Os produtos que se transformam em gelo, camadas de gelo e neve nas paredes de ambas as câmaras, geadas mesmo na zona de frescura, onde a temperatura não deve cair abaixo de 2 graus - todos esses sintomas indicam que a geladeira está congelando demais. A razão para esse fenômeno não está necessariamente na quebra da unidade. Às vezes, o problema surge devido ao fato de que seu proprietário teme pela segurança dos produtos em climas quentes e torce o regulador de temperatura ao máximo. Nessa situação, o compressor começa a funcionar, causando o congelamento do refrigerador.
Se for esse o caso, podemos recomendar a alteração das configurações, definindo o valor médio do regulador, o que garantirá uma proteção confiável dos alimentos contra o calor do verão. Caso contrário, será necessário realizar diagnósticos para identificar os motivos da operação incorreta do dispositivo.
Há várias avarias, pelas quais a geladeira pode congelar demais, congelando hummocks de gelo inteiros nas paredes. Abaixo, abordaremos todas as opções possíveis, além de como solucionar problemas.
Problema com sensores e controle de temperatura
Para lidar com esse problema, você precisará de um conhecimento mínimo sobre o princípio de operação do refrigerador. Em cada uma de suas células, sensores especiais são instalados. Eles monitoram constantemente a temperatura do ar e, quando sobe ou desce até um determinado limite, envia um sinal para ligar ou desligar o compressor. Se um desses sensores falhar, o controle de temperatura é interrompido, o que leva às seguintes consequências:
- o compressor começa a funcionar sem parar, o que pode causar sua rápida falha;
- mesmo na temperatura certa, a geladeira congela os alimentos;
- carga intensa ao longo do tempo leva à falha do motor-compressor.
Se você ajustar o termostato para a posição intermediária, mas o motor não desligar por um longo tempo, não espere que o problema desapareça por conta própria. Entre em contato com um centro de serviço para diagnosticar e substituir o sensor para restaurar o funcionamento normal do refrigerador.
Veja também:
- 7 melhores geladeiras Bosch de acordo com avaliações de clientes
- 8 melhores frigoríficos Samsung de acordo com os clientes
- 9 melhores refrigeradores baratos de acordo com os compradores
- 10 melhores geladeiras LG de acordo com avaliações de clientes
Vazamento de uma das câmaras e formação de condensação
A baixa temperatura nas câmaras frigoríficas é mantida devido à estanqueidade completa das câmaras. Por sua vez, é garantido pela presença de um selo de borracha localizado na porta. Com seu desgaste natural ou dano mecânico, o ar quente gradualmente começa a penetrar na câmara.
Para compensar a falta de frio, o compressor começa a produzi-lo muito mais ativamente, devido ao qual as camadas de gelo aparecem e os alimentos são congelados. Além disso, o excesso de calor na câmara cria condensação, aumentando significativamente o nível de umidade no refrigerador. A solução de ambos os problemas ao mesmo tempo ajuda a substituir a vedação e restaurar a tensão.
Veja também - Como verificar a saúde do compressor da geladeira
Sistema capilar entupido
Para manter a temperatura na geladeira, o refrigerante circula constantemente através de tubos especiais. Mas, de tempos em tempos, o sistema capilar fica entupido, o que impossibilita a circulação normal. Devido ao plugue resultante, o freon não pode entrar nos canais individuais, o que leva a uma queda acentuada de temperatura em uma das câmaras.
Como corrijo esse problema? A única solução sensata é limpar o sistema, o que restaurará a circulação do refrigerante e sua distribuição uniforme em todo o sistema. Em unidades de compressor único, também pode ser necessário reparar a válvula, que alternadamente direciona o freon para as câmaras de refrigeração e congelação e garante seu funcionamento estável.
Veja também - TOP 8 geladeiras embutidas de acordo com os clientes
Problemas com degelo de geladeiras
Os refrigeradores modernos com o sistema "No Frost" descongelam automaticamente sem a necessidade de desligar o refrigerador de tempos em tempos para remover o gelo acumulado. Isso se deve ao elemento de aquecimento, que gera calor suficiente para o degelo espontâneo. Se o dispositivo falhar repentinamente, o refrigerador não descongela, causando congelamento dos alimentos.
Além disso, em dispositivos com "No Frost", recomenda-se limpar periodicamente o orifício de drenagem projetado para remover o excesso de umidade. Se entupir, o refrigerador começa a congelar demais, e um odor desagradável pode aparecer nas câmaras.
Veja também: