Qualquer modelo de um refrigerador moderno possui dois relés térmicos, diferindo em princípio de operação e funcionalidade. O primeiro relé do refrigerador é responsável pelo superaquecimento do compressor, e o termostato do refrigerador monitora a faixa de temperatura do próprio evaporador. Os controladores de temperatura são: mecânicos e elétricos.
Ao longo dos anos, apesar dos avanços tecnológicos e dos novos avanços, o uso de um termostato em uma geladeira permanece inalterado. Simplicidade e confiabilidade são as principais razões para o uso de um controlador de temperatura em uma geladeira moderna.
Funções do termostato
O regulador de temperatura dentro da geladeira é uma espécie de campainha, com o sinal de que todo o complexo processo tecnológico é iniciado. Se a chamada não soa, o mecanismo não funciona, a produção de frio não inicia!
Veja também:
- 7 melhores geladeiras Bosch de acordo com avaliações de clientes
- 8 melhores frigoríficos Samsung de acordo com os clientes
- 9 melhores geladeiras baratas de acordo com os clientes
- 10 melhores geladeiras LG de acordo com avaliações de clientes
Princípio de funcionamento do termostato
É sabido que a duração média de um fole de alta qualidade é de 5 anos. Portanto, não faz sentido falar em uma operação de dez anos de equipamentos. Como você sabe, o funcionamento do refrigerador consiste em 4 estados de fase de freon, a saber:
- Compressão
- Condensação.
- Extensões.
- Vapores
Para entender como o freon ajuda a obter uma temperatura baixa, consideraremos o processo de sua conversão com mais detalhes.
Dentro do evaporador, o circuito para abaixar a temperatura, o freon passa para um estado gasoso, que muda facilmente no tubo capilar do relé térmico. Assim que a leitura térmica muda, a temperatura fica mais baixa que o limite, o freon sob pressão muda para líquido. Essa mudança de estado contribui para uma queda acentuada da pressão e, consequentemente, o endireitamento do fole.
Nesta fase, os contatos são fechados, a tensão de controle é cancelada com o relé térmico do motor. O refrigerador para de produzir frio exatamente até a chave de temperatura ser ativada.
Nesta fase, o freon é convertido em vapor, a pressão sobre o fole aumenta acentuadamente, o que leva ao fechamento dos contatos para dar partida no motor dos eletrodomésticos.
Importante:
Apesar da duração do tubo de freon, uma mudança no estado de agregação de uma substância ocorre exclusivamente na extremidade adjacente ao evaporador. Assim, a qualidade de operação do interruptor de temperatura do refrigerador é afetada pela densidade do contato.E é fornecido por meio de um selante, cola especial.
Se o relé de temperatura estiver com defeito, não será difícil para o mestre substituí-lo. Para isso, é recomendável substituir o elemento pelo mesmo modelo e tipo. Caso contrário, o estado térmico do equipamento de refrigeração será notavelmente diferente e o resultado da operação do equipamento não será muito agradável.
Artesãos experientes sabem que o estado térmico do relé pode ser ajustado. Assim, eles são capazes de encontrar uma saída da situação com dignidade, ajustando a operação do regulador mais frio para o usuário.
O botão de controle, que é girado para regular a temperatura, afeta diretamente a mola do termostato e, consequentemente, o estado térmico da unidade.
No entanto, este método de operação do dispositivo não pode ser usado para dispositivos eletrônicos.
Veja também - Como encher a geladeira com freon em casa
Onde está o relé térmico
Os proprietários de equipamentos de refrigeração com termostato mecânico estão familiarizados com ele à revelia. Na maioria dos casos, durante a instalação, movendo e reorganizando os móveis para facilitar o processo, os proprietários pegaram as mãos no interruptor de temperatura, sem nem mesmo saber. Tocamos no botão do controlador de temperatura para mudar o modo de temperatura ou o mecanismo rotativo do próprio relé.
Hoje, ele consiste em dois elementos principais, cuja aparência sugere seu objetivo e funcionalidade:
- Uma caixa que consiste em controle, mecanismos executivos.
- Capilar fino e alongado.
Então, vamos descobrir os meandros do regulador de temperatura em ordem.
A caixa consiste em um fole hermeticamente fechado, que é um acordeão de metal cilíndrico que responde às mudanças de temperatura no ambiente, a pressão muda através de suas próprias dimensões lineares.
Para uma apresentação geral, pode-se notar que a aparência do acordeão é semelhante a um tubo corrugado de metal (geralmente usado em eletrodomésticos). No entanto, seu completo isolamento do mundo exterior atesta sua rigidez e determinação precisa de indicadores.
Quando a pressão ambiente aumenta, o acordeão se contrai e, quando a pressão ambiente diminui, ele se estende de acordo. O design também inclui uma mola que altera a resposta dos foles de acordo com a pressão real.
A produção de foles, independentemente do tamanho e uso posterior, é a mesma. Para a fabricação, apenas o aço de alta qualidade é usado, o qual é trefilado em uma forma cilíndrica. No entanto, o processo de fabricação da parte mais interessante ocorre a seguir.
O cilindro de metal resultante é instalado dentro de uma máquina especial, na qual, sob a prensa, a chapa é espremida e endireitada sob uma força definida com precisão. Assim, forma-se um acordeão, que individualmente não possui propriedades elásticas, por exemplo, como uma mola. O acordeão acabado se presta facilmente à deformação: alongamento, compressão, deformação.
Para equilibrar a pressão externa no fole, a possibilidade de usá-lo no equipamento de medição, o gás é bombeado para ele. Assim, qualquer impacto no fole pode prolongar-se ou se esticar, mudar de forma.
No entanto, é óbvio que um interruptor de temperatura com um elemento sensor funcionará a qualquer temperatura. Isso não garante conveniência. É muito mais agradável quando um dispositivo com um regulador instalado altera o limiar de resposta, dependendo da temperatura dentro da câmara do refrigerador.
Para realizar esta tarefa, uma mola é enrolada sobre o fole. Espiralmente envolve-o, fixando as pontas no mesmo local que o fole. Portanto, a tensão da mola afeta o limiar para a partida do sensor.
Hoje existem modelos com uma ou mais molas, cuja utilização depende de onde é utilizada: em freezers, diretamente para a geladeira.
Interruptores eletrônicos de temperatura para geladeiras
Os relés térmicos eletrônicos permitem regular com mais flexibilidade a operação de todo o sistema. O elemento sensível nesse caso é um resistor ou tiristor especial. A principal desvantagem do uso de relés eletrônicos em geladeiras com alto consumo de energia é a vida útil.
Os interruptores de temperatura eletrônicos são especialmente populares para refrigeradores com compressores lineares, nos quais a indicação térmica é alcançada juntamente com baixo consumo de energia, nível de ruído e dimensões.
É por isso que hoje em dia, para a produção de equipamentos de refrigeração, são utilizados compressores lineares que trabalham continuamente e com precisão mantêm a temperatura definida.
Como você pode ver, os termostatos mecânicos e eletrônicos diferem em sensibilidade, vida útil e confiabilidade. Portanto, ao escolher eletrodomésticos para compra, você deve prestar atenção especial ao tipo de chave de temperatura.
Veja também: