Manter os alimentos frescos, refrigerados ou mesmo congelados fora de casa e sem uma geladeira estacionária pode ser fácil e simples com uma bolsa térmica. Para aqueles que ainda não adquiriram um acessório tão útil, certamente será interessante saber como a bolsa térmica funciona e o que determina sua eficácia. Vamos descobrir!
Tipos e princípio de operação de sacos mais frios
Sacos de geladeira nas prateleiras das lojas agora são aparentemente invisíveis. Eles vêm em todas as formas, cores e tamanhos. No entanto, funcionalmente, esses acessórios são divididos em:
- sacos térmicos;
- sacos com acumuladores de frio;
- geladeiras para carros capazes de resfriar o ar dentro de si.
Vamos dar uma olhada nessas variedades.
A bolsa térmica é capaz apenas de manter o frio. É organizado de acordo com o princípio de uma garrafa térmica convencional; além disso, esse acessório pode não apenas manter baixas temperaturas, mas também manter os alimentos quentes. Ou seja, você sempre pode desfrutar de sorvete na praia ou tratar seus amigos para aquecer pizza em um piquenique fora da cidade.
A bolsa térmica tem uma estrutura muito simples - possui uma camada de película isolante dentro, por exemplo, de espuma de poliuretano ou isolamento de película. Esse saco é bem fechado e pode manter a mesma temperatura dentro da câmara por 2-3 horas. Essa bolsa é muito conveniente de usar, se você leva um estilo de vida ativo e passa muito tempo na estrada e em pé. A bolsa pode ser transportada por cima do ombro. Existem modelos feitos na forma de mochilas e, após o uso, esse acessório torce e não ocupa muito espaço. Existem também caixas térmicas. Eles têm uma estrutura rígida e a espuma pode atuar como um material isolante.
Se você comprar frutas ou bebidas no mercado em um dia quente de verão, coloque-as em uma bolsa térmica comum e vá para a natureza, terá que se deliciar com frutas quentes e beber bebidas quentes.
Mas uma bolsa com acumuladores de frio pode ajudá-lo nessa situação e esfriar um pouco os produtos adquiridos. De fato, esta é uma bolsa térmica comum com uma camada isolante grossa dentro. Mas, com essa compra, os acumuladores de frio também são vendidos - frascos selados com soro fisiológico ou gel especial. Esta bateria deve ser congelada previamente. Se um recipiente congelado for colocado em uma bolsa térmica, a solução salina derreterá muito lentamente, liberando o frio para os alimentos dentro. O uso de baterias recarregáveis aumentará o tempo de armazenamento de alimentos dentro da bolsa térmica - em cerca de 10 a 12 horas.
No entanto, existem sacos de contêineres que podem resfriar ativa e continuamente o ar e os produtos dentro de si. Esses dispositivos recebem energia de uma tomada ou de um isqueiro de carro. Graças a isso, o refrigerador automático pode funcionar por quantos dias. Como regra, essas capacidades diferem no maior volume e são projetadas para turistas de carro, viajantes e aqueles que vão relaxar na natureza com uma grande empresa.
Veja também:
- 7 melhores geladeiras Bosch de acordo com avaliações de clientes
- 8 melhores frigoríficos Samsung de acordo com os clientes
- 9 melhores geladeiras baratas de acordo com os clientes
- 10 melhores geladeiras LG de acordo com avaliações de clientes
O que determina o tempo para manter a temperatura dentro da bolsa?
Obviamente, ao comprar uma sacola mais fria, todos queremos que nossa compra seja o mais eficiente possível e durará o máximo possível. Por isso, ao escolher um modelo específico, concentre-se na espessura da camada isolante, na ergonomia e no dispositivo da sua compra, na presença ou na ausência de baterias frias, etc.
Lembre-se de que uma bolsa de material denso, com um prendedor confiável e uma aba protetora, com uma espessa camada isolante, é capaz de manter uma temperatura 15 ° mais baixa que o ambiente. No entanto, sem acumuladores de frio, esse efeito terá vida curta - cerca de 3 horas.
A propósito, não recomendamos a compra de uma bolsa mais fria, se você não tiver certeza de que a camada térmica é superior a 0,8 cm.A espessura menor do poliuretano ou da isolona da folha simplesmente não é capaz de manter o frio ou o calor por dentro, por mais de 1 a 1,5. horas.
Se você pegar baterias frias ou fizer você mesmo - a vida útil dos produtos na câmara da bolsa térmica aumenta em pelo menos 6 horas. E a temperatura pode ser 20-25 ° mais baixa do que fora da bolsa. Com a correta colocação dos produtos no meio e um número suficiente de acumuladores a frio (para 1 litro de produtos - 50 g de resfriador), a temperatura permanece dentro da bolsa de 12 a 24 horas. Depende, novamente, da espessura da camada térmica.
Baterias frias podem ser compradas prontas. E você pode usar meios improvisados - compressas de gelo, garrafas de água congelada ou solução salina simples (por meio litro de água - 3-4 colheres de sopa de sal de cozinha). Você pode usar o preenchimento granular de fraldas limpas. Deve ser umedecido, removido de uma fralda rasgada e congelado em um saco.
Antes de colocar os produtos, tente esfriar o próprio saco. Por exemplo, coloque-o no compartimento da geladeira e coloque algo muito frio dentro. É melhor não apenas resfriar todos os produtos a serem congelados, mas congelá-los bem. Bem, é melhor embalar cada produto em um jornal ou filme plástico. Ao empilhar produtos, tente distribuir uniformemente os acumuladores de frio - comprados ou fabricados em casa. Deixe algumas pilhas no fundo da bolsa e embaixo da própria tampa. Lembre-se, estilo de comida adequado - mais 1-2 horas para manter o frio dentro!
A propósito, a frequência de abertura da bolsa e até sua localização também afetam a temperatura. Se você colocar a bolsa mais densa e confiável ao sol ou sempre olhar para dentro, não terá resfriamento a longo prazo e manterá a temperatura certa. A bolsa térmica deve ser mantida à sombra ou em local fresco, além disso, pode ser coberta com um cobertor ou outras coisas que interfiram na transferência de calor. Para abrir a bolsa com menos frequência, adquira um modelo com válvulas de acesso rápido - pequenos grampos laterais que permitem que você tire um pequeno produto ou garrafa de água da bolsa sem abri-la e sem deixar ar quente no meio.
A propósito, todas as mesmas regras se aplicam se você precisar manter os alimentos quentes. Apenas os acumuladores de frio que você não congela, mas aquece em água quente.
Veja também - Quanta eletricidade a geladeira consome por mês?
Para que serve a bolsa térmica?
O escopo de uso de uma bolsa isotérmica é extremamente amplo. Pense por você mesmo:
- Você pode fazer grandes compras de produtos sem se preocupar com a segurança deles. Mesmo meio dia andando pelo mercado em um dia quente de julho, você pode ficar absolutamente calmo pelo frescor da carne ou dos produtos lácteos adquiridos, se os usar em uma bolsa térmica com acumuladores de frio;
- Você pode levar bebidas frias, sorvetes e outros produtos para a praia;
- Você pode armazenar os cosméticos e medicamentos necessários que não podem ser contidos fora da geladeira em um termobag;
- Você pode levar alimentos perecíveis com você em uma longa viagem (para a natureza, para o mar, para a casa de campo, em um acampamento);
- Você pode manter assados ou outros pratos, bebidas quentes, mesmo se fizer uma surtida ou um piquenique no campo;
- Você pode almoçar, trabalhar, estudar e treinar em um pequeno recipiente térmico;
- Você pode facilmente esperar por uma interrupção inesperada, reparar ou descongelar a geladeira sem perder comida do freezer;
- Em uma bolsa térmica, você pode armazenar suas capturas enquanto pesca ou carne que caça.
Algumas donas de casa prudentes adquirem vários sacos térmicos de tamanhos diferentes para diferentes necessidades. Em uma palavra, basta comprar ou fazer uma sacola mais legal com suas próprias mãos e, acredite, você não ficará ocioso!
Mini-frigorífico real - como funciona
Como já dissemos, além das sacolas isotérmicas, também existem mini-geladeiras com possibilidade de duração da bateria. São caixas rígidas de plástico ou madeira compensada com uma camada isotérmica muito grossa de poliestireno ou espuma, além de uma câmara interna revestida a papel alumínio. Além disso, quando conectado à eletricidade ou bateria da máquina, esse dispositivo começa a gerar frio, agindo no princípio de um refrigerador doméstico comum. Os mini refrigeradores também possuem uma pequena quantidade de refrigerante, um compressor e um sistema de tubos. Quando a energia é conectada, o compressor começa a conduzir o refrigerante através dos tubos capilares do dispositivo, o ar dentro da câmara do minifrigorífico começa a esfriar.
Às vezes, em vez de eletricidade, o gás é usado nos cilindros. No entanto, lembre-se de que um cilindro de 5l é suficiente por uma semana, não mais. E, no entanto, essa instalação não pode ser transportada de um lugar para outro - ela só pode funcionar estacionária.
Dispositivos mais avançados funcionam com base em fenômenos como a absorção de calor na junção de dois materiais semicondutores. Esse fenômeno é conhecido como efeito Peltier. Esse frigobar pode receber energia de uma tomada simples, de um isqueiro no carro ou de um gerador embutido. Este modelo será completamente autônomo - pode ser colocado no país ou transportar um carro no porta-malas.
Como você pode ver, a tecnologia continua avançando, tornando a vida cotidiana humana o mais confortável possível, mesmo onde a civilização está fora de questão. Agora, você tem a oportunidade de saborear uma bebida fresca enquanto toma sol na praia, mesmo que não haja lojas por perto. Agora você pode fazer piqueniques longos e comer alimentos frescos, sem o risco de dores de estômago. Você pode descongelar e desinfetar com segurança o refrigerador sem quebrar seu cérebro, onde colocar uma montanha de produtos congelados.
Além disso, conhecendo o princípio de operação da bolsa térmica, você pode escolher um modelo verdadeiramente prático e eficaz, além de aproveitar todo o seu potencial. Estar sempre em sintonia com os tempos e viver confortavelmente!
Veja também: