E se a multicozinha não liga, Este artigo pode ajudá-lo. Nós falaremos sobre como consertar uma multicooker com suas próprias mãos e reduzir o custo desse processo.
O dispositivo e o princípio de operação da multicooker
Antes de falar sobre como solucionar problemas de multicookers, você deve estar ciente de que todos os programas domésticos de multicookers são segredos comerciais dos fabricantes. As multicookers são baseadas na instalação de dois sensores, graças aos quais eles entendem o que é necessário deles. Muitos mestres sugeriram que a memória da temperatura e duração de operações individuais e programas predefinidos esteja incorporada ao quadro. Graças a esses dados, o elemento de aquecimento (elemento de aquecimento) está sendo programado. Sensores instalados na multicooker:
- Termistor. Está instalado no botão principal do dispositivo. Seu desmantelamento é uma tarefa bastante trabalhosa, pois as empresas de manufatura se opõem categoricamente aos reparos realizados por autodidatas e oficinas, fornecendo apenas serviços de garantia. Companhia Redmond foi ainda mais longe, eles encheram todos os terminais com um composto, de modo que o desmantelamento de terminais removíveis é impossível.
- O segundo sensor está instalado dentro da tampa. Para ter acesso a ele, é necessário fazer muito esforço, por isso não recomendamos que você o aceite se não estiver confiante em suas habilidades. É necessário remover o conector necessário sem prestar atenção ao composto e, em seguida, iniciar a multicamada. Se depois de ligar a multicooker não funcionar, você encontrou a causa do colapso. Para garantir isso 100%, é necessário medir a resistência proveniente dos fios do sensor e da tampa usando um multímetro. Nos dispositivos Redmond, os cabos estão localizados na área do loop, sob a tampa removível. Para fazer medições, é necessário desaparafusar o parafuso, remover cuidadosamente a blindagem e remover a fiação dela e, em seguida, ligar a multicooker enquanto mede a resistência.
Como segue acima, para uma operação correta, a multicamada precisa fazer leituras de dois sensores. Eles transmitem seu sinal para o terminal de controle da placa através de dois fios. Como regra, a própria placa é instalada sob o painel de botões. O próximo problema possível é a fonte de alimentação. Para garantir que esteja funcionando corretamente, você deve conectar a multicooker à rede elétrica, se pelo menos um dos indicadores estiver destacado, segue-se que tudo está em ordem com a fonte de alimentação.Caso contrário, ele deve ser substituído.
O controle multicooker é dividido em controle mecânico e por toque. Se um controle mecânico estiver instalado na multicooker, os microinterruptores serão incorporados à placa de circuito impresso. Contando o número de "fechamentos", o microcircuito seleciona os parâmetros que acompanham a execução das operações. Tudo funciona com apenas uma fiação. O início do processo de execução do programa é realizado por meio da transmissão de apenas um sinal. No entanto, para isso, é necessário usar um grande número de placas de controle em funcionamento instaladas na multicooker. O sinal é constante e é necessário para ligar ou desligar o transistor. Graças ao regulador de tensão, a saturação excessiva não pode ocorrer nos campos de contato.
Veja também - Reparação multicooker DIY
Trocando a fonte energética
Vamos falar em detalhes sobre como exatamente isso funciona. Seu design inclui um transformador, pré-embalado com fita isolante, para que o contato não caia, ele é ocasionalmente derramado com um composto. Para proteger o transformador das pulsações de entrada, um filtro de entrada é fornecido no projeto. A multicamada em si não cria ondulações. O transformador prevê a instalação de dois enrolamentos paralelos. O uso de dois enrolamentos aumenta a confiabilidade do dispositivo.
E se a multicozinha não liga, é necessário medir a resistência do transformador, não é necessário desmontar o dispositivo, pois o relé fica aberto quando desmontado. A resistência entre o plugue e os terminais de entrada deve ser baixa. O transformador é seguido por um retificador de dois ciclos de quatro diodos. Depois, é fornecido um filtro adicional do maior resistor com um capacitor na fonte de alimentação. Em seguida, um seguidor de emissor com um estabilizador e um resistor é instalado, projetado para selecionar o ponto de operação.
Certifique-se de prestar atenção ao pequeno espaço do fio duplo, localizado na área do fusível. Essa parte da estrutura é responsável por fornecer corrente de 220V ao dispositivo, conectando-se ao relé. A placa principal é instalada no dispositivo com os elementos abaixados; se a corrente exceder o valor limite, o fio de cobre simplesmente derreterá e será drenado para a parte inferior da unidade, o que é completamente desprotegido. Se, ao remover a placa principal, você notar essa curtose, isso significa que ocorreu um curto-circuito em algum lugar dentro do dispositivo. Esses danos podem indicar uma perda de desempenho do elemento de aquecimento de múltiplas cozinhas. Mas não faça imediatamente a restauração do jumper.
Ao medir a resistência do elemento de aquecimento, seu valor operacional varia em torno de 30 ohms.
Para testar a funcionalidade do relé, é necessário conectar o dispositivo à rede elétrica e ligar qualquer um dos programas pré-instalados na multicooker. Se ocorrer um clique enquanto o dispositivo estiver ligado, é um sinal de que tudo está em ordem; caso contrário, é necessário substituir o relé e o circuito de controle em estágios. Para diagnosticar um mau funcionamento deste último, é necessário aplicar tensão ao terminal intermediário (transistor) ao longo do fio branco. Em seguida, meça a tensão de saída. No entanto, vale a pena notar que os fabricantes gostam de encher tudo com composto, portanto, tenha cuidado.
Veja também:
- O mais popular multicooker do fabricante Polaris
- 5 melhores panelas de pressão multicooker antes 70 $ de acordo com opiniões de clientes
- Os 5 melhores ENDEVER para múltiplos jogadores de acordo com avaliações de clientes
- 5 melhores Tefal multicooker 2025 Do ano
Considere os casos de quebra de um fusível térmico
O que é um fusível térmico? Este é um pequeno pedaço de fio cilíndrico que, em sua forma externa, pode lembrá-lo de um resistor.O dispositivo opera a 170 ° Celsius e a corrente varia de 10 a 15 amperes, dependendo do elemento instalado. Se um dos parâmetros for excedido, o fusível térmico queima, o que interrompe o circuito elétrico e suspende a operação do dispositivo.
Você poderia ter definido o objetivo de fazer um fusível com suas próprias mãos. Antes de tudo, não se deve negar que esses produtos são fáceis de fabricar, mas daí resulta que o preço por eles será bastante baixo. Em segundo lugar, é aconselhável instalar exatamente os elementos originais. Uma cópia de fábrica possui certas características fixas, calculadas inicialmente na produção, e uma cópia feita consigo mesma pode ter características diferentes dela, o que pode levar a más conseqüências. Na pior das hipóteses, usar uma peça caseira pode acabar pegando fogo para você.
Processo de substituição de fusíveis térmicos
Chegar ao local desta peça não é muito difícil; primeiro, você precisa remover a panela da cavidade do dispositivo. Abaixo dele, você encontrará um elemento metálico semelhante a um cogumelo cuja "perna" é puxada por uma mola. Os fusíveis térmicos estão localizados embaixo, geralmente várias peças são instaladas e cobertas com cambraias.
O Cambric é um elemento de isolamento condutor de plástico, na maioria dos casos de cor branca, que serve para proteger os pontos de conexão de vários componentes e áreas.
Para anexar o elemento, é necessário executar o disparo. É estritamente proibido usar um ferro de soldar para esses fins. O elemento de aquecimento do ferro de solda queimará o elemento sensível ao calor sem muito esforço e dificuldade.
Para determinar a integridade e operabilidade de um ou mais elementos, você deve usar um multímetro. Não é necessário remover a peça; após detectar um mau funcionamento, elimine-o de acordo com o exemplo acima.
Um pouco sobre Redmond
Multicooker Redmond também possui fusíveis térmicos que servem para proteger o dispositivo contra superaquecimento. Essas peças fazem um excelente trabalho com a função atribuída a elas, mas há uma muito pesada, MAS - elas são capazes de fazê-lo apenas uma vez. Depois disso, você precisará entrar em contato com o centro de serviço para obter ajuda de um especialista. Aqui está um extrato do cartão de garantia Redmond: "um produto com danos térmicos e outros causados pelo uso inadequado do dispositivo não é um caso de garantia". Como não é incomum os proprietários ligarem os dispositivos sem uma panela, isso é muito importante. No entanto, o dispositivo possui um botão que, em teoria, deve impedir que ele seja ligado sem ele, mas simplesmente não funciona em Redmond.
Se você, por negligência ou esquecimento, não colocou a panela no lugar e derramou os ingredientes, derramou a quantidade necessária de líquido e se esqueceu de desconectar o dispositivo da rede e depois remove toda a umidade e os alimentos com toalhas de papel, no entanto, o dispositivo parou de funcionar, de acordo com os fabricantes. mentir para você. Isso se justifica pelo fato de a garantia não se aplicar à entrada na cavidade do dispositivo e você terá que pagar por reparos caros do seu bolso.
Veja também - Qual multicooker é melhor escolher: Philips, Redmond ou Moulinex
Microcircuitos do dispositivo
Em modelos típicos, duas placas eletrônicas são instaladas:
- Painel de controle.
- Placa de energia.
O segundo está localizado na parte inferior do dispositivo, mas para chegar ao local do primeiro ponto, é necessário sofrer um pouco e desmontar completamente o dispositivo, enquanto desmonta a superfície cilíndrica interna.
Depois de desmontar tudo, você precisa examinar as placas quanto à presença de:
- salgadinhos;
- resistores enegrecidos;
- violação de costuras de solda;
- capacitores inchados;
- e depósitos de carbono.
No caso de detecção de tais defeitos, é necessário substituir os elementos por novos. Restaurar solda quebrada não deve causar nenhuma dificuldade específica. É necessário realizar o processo de restauração das esteiras removendo-as por meio de danos por estanho e lixamento zero. Pode ser necessário adicionar alguns jumpers, que você pode fazer a partir das pernas do resistor. Depois de executar todas as operações, é necessário revestir tudo com verniz, para garantir a proteção do dispositivo contra vazamentos e exposição ao oxigênio.
Veja também - Como usar um fogão lento
Resultado
Se você tem a multicozinha não liga não o carregue imediatamente de cabeça para o serviço. Todas as falhas são geralmente causadas por operação incorreta do dispositivo. Se você usar o dispositivo corretamente, ele poderá funcionar por muitos anos e facilitar sua vida. Para corrigir todos os problemas, você deve seguir as instruções acima e, com bom senso, pode corrigir facilmente a multicamada. No entanto, lembre-se de que, se o seu dispositivo estiver na garantia, é melhor entrar em contato com um centro de serviço.
Veja também:
- As 5 melhores multicooker Philips 2025 Do ano
- 5 melhores multookers Moulinex
- 6 melhores multivioletas Vitesse 2025 Do ano
- 15 melhores panelas de pressão multicooker