A cafeteira do tipo gêiser foi inventada pelo engenheiro italiano Luigi de Ponti em 1933 para a empresa Alfonso Bialetti. Essa empresa ainda fabrica dispositivos desse tipo. Eles usam dois recipientes, no filtro entre os quais o café é colocado. A água fervente é forçada a sair pelo filtro aumentando a pressão, como um gêiser, saindo da câmara superior.
A água fervente dissolve melhor a cafeína e a pressão cria um sabor mais aromático. Note-se que a cafeína tem um sabor muito amargo, portanto, o café preparado dessa maneira não é tão bom quanto o café expresso.
As máquinas de café do tipo gêiser são diferentes. Para um bebedor de café ou para uma dúzia, com ou sem creme, em alumínio ou aço, para cappuccino ou cappuccino. A cafeteira com gêiser elétrico se desligará e informará que a bebida está pronta com uma melodia discreta. A escolha é sua.
Critérios para escolher uma cafeteira gêiser
- Volume. Para escolher o volume de uma cafeteira, vale a pena fazer perguntas, quantas pessoas tomam café e com que frequência o fazem? A compra de um dispositivo para uma porção de cinco amantes do café ameaça com uma longa espera pelo cobiçado copo pela manhã, embora para um bebedor moderado essa escolha seja a escolha certa. A capacidade de preparar de 4 a 10 xícaras por vez parece mais aceitável, mas aqui você precisa levar em consideração que o custo do dispositivo aumenta proporcionalmente ao aumento de seu volume.
- Preferências pessoais. Este fator é um dos mais importantes. Se alguém gosta de café espumoso, a compra de uma cafeteira clássica não resolverá o problema. Você deve escolher um aparelho que produz exatamente o tipo de café que melhor se adequa às suas preferências de gosto. Caso contrário, qual é o sentido dessa compra?
- Custo. Os preços para as cafeteiras de gêiser variam. Em geral, este é um produto bastante caro. Tudo depende de quão lucrativa e aceitável a compra de uma máquina de café será comparada ao café já adquirido.
- Conveniência. Se você, como a maioria das pessoas, faz café pela manhã, não precisa de uma cafeteira de gêiser complexa. Conectar o plugue a uma tomada e pressionar um botão é o máximo que muitos são capazes de alguns minutos após acordar.
É ainda melhor se o dispositivo inteligente ligar sozinho e preparar café quando necessário. Mas tempo é dinheiro, esses dispositivos são caros.
Veja também - Como escolher a máquina de café em cápsula certa para sua casa
Como escolher uma cafeteira de gêiser Bialetti
Os dispositivos Bialetti mais populares desse tipo estão listados abaixo.
Clássico. Bialetti Moka Express, a cafeteira gêiser mais popular do mundo, com vendas superiores a 200 milhões de unidades. É a solução clássica para uso doméstico. O Moka Express está disponível em 1, 3, 6, 9, 12 xícaras, o que corresponde a 60, 200, 300, 550, 775 ml.O Moka Express é feito de liga de alumínio de qualidade alimentar com alta condutividade térmica, o que reduz o tempo de preparação da bebida e economiza energia.
À la espresso. Bialetti Brikka tornou-se famoso pelo "sistema Brikka", graças ao qual é possível fazer café com espuma diretamente em casa. Usando uma válvula de controle de pressão especial na entrada da câmara superior, agora você pode apreciar o rico aroma do creme. Em busca da perfeição, o fabricante foi ainda mais longe - agora a tampa do dispositivo tem um orifício que não permite a condensação do vapor e, pingando na espuma, dilui o prazer do amante do café. Simples e engenhoso. Feito de liga de alumínio de qualidade alimentar. Disponível em 2-4 xícaras (100-200 ml).
Imprensa clássica + francesa. A Bialetti Moka Crèm é a única máquina de café do tipo gêiser equipada com o “sistema Moka Crèm”. Consiste em uma tampa sem aquecimento, um pistão de espuma incorporado com uma alça que permite saturar a bebida com ar para criar uma espuma aveludada e um balão facilmente lavável. Graças à tampa transparente, você pode verificar a consistência da espuma, e um especial, patenteado, duas vezes mais alto que um funil normal sempre garante o uso da quantidade estritamente necessária de água. Após fazer o café, feche bem a tampa e, segurando o dispositivo com uma mão, com os segundos movimentos de translação, faça espuma na bebida até que o volume e a consistência desejados da espuma sejam alcançados.
Máquina de cappuccino. O Bialetti Mukka Express está disponível nas versões clássica e sem fio com um sistema de aquecimento integrado. Na última versão, a máquina desliga automaticamente com um bipe. Permite fazer cappuccino e café com leite (o modo é selecionado pela posição da válvula de pressão). No Mukka Express, o funil de filtro está equipado com um dispositivo especial que impede a prensagem do café. O design utiliza alumínio galvanizado, ligas de aço, bronze, plástico e não contém PVC. Volume Mukka Express - 1-2 xícaras (200-320 ml).
Veja também - 15 melhores moedores de café em casa, de acordo com avaliações de clientes
Elétrico. A cafeteira elétrica gêiser Bialetti Easy Caffé com 6 porções (300 ml) também é equipada com um sistema de aquecimento integrado com uma função de desligamento automático depois de fazer o café. O dispositivo manterá a bebida quente por 25 minutos. Liga de alumínio usada para alimentos. Não aqueça no fogão, lave na máquina de lavar louça.
Máquina de café elétrica Easy Timer - Um análogo de alta tecnologia do clássico Moka Express. Graças ao timer embutido, você pode programar o tempo para preparar sua bebida favorita, para que você possa desfrutar imediatamente de um sabor único pela manhã. Projetado para 3-6 porções (180-360 ml).
Elettrika auto - Uma versão automotiva de uma cafeteira elétrica com um conector de 12 V.
Aço em vez de alumínio.A Bialetti Musa, a Bialetti Kitty e a máquina de café gêiser Bialetti Venus são feitas de aço inoxidável (18% de cromo, 10% de níquel. Disponível em volumes de 4-6 xícaras (230-300 ml). Ao contrário dos dispositivos de liga de alumínio, o aço pode ser usado com placas de indução superfícies.
O original. E o mais original é Bialetti Moka Melody Italia, orgulhosamente carregando o logotipo da Federação Italiana de Futebol e perdendo o hino deste país depois de fazer a bebida.
Veja também - Que moedor de café é melhor comprar para a casa
Outras máquinas de café gêiser
Além da empresa-mãe das máquinas de café gêiser, existem muitos outros fabricantes: Bunn, DeLonghi, Krups, Jura Capresso, Serafino Zani, Vev Viganò, Bellman, Voltman, Top Moka, G.A.T. Seus produtos, embora originais, seguem em grande parte as decisões de Bialetti.
Por exemplo, a máquina de café elétrica De'Longhi Alicia corresponde à máquina de café Easy Caffé, com uma capacidade superior transparente que permite monitorar o processo de fazer café, bem como a função de aquecer a bebida resfriada.
Serafino Zani se concentra em trazer mestres de design de renome mundial para a criação de suas linhas de produtos, transformando a cafeteira de um utensílio de cozinha comum em uma obra de arte.
Se a escolha for em uma das máquinas de café gêiser, em breve você se sentirá fã de sua própria cafeteira e não terá a menor preocupação com o artesanato dos baristas.
Veja também:
- 5 melhores cafeteiras e máquinas de café VITEK de acordo com avaliações de clientes
- As 7 melhores cafeteiras e máquinas de café Philips 2025 Do ano
- As 8 melhores cafeteiras e máquinas de café Melitta
- 12 melhores cafeteiras e máquinas de café de acordo com avaliações de usuários