casa Instalação / Configuração Equipamento de ar condicionado Instalação "faça você mesmo" de um pedestal quente

Instalação "faça você mesmo" de um pedestal quente

Diante de uma escolha, de um número suficientemente grande de opções, da maneira mais eficaz de aquecer uma casa, as pessoas geralmente recorrem às opções que fornecem um investimento inicial mínimo, que pode fornecer um coeficiente de transferência de calor aceitável. A instalação de um rodapé aquecido se tornou uma nova tendência nesse assunto. Na Europa, esse sistema é utilizado há cerca de duas décadas, o que, consequentemente, indica um indicador de eficiência bastante alto. Um rodapé elétrico é uma estrutura metálica, na qual um dispositivo de aquecimento é instalado, o aquecimento ocorre diretamente usando radiação infravermelha. Este sistema pode funcionar em uma única versão ou em conjunto com as baterias do radiador.

A instalação é possível em quase qualquer território, seja um apartamento ou uma casa de veraneio. Se você decidir se juntar aos proprietários dessas unidades, informaremos como instalar uma água quente e elétrica com as próprias mãos.

O dispositivo de um rodapé quente

O dispositivo de um rodapé quente

Externamente, todos os elementos da unidade não têm muita diferença em comparação com um rodapé comum, na maioria das vezes eles são feitos de uma caixa dobrável de alumínio. As dimensões dos modelos típicos de rodapés quentes são de 14 centímetros de altura e três de largura. No interior, por meio de suportes montados, é instalado um elemento de aquecimento, que consiste em dois tubos de cobre conectados por nervuras de latão. Todas as unidades de aquecimento são conectadas em um único sistema usando porcas de crimpagem ou brasagem com solda de cobre. Nas seções de canto, os elementos são conectados usando tubos de cobre ou polímero. Você não precisa se preocupar que, com o tempo, o dispositivo enferruje, porque apenas metais não ferrosos são usados ​​no processo de produção do produto, o que, por sua vez, fornece um alto coeficiente de transferência de calor do rodapé.

Como funciona o rodapé quente

A instalação de um rodapé quente é realizada em todo o perímetro da sala, para que a sala seja aquecida de maneira uniforme e uniforme. Isso é garantido por meio da distribuição de calor através de aberturas especiais localizadas na parte superior do dispositivo. Para aquecer a sala a um nível aceitável de 20 a 24 ° C, é necessário aquecer as placas de alumínio a uma temperatura de 40 a 70 ° C.

Vale a pena prestar atenção ao próximo aspecto! Em comparação com os radiadores convencionais localizados a uma certa distância do piso, o sistema de rodapé quente produz aquecimento a partir da quase parte inferior da sala.

O aquecimento do espaço é realizado graças à transferência de calor das paredes, elas primeiro absorvem o calor proveniente dos rodapés e depois se tornam fontes passivas de calor. Graças ao fato de o calor se espalhar uniformemente por toda a sala, você não terá zonas frias em nenhum lugar. A instalação de móveis não afetará de maneira alguma o funcionamento do dispositivo, a eficiência permanecerá a mesma.

Tipos de rodapés quentes

Tipos de rodapés quentes

Pelo princípio de ação, as unidades são divididas em eletrônica e hidráulica.

O rodapé elétrico é feito de tubos emparelhados de cobre, onde um cabo é montado em um deles, de um material resistente ao calor com isolamento de silicone, e o outro é colocado com um elemento de aquecimento de baixa temperatura com uma temperatura máxima de aquecimento de cerca de 60 ° Celsius. O controle de temperatura é realizado usando um sensor elétrico, termostato. O produto possui uma braçadeira especial para o aterramento; você não deve negligenciar isso.

Em um rodapé de água, o líquido destilado ou o anticongelante atua como um líquido condutor de calor. O aquecimento desses elementos ocorre com a ajuda de uma caldeira ou usando um sistema de aquecimento centralizado. Esse método é mais econômico que um rodapé elétrico, pois o segundo consome uma certa quantidade de eletricidade. A temperatura é regulada usando uma válvula termostática ou no modo automático.

Preste atenção! A distância pela qual as linhas do rodapé da água podem ser esticadas é limitada a 15 metros; se a sala for maior, devem ser instalados circuitos autônomos adicionais.

Vamos falar sobre os prós e contras de um sistema desse tipo

Vamos falar sobre os prós e contras de um sistema desse tipo.

Vamos listar as principais vantagens deste tipo de dispositivo:

  1. O princípio de aquecer uma sala por meio de um pedestal quente em seu princípio de ação é remotamente semelhante a um piso quente, mas o processo de instalação é menos trabalhoso e muito mais econômico. Observe que você não pode instalar piso aquecido, especialmente piso aquecido a água, em muitos quartos. Para a instalação do rodapé, é necessária apenas uma parede completamente plana. Se necessário, você pode desmontar e instalar o sistema facilmente em outro local.
  2. Com a ajuda de um rodapé quente, você pode obter um clima favorável em praticamente qualquer ambiente. As correntes de ar que aumentam lentamente não lançam poeira ao redor da sala. O calor não está concentrado na parte superior da sala, mas será distribuído uniformemente por toda a sala.
  3. Devido ao fato de as paredes atuarem como uma tela de recepção de calor, você pode esquecer para sempre a presença de mofo e umidade na sala. A condensação não se formará em áreas de vidro espaçosas.
  4. A instalação de um sistema desse tipo não fará suar uma pessoa comum, porque a facilidade de montagem é garantida pela estrutura do bloco, que deve ser simplesmente conectada uma à outra e conectada à fonte de alimentação ou ao sistema de aquecimento centralizado.
  5. Devido ao fato de o aparelho não aquecer a altas temperaturas, você não pode ter medo de que seus móveis, papel de parede, cortinas ou outros itens domésticos fiquem inutilizáveis.
  6. O rodapé não será perceptível para seus convidados, ele se integrará harmoniosamente ao seu interior, porque antes de comprar, você pode escolher a cor que preferir.

Vamos dar uma olhada nos pontos negativos:

  1. Uma das primeiras desvantagens é a quantidade necessária para comprar um sistema de rodapé quente.
  2. A segunda desvantagem presente nos rodapés elétricos é o preço da eletricidade, porque eles crescem dia a dia e você precisa de uma quantidade considerável para o funcionamento normal.
  3. O sistema de rodapé quente não é capaz de aquecer a sala em um instante, ele foi projetado para manter a temperatura na sala.

Preparativos antes de instalar o sistema

O primeiro passo é calcular a potência necessária do dispositivo, bem como escolher o tipo de dispositivo, água ou eletricidade. O número de elementos de aquecimento necessários para cada quarto será individual e dependerá do clima, da presença de vidros duplos ou triplos nas aberturas das janelas, bem como da área que precisa ser aquecida. Para garantir uma temperatura ambiente aceitável, o valor médio é de cem watts por metro quadrado. Uma vantagem adicional, em termos de economia, é a presença de isolamento em sua casa ou apartamento, o que economizará muito, pois nesse caso é possível comprar um sistema mais barato ou reduzir o número de módulos de aquecimento. Para conectar os elementos entre si, é recomendável usar solda de cobre, pois é capaz de suportar altas cargas e garantir a vedação confiável do sistema. Se for impossível implementar esse método, é necessário usar acessórios rosqueados. O suprimento de água da caldeira para o sistema deve ser realizado exclusivamente com tubos de polímero, principalmente com tubos de polietileno.

O processo de instalação de um rodapé quente

Processo de instalação de rodapé quente

Antes de falarmos sobre os recursos da instalação de um rodapé elétrico ou de água, para começar, considere os pontos gerais:

  1. Antes de iniciar o processo de instalação, é necessário marcar as linhas de instalação dos painéis, o sistema deve estar localizado a uma distância de um centímetro acima do nível do piso.
  2. O painel é montado na parede usando parafusos auto-atarraxantes com buchas de plástico. Na parte traseira do painel, há batentes projetados para fornecer a folga necessária (15 mm) entre a superfície da parede e o sistema.
  3. Para um melhor isolamento térmico entre a carcaça do elemento de aquecimento e a superfície da parede, uma fita isolante é colada.
  4. Faça furos para suportes de montagem para convectores. Para fazer isso, é melhor usar buchas em incrementos de quarenta centímetros.

Rodapé elétrico

Atenção! O dispositivo possui altas taxas de consumo de energia, o que limita o número de painéis usados ​​em um circuito para 17 peças.

  1. O cabo deve ser conectado dentro da parede ou pode ser instalado fora, desde que o fio seja isolado com uma caixa especial.
  2. A conexão do dispositivo à rede deve ser realizada exclusivamente através de dispositivos de controle de temperatura. Está montado na parede.
  3. Antes de iniciar, é necessário calibrar o dispositivo.

Rodapé de água

  1. Nas curvas, é necessário usar tubos de conexão de uma forma especial.
  2. Conecte o sistema montado ao coletor e água quente.
  3. Depois de verificar se não há vazamentos, instale o rodapé dianteiro.

Neste artigo, tentamos explicar os principais pontos de como instalar um rodapé quente, água e energia elétrica, estudamos os principais pontos dessas manipulações e instilamos instruções detalhadas sobre como instalar e fazer você mesmo.

4060

Aconselhamos que você leia:

TOP 12 melhores máquinas de lavar roupa, de acordo com avaliações de clientes