce. Resta apenas montar o plugue no tubo.
Substituição da válvula de gás
A próxima etapa é a substituição do guindaste antigo por um novo. O guindaste antigo é desaparafusado, no entanto, não é completamente removido - nas primeiras etapas da instalação, o guindaste será útil. Este ponto de instalação requer uma alta concentração de atenção e trabalho preciso, pois há algum vazamento de gás. Abra a janela e comece. Você precisará de um pano umedecido em água. Em seguida, você deve interromper a torneira antiga, tampe o buraco com um pano úmido para bloquear o gás. Você não pode eliminar o vazamento - entenda isso com antecedência.
Então comece a preparar a linha. Não deve haver traços de ferrugem e tinta, detritos ou cola nele. Após a preparação, ela é envolvida com um selante e o plugue é removido. O gás começa a fluir para o seu apartamento, no entanto, não tenha medo - quando a torneira é rapidamente apertada, o vazamento de gás se torna quase imperceptível. Siga as precauções de segurança - todas as fontes de chamas ou faíscas são proibidas na cozinha.
Depois disso, é necessária uma verificação das conexões quanto a vazamentos. Para fazer isso, espalhe uma solução com sabão na articulação para monitorar sua reação. As bolhas indicam um vazamento, o que significa que você precisará reconectar o fogão a gás até que os vazamentos sejam completamente eliminados.
Nesses momentos, não se deve ser preguiçoso e perder a vigilância, porque é dito sobre a segurança de você e de seu apartamento, principalmente quando as ações são realizadas manualmente.
Instalação de um novo fogão a gás
O último momento é a instalação do fogão a gás adquirido. Antes de conectá-lo, você deve verificar cuidadosamente a mangueira de gás. Não economize, porque uma mangueira barata e de baixa qualidade não durará muito tempo, você a trocará constantemente por uma nova. Tenha cuidado - a saída da mangueira e a entrada na nova placa devem corresponder.
Vamos falar sobre a instalação em si. A vedação é enrolada no acessório, ou seja, na rosca externa, antes de iniciar o trabalho, a rosca é verificada. Em seguida, o encaixe deve ser parafusado na válvula de esfera, localizada na parte inferior. Depois, você pode enroscar a mangueira de gás na rosca do fogão a gás.
Agora você executa a verificação de vazamento novamente, como fez anteriormente. Nós aplicamos uma solução com sabão, quando não há bolhas, então podemos falar sobre a instalação correta do fogão.
Tipos de ignição elétrica
Hoje, a ignição elétrica é uma característica padrão dos fogões modernos. No entanto, como instalar um fogão de ignição elétrica com suas próprias mãos, sem violar a segurança ao trabalhar com energia elétrica? Dificuldades sérias não devem aparecer, você só precisa de aterramento e da própria tomada. Em uma tomada moderna, hoje existe um fio neutro que atua como aterramento. Você acabou de conectar o fogão a gás, e é isso.
Existem 2 tipos de ignição elétrica:
- ignição elétrica mecânica;
- ignição elétrica automática.
Quando você instala um novo fogão a gás, o tipo deste dispositivo não importa, portanto você não deve parar por aí. A principal condição é a operacionalidade da ignição elétrica, bem como sua operação contínua.
Mesmo que você possa instalar independentemente o fogão a gás no apartamento, o gás deve ser controlado por um funcionário do serviço - caso contrário, você ficará sem gás, pois violará as instruções.
Importante:
É importante lembrar que tipo de fogão você precisa instalar. Se for gás, para a instalação, será necessário executar algumas etapas, se for elétrico, já existem outros trabalhos em sua instalação.
Nesse caso, tudo é feito de maneira simples. Não precisamos de conhecimentos e habilidades sobrenaturais para realizar este trabalho de forma independente. No entanto, se você tem medo de não lidar com a tarefa, recomendamos que você procure ajuda de um especialista.