Aspiradores sem fio são uma tendência relativamente nova e crescente no segmento de equipamentos de limpeza. O interesse neles é devido, em primeiro lugar, à sua compacidade e facilidade de uso. Os aspiradores deste tipo estão sempre prontos para trabalhar e ocupam um espaço mínimo em comparação com os aspiradores com fio convencionais. Mas nem todos esses modelos podem fornecer energia de sucção suficiente para substituir um aspirador de pó convencional em um apartamento.
O nicho está se desenvolvendo rapidamente e líderes indiscutíveis estão surgindo. Hoje vamos comparar dois aspiradores sem fio realmente potentes. Dyson V10 Motorhead e Morphy Richards SuperVac Sleek Pro 734000.
Companhia Dyson fundada em 1992. Uma marca inglesa que se tornou popular com seus aspiradores de pó ciclone. A principal produção está localizada em Cingapura. Está posicionada como uma marca premium com preços correspondentes. Site oficial do escritório de representação:
E assim, temos diante de nós dois fabricantes ingleses com uma longa história. Vamos dar uma olhada no que eles podem oferecer aos amantes de ordem e limpeza em casa.
Potência de sucção e vida útil da bateria
O principal critério para avaliar um aspirador sem fio é a proporção de potência e tempo de operação sem recarga. Esses indicadores devem ser equilibrados. Superestimar o poder em detrimento da autonomia não é uma boa ideia. Talvez você não consiga concluir a limpeza quando a bateria acabar, e levará cerca de quatro horas para continuar.
Para usar racionalmente a carga da bateria, os dois fabricantes forneceram dois modos de energia, dos quais depende o tempo de operação. Modo padrão com potência de sucção reduzida e modo turbo com potência máxima.
Dyson V10 Absolute especificações:
- Potência máxima de fluxo de ar no modo TURBO - 151 Aut;
- Duração do trabalho no modo TURBO - 7 minutos;
- Duração do trabalho no modo padrão - 60 minutos;
- Carga completa 210 minutos.
Especificações do Morphy Richards SuperVac Sleek Pro 734000:
- Potência máxima de fluxo de ar no modo TURBO - 110 Aut;
- Duração do trabalho no modo TURBO - 20 minutos;
- Duração do trabalho no modo padrão - 60 minutos;
- Carga completa 240 minutos.
Vemos que o Dyson V10 Absolute tem 36 watts a mais de fluxo de ar que seu concorrente. Mas, ao mesmo tempo, a duração da bateria no modo turbo é notavelmente menor - 7 minutos. O SuperVac Sleek Pro 734000 da Morphy Richards é mais equilibrado nesse sentido. 110 watts de potência são suficientes para a limpeza, enquanto você recebe 20 minutos de operação turbo, o que é quase 3 vezes mais que o Dyson V10. Essa diferença é muito significativa.
Filtragem de ar
O Dyson v10 possui um inovador sistema de filtragem de ar de dois estágios patenteado.O lixo é separado em um ciclone grande no primeiro estágio e em 14 pequenos ciclones no segundo. A poeira é retida pelo filtro fibroso removível e, depois disso, o ar passa pelo filtro final do motor. O fabricante alega que este sistema de filtragem atrasa 99,97% das partículas em tamanho de até 0,3 mícrons.
O SuperVac Sleek Pro 734000 da Morphy Richards possui um sistema de filtragem ciclônica semelhante, mas não tão inovador quanto o Dyson. A limpeza ocorre em 4 etapas. Na primeira etapa, a lixeira do ciclone separa a maior parte do pó e detritos e a limpeza continua na parte interna do vidro. O filtro HEPA combinado retém 99,95% da poeira fina e o ar quase limpo entra no último filtro pós-motor.
Dyson assume a liderança na purificação do ar. Mas, de acordo com nossa experiência, podemos dizer que é improvável que o usuário consiga perceber a diferença na prática. 99,95% e 99,97% de poeira são números muito próximos.
Leve e fácil de usar
O conceito de aspiradores sem fio baseia-se na conveniência e facilidade de uso. O principal valor desse tipo de equipamento é o conforto máximo, que um aspirador de pó convencional normal não oferece. Portanto, prestaremos atenção especial a esse ponto ao comparar Dyson e Morphy Richards. Como se costuma dizer - o diabo está nos detalhes.
Como eles são semelhantes?
- O fator de forma do Handstick é a opção mais conveniente para um aspirador sem fio, proporcionando capacidade de manobra máxima em um espaço mínimo.
- A configuração manual permite uma limpeza conveniente dos móveis ou do interior do carro.
- O método ciclônico de purificação do ar fornece um volume mínimo do sistema de vácuo e fácil remoção de detritos do recipiente.
- Base de carregamento suspensa. Não haverá problemas com o carregamento - o aspirador está pronto para funcionar a qualquer momento.
Qual é a diferença?
- Dyson é um pouco menor e mais leve. A diferença de peso é de apenas 170 gramas (63 kg versus 2,8 kg), mas está lá. E quanto menor o peso do aspirador, menos cansada será a mão que o segura.
- Os engenheiros da Dyson fizeram um erro de cálculo notável no "gatilho", que não pode ser corrigido. Essa. você precisa segurá-lo constantemente com o dedo, caso contrário, o aspirador de pó é desligado. Inicialmente, o significado dessa solução era economizar energia dessa maneira. No entanto, muitos usuários em suas avaliações reclamam de fadiga nos dedos durante uma limpeza prolongada. O modelo sem fio da Morphy Richards não tem essa desvantagem.
- Ao usar um aspirador de pó Dyson para limpar áreas de difícil acesso, digamos, embaixo da mesa, uma curva do braço é criada e um corpo arredondado pressiona o osso do polegar. Nesse caso, a alça não pode ser alterada. O modelo Morphy Richards 734000 possui uma alça arredondada que permite alterar a posição da mão conforme ela se adapte ao usuário.
- A localização da alça também é diferente. O compartimento do motor da Dyson está ao seu alcance, para que sua mão fique quente e suada com o uso prolongado. Morphy Richards colocou a alça mais afastada do motor, para que a operação contínua na potência máxima não o aqueça.
- O design removível da bateria Morphy Richards SuperVac 73400 permite substituir a bateria sem ir a um centro de serviço. A bateria Dyson está embutida na alça. A qualidade dos produtos da marca é excelente, por isso é improvável que você precise trocar a bateria em breve. Mas vale ressaltar que mais cedo ou mais tarde qualquer bateria começa a perder capacidade e a se degradar.
Essa comparação é baseada em um estudo de avaliações de clientes e nossa experiência. Em geral, podemos dizer que o Dyson V10 oferece um pouco menos de conforto ao proprietário durante a limpeza, mas nenhum dos modelos possui falhas críticas.
Equipamento
Dada a semelhança dos designs dos aspiradores, os fabricantes oferecem acessórios adicionais similares para eles. Portanto, o equipamento de dois modelos diferentes difere um pouco. O número, a disposição dos bicos e sua funcionalidade são quase os mesmos. Não faz sentido comparar o conjunto completo em detalhes. Basta fazer a lista.
Morphy Richards SuperVac 734000
- Bico principal com escova turbo;
- Bico para fendas (para pontos de difícil acesso);
- Bocal para móveis estofado;
- Bico para tapetes com estacas longas.
Dyson v10
- Bico motorizado com acionamento direto;
- Bico para fendas;
- Bico combinado (para móveis e tapetes estofados).
conclusões
Resumir. Ambos os modelos de aspiradores de pó sem fio são bastante poderosos e bastante interessantes. Tanto de marcas britânicas de qualidade. No entanto, eles têm diferenças significativas. O Dyson V10 Motorhead fornecerá ao seu proprietário um poder de sucção um pouco mais alto e um inovador sistema de filtragem de ar. O SuperVac Sleek Pro 734000 da Morphy Richards pode se opor a ele com características mais equilibradas (duração no modo de potência máxima) e conforto de uso. Também vale a pena levar em consideração o custo - os produtos Dyson nunca foram econômicos. Enquanto a Morphy Richards produz eletrodomésticos na categoria de preço médio. Não ousamos dar preferência a um ou outro modelo. Ambos merecem a honra de desempenhar um papel importante na limpeza de uma casa moderna. E as vantagens e desvantagens são percebidas pelos diferentes clientes de maneira diferente. Todo mundo deve decidir por si mesmo qual dos dois aspiradores de pó ele mais gosta.