- Como testar utensílios de cozinha para adequação ao uso de microondas
- Pratos dos quais os materiais não podem ser usados categoricamente
- Quais materiais são adequados para fornos de microondas
- Mais sobre recipientes de plástico
- Se é possível cobrir placas ao aquecer
- Quais devem ser os recipientes para cozinhar e assar no microondas
Um microondas é uma coisa conveniente, sem dúvida. Agora, provavelmente, nenhuma cozinha pode ficar sem ela. Mas, curiosamente, alguns ainda não sabem quais utensílios podem ser usados no microondas e quais não. E essas pessoas ficam incrivelmente surpresas quando ouvem uma explosão alta dentro da câmara ...
Como testar utensílios de cozinha para adequação ao uso de microondas
Se você nunca usou louça no microondas em casa, recomendamos que verifique primeiro. Porque, a louça pode parecer bastante adequada, mas, na prática, eles levarão e como explodirão durante o processo de aquecimento! E então você o tem em suas mãos quando começa a retirar um prato quente de borsch, o que é muito mais desagradável.
Pegue um copo facetado comum (ou qualquer copo em que você tenha aquecido o líquido antes e não tenha observado nenhuma aventura), encha-o por um terço com água. E coloque-o no prato que você deseja testar. Execute o modo de aquecimento normal por 1 minuto.
Se o recipiente for adequado, no final do processo, você descobrirá que o líquido no copo aqueceu ou até ferveu, mas a placa de teste permaneceu completamente fria. Se, no entanto, estiver quente, você não deve usá-lo, não é para o microondas, obviamente.
Mas você pode verificar o que já está disponível. Em uma loja, esse truque não funcionará. Portanto, você precisa saber com antecedência, pelo menos em teoria, o que procurar ao comprar utensílios de microondas.
Veja também:
- 5 dos melhores microondas da LG 2025 Do ano
- 5 melhores microondas Daewoo Electronics
- As 5 melhores microondas da Panasonic
- 6 das melhores microondas Horizont 2025 Do ano
- 6 melhores fornos de microondas BBK
- 6 das melhores microondas Korting
Pratos dos quais os materiais não podem ser usados categoricamente
Agora, vamos dar uma olhada em quais pratos não devem ser colocados no microondas. Lembre-se de uma vez por todas que os materiais mais inseguros para fornos de microondas são:
- Cristal
- Vidro fino ou melamina
- Argila e cerâmica sem esmalte
Esses três materiais explodem descaradamente quando expostos a microondas. O cristal contém chumbo e também possui uma textura heterogênea. A argila também, se não for protegida por esmalte denso, é heterogênea e cheia de bolhas internas invisíveis externamente. Quando aquecidas, essas cavidades estão estourando e você, abrindo a porta, encontra um punhado triste de fragmentos.
Mas repetimos: é bom que aconteça por dentro, diretamente no processo e não nas suas mãos. Portanto, esses dois materiais são os mais inadequados.E, se, sobre cristal, e por isso é claro, e não há nada de especial para aquecer nele, tigelas de argila e copos feitos de vidro fino são frequentemente colocados em microondas.
O restante dos pratos que não são adequados para fornos de microondas atingirá o forno, não suas mãos. Mas por que tentar o destino e desativar o equipamento? Os materiais listados abaixo causam faíscas, estalos e estalos dentro da câmara:
- Cobre
- Latão
- Ferro fundido
- Aço
- Folheado a ouro
- Revestimento de metal
É claro que você deve esquecer os discos com uma borda dourada. Mas, curiosamente, existem desenhos que se parecem com a tinta mais comum, mas na verdade contêm muito metal que causa uma descarga elétrica. Portanto, você precisa pegar placas sem um padrão.
Veja também - Como o microondas funciona
Quais materiais são adequados para fornos de microondas
Em primeiro lugar nesta lista, estão os pratos de vidro resistentes ao calor. Ela não tem medo de nada, a comida esquenta perfeitamente, ela mesma permanece fria e o forno consome muito menos energia elétrica do que quando usa outros materiais.
Mas, um enorme menos desses pratos é o seu alto custo. Custa três a quatro vezes mais que o normal. E comprá-lo em quantidades suficientes para toda a família não está disponível para todos.
Além disso, pratos de porcelana e louça são adequados para uso, é claro, sem desenhos. A cerâmica também é adequada se for coberta com uma camada de esmalte uniforme. Também são adequados plásticos, polietileno, pratos de papel, silicone, papel vegetal e até pano de linho ou algodão (você pode aquecer pão, por exemplo).
O vidro é bastante adequado, mas não fino, mas com a mesma espessura que em latas comuns ou vidro facetado.
Chamamos a atenção para o fato de que não vale a pena usar pratos em que o esmalte é parcialmente aplicado. Aquece os alimentos de forma desigual e, novamente, pode estourar.
Mais sobre recipientes de plástico
No plástico, tudo é simples: no rótulo desses recipientes, há sempre uma marcação, se é adequado para forno de microondas, se pode ser adequado para aquecimento ou não. Mas, é na loja, é claro.
Mas e se você tiver alguns navios, mas não houver adesivos por um longo tempo? Então, é melhor você não usar esses pratos, porque se esse material não se destinar a fornos de microondas, quando aquecido, emitirá muitas substâncias nocivas que irão direto para os alimentos.
É mais fácil ir à loja e comprar uma nova embarcação, da qual você terá certeza. O principal é não pegar o barato, aquele que veio de Xangai. Essas pessoas empreendedoras escreverão o que você quiser e colocarão as marcações que quiser, mas, de fato, o material, como era, permanecerá inadequado para altas temperaturas. E não apenas o aquecimento no próprio microondas não é muito útil, mas, juntamente com o plástico chinês, será apenas um grande golpe no fígado.
Embora, em geral, qual é a necessidade de aquecer os alimentos neles? Existem alguns deles que são completamente pouco atraentes.
Se é possível cobrir placas ao aquecer
Você não pode cobrir bem, ele vai explodir. Você não precisa colocar pratos ou tigelas embrulhadas em papel alumínio. O aquecimento de um recipiente aberto também não é uma opção. Por exemplo, depois de aquecer o mingau de trigo sarraceno com o fígado, as paredes do microondas terão que ser esfregadas por um longo tempo e tediosamente, uma vez que esses produtos explodem por dentro.
A melhor opção são capas especiais vendidas em lojas de eletrodomésticos. Eles são muito grandes, do tamanho do círculo rotativo de um fogão, e sua altura também é grande. Coloquei um prato embaixo deste frasco - e não há problema! Aquecerá, não explodirá e não borrará as paredes.
Embora, para usá-los, você precisa saber: eles não resistem à ebulição forte dos produtos. Em seguida, são compactados devido ao fato de um vácuo ser formado e firmemente aderido ao círculo de vidro. Simplesmente não funcionará para removê-los, você precisará forçá-los com uma faca de baixo para dar acesso ao ar.
Escolhendo a forma ideal para o aquecimento
Não apenas o material, mas também a forma das panelas são importantes para aquecer confortavelmente os alimentos. O microondas aquece rapidamente e com freqüência, o líquido espirra.A melhor modificação de pratos ou xícaras para fornos de microondas é com um tampo em expansão. Neles, por alguma razão, o líquido se comporta com calma, mesmo que ferva muito.
Quais devem ser os recipientes para cozinhar e assar no microondas
Separadamente, gostaria de falar sobre quais pratos podem ser cozidos no microondas.
O cozimento e a estufagem só podem ser feitos com copos refratários. Não há nada melhor e não pode ser. Mas, lembre-se de que o microondas, como escrevemos acima, tem a propriedade de empurrar o líquido para fora. Portanto, escolha uma capacidade maior, e não de ponta a ponta. Alimentos e água devem atingir até 2/3 do volume total.
O mesmo vale para o cozimento. Escolha uma forma maior ou coloque um pouco menos de massa do que nos casos em que assa em forno convencional. O material ideal para isso é silicone.
Agora você sabe exatamente quais pratos você pode usar no microondas. Desejamos a você as melhores e menos surpresas com fogos de artifício!
Veja também: