A higiene bucal é um processo importante, porque dentes saudáveis são a chave para um hálito fresco e um sorriso bonito. Para esse fim, as pessoas usam, além dos meios usuais, um novo dispositivo chamado irrigador. Com este dispositivo, você pode obter um melhor resultado. Mas o que é um irrigador oral? Para que serve? Como usá-lo? Vamos descobrir!
O que é e por que é necessário?
O irrigador não substitui uma escova de dentes, mas é um dispositivo adicional para cuidar da cavidade oral. À pergunta: “Por que precisamos de um irrigador para a cavidade oral”, responderemos simplesmente - para um atendimento odontológico mais completo.
Ao comprar um irrigador, você não precisa remover a escova. Com ele, você pode limpar lugares inacessíveis na boca, chaves, coroas e implantes. Ajuda a se livrar do tártaro e é usado para prevenir doenças dos dentes e gengivas. Mas isso não significa que as visitas ao dentista possam ser esquecidas, porque apenas um especialista pode fazer um diagnóstico e escolher o tratamento certo.
Irrigator é usado para:
- Garantir a máxima higiene em casa.
- Impede o desenvolvimento de doenças da cavidade oral.
- Impede o crescimento de bactérias e cáries.
- Fornece limpeza de alta qualidade de toda a cavidade oral.
Os irrigadores existem de várias formas:
- Estacionário - conectado à rede elétrica.
- Portátil - de tamanho pequeno, equipado com um tanque de líquido e uma bateria para operação.
- Conectados ao suprimento de água - eles são conectados com a ajuda de adaptadores a qualquer tipo de torneira e a água entra no dispositivo continuamente. Os médicos não recomendam o uso deste tipo de unidade devido à qualidade duvidosa da água no suprimento de água.
Veja também - Irrigador oral - o que é?
Indicações e contra-indicações
Os irrigadores são usados nesses casos:
- Aglomeração de dentes.
- Com inflamação, tratamento e prevenção de doenças na boca.
- Para se livrar do mau hálito.
- Com diabetes mellitus, que impede a cicatrização rápida dos tecidos moles.
- Cuidar de aparelhos, coroas e implantes.
- Gravidez, a fim de garantir a necessária higiene bucal e prevenir a ocorrência de doenças.
Contra-indicações:
- Cirurgia mucosa recente.
- Tratamento no dentista.
- Doença periodontal;
- Sangramento permanente das gengivas após o uso do irrigador por 14 dias.
Segundo especialistas, todas as contra-indicações são temporárias. Também é necessário monitorar cuidadosamente a criança, se ela usar um irrigador, para não engasgar acidentalmente com um jato d'água.
Veja também - Irrigador oral portátil Revyline RL 200 XL VS Waterpik 450
Que líquido você pode usar
Use água fervida ou filtrada. O não cumprimento das regras pode causar infecção ou danificar o dispositivo. Você pode enxaguar a boca com decocções de ervas, mas antes disso você precisa obter o conselho de um especialista, porque essas decocções não são adequadas para todos. E também partículas da tintura podem entrar e desabilitar o dispositivo.
O líquido derramado no irrigador deve estar à temperatura ambiente. Essa condição deve ser atendida, pois a água morna será mais confortável para a cavidade oral.
Se as instruções não indicarem estritamente que é necessário usar água limpa, você poderá adicionar um pouco de enxaguatório bucal, o que terá um efeito positivo nos dentes e gengivas. Após o uso, lave o irrigador completamente.
Para prevenir doenças e tratar a cavidade oral, use líquidos prontos que incluem:
- Miramistin é um medicamento antibacteriano e antifúngico.
- Compostos de fluoreto - protegem o esmalte dos dentes.
- Plantas medicinais - alivie a inflamação, lute contra o mau hálito.
- A clorexidina é um anti-séptico. Sobrescreve a membrana mucosa e, portanto, não pode ser usada todos os dias.
Produtos irrigadores populares:
- Albadent - normaliza o nível de acidez na cavidade oral, contém extratos de plantas e é capaz de curar pequenas lesões nos tecidos moles, auxilia na prevenção de cáries e doenças periodontais.
- Irix - consiste em fluoretos, alúmen, citrato de potássio e miramistina, fornece proteção para dentes e gengivas.
- Professor Persin - feito de ervas, contém clorexidina e é um anti-séptico.
Como usar o irrigador
Antes de usar, consulte o seu dentista sobre o líquido que você está usando e com que frequência você pode usar o seu irrigador oral.
Escove os dentes antes de usar o irrigador. O dispositivo não pode ser um substituto completo para o tratamento padrão da cavidade oral, ele se destina a uma higiene adicional. O processo de limpeza deve levar 15 minutos.
Durante a operação do irrigador, é importante prestar atenção às gengivas, o líquido deve ser direcionado de cima para baixo. Essas etapas simples podem ajudar a evitar lesões nas gengivas. Leia as instruções antes da primeira utilização, ajudará a evitar danos nos tecidos moles.
A limpeza da cavidade oral deve começar com uma pressão mínima, que deve ser aumentada gradualmente. Tais manipulações ajudarão as gengivas e os dentes a se adaptarem ao procedimento e evitarem desconforto.
A limpeza deve começar pelos dentes da frente dos dois maxilares e trabalhar gradualmente em direção aos dentes de trás, que precisam levar mais tempo durante a escovação. Nesses locais, a escova de dentes faz um mau trabalho de suas funções e acumula o maior número de micróbios.
Antes de usar o irrigador, não use fio dental no espaço interdental, pois pode danificar as gengivas e, depois de usar o dispositivo, apenas piorará a situação.
Se falamos sobre as configurações do dispositivo, elas podem incluir:
- Alternando modos de operação.
- Mudança no número de pulsos por minuto.
- Controle de pressão.
- Desligamento automático após um certo tempo.
Como usar o irrigador corretamente:
- Encha o dispositivo com líquido.
- Instale o acessório mais adequado.
- Comece a limpar à pressão mínima.
- Antes de ligar o irrigador, coloque o bico instalado na boca.
- Ligue o irrigador.
- Direcione uma corrente de líquido na base do dente.
- Limpe as gengivas e o espaço interdental.
- No final do processo de limpeza, desligue o dispositivo e descarte o líquido restante.
Com que frequência você pode usar
Segundo os especialistas, a frequência de uso dos irrigadores depende de vários fatores: para que finalidade será utilizado, o tipo de dispositivo.Se você o usar na prevenção ou tratamento de várias doenças da cavidade oral, precisará consultar um dentista. O médico determinará a frequência de uso do irrigador e do fluido usado.
Para manter os dentes e gengivas mais limpos, é necessário aplicá-lo cerca de 4 vezes por semana. Se o irrigador for aplicado corretamente, ele poderá ser usado com mais frequência.
Se você se preocupa com a limpeza dos dentes e gengivas, bem como com a saúde da sua cavidade oral, esse dispositivo será uma dádiva de Deus para você.
Veja também: