É difícil imaginar a vida moderna sem uma geladeira, porque é esse dispositivo que guarda a frescura de nossos produtos. Hoje, essas são unidades "inteligentes" que não requerem intervenção humana durante a operação. Mas é este o caso na sua cozinha? O sistema de gotejamento do degelo da geladeira é um alívio para a dona de casa ou, pelo contrário, tarefas adicionais? Vamos descobrir juntos!
O princípio de operação do sistema de degelo por gotejamento
Os frigoríficos por degelo por gotejamento são os mais populares entre os compradores atualmente. Eles são acessíveis e fáceis de usar. Observe que ele não precisa ser descongelado manualmente, como os modelos soviéticos desatualizados. E agora você não verá um enorme "casaco de pele" de neve no freezer ou na parede traseira da geladeira - graças ao sistema de degelo por gotejamento e sensores eletrônicos dentro do dispositivo.
O princípio de operação de um refrigerador desse tipo é baseado no fenômeno da condensação. Na parte traseira do dispositivo, há um evaporador nos tubos dos quais o refrigerante é bombeado. Assim, a câmara interna é resfriada e a temperatura necessária para armazenar alimentos é atingida. Ao mesmo tempo, toda a umidade dentro da câmara de refrigeração se transforma em cristais de gelo, que se depositam na parede interna do dispositivo. Assim que o valor máximo da espessura da camada de gelo é atingido, o compressor é desligado automaticamente, a parede traseira da câmara aquece, o gelo derrete e o líquido flui para um recipiente especial e evapora.
Em alguns modelos, quando muito gelo congela, um alarme é acionado - o que significa que é hora de desconectar o dispositivo da rede elétrica e deixá-lo descongelar. Obviamente, as tecnologias automáticas são mais convenientes, mas o controle manual simples é mais confiável.
Às vezes, você mesmo precisa esvaziar o tanque de armazenamento. E os fabricantes recomendam limpar as mangueiras e aberturas de saída de tempos em tempos - para evitar inundações durante o degelo. Antes de tal procedimento, não tenha preguiça de ler atentamente as recomendações - como e com o que você pode limpar o ralo para não danificar a geladeira.
Uma característica de tal sistema é o som característico de gotejamento ou fluxo de líquido. Não se assuste, pois isso é um sinal da operação correta do dispositivo e não vice-versa. Nas pessoas comuns, elas costumam ser chamadas de "choro" - agora você entende o porquê.
TOP 3 melhores geladeiras com sistema de gotejamento
- ATLANT XM 6025-031
- Gorenje RK 41200 E
- Indesit ST 167
Veja também:
- 7 melhores geladeiras Bosch de acordo com avaliações de clientes
- 8 melhores frigoríficos Samsung de acordo com compradores
- 9 melhores geladeiras baratas de acordo com os clientes
- 10 melhores geladeiras LG de acordo com avaliações de clientes
Comparação de sistemas de gotejamento e geada
Os fabricantes de eletrodomésticos não param por aí e se esforçam para criar aparelhos mais convenientes e práticos para seus clientes. Outra melhoria do refrigerador foi o sistema No Frost, que confia com confiança na liderança do setor de refrigeração doméstica. Vamos comparar os dois sistemas.
O princípio de operação No Frost é semelhante ao gotejamento, o resfriamento interno é obtido pela injeção de refrigerante no evaporador. Mas esse refrigerador é adicionalmente equipado com um ventilador, responsável pela distribuição uniforme das temperaturas dentro do refrigerador. Devido ao ar em movimento, o gelo nas paredes da câmara quase não é coletado; portanto, você precisa descongelar com menos frequência. Além disso, você não ouvirá o som de gotas caindo e o sistema de drenagem estará entupido às vezes menos. No entanto, esse sistema é tecnicamente mais complexo; portanto, se você se deparar com um fabricante sem escrúpulos, prepare-se para os reparos frequentes e caros do seu eletrodoméstico.
Se você comparar os dois sistemas da geladeira, poderá ver as vantagens e desvantagens de cada um deles. Se você for forçado a escolher entre um sistema de gotejamento e No Frost, considere os seguintes fatores.
As vantagens do gotejamento:
- confiabilidade;
- silencio;
- consumo de energia mínimo.
Desvantagens:
- limpeza periódica do sistema de drenagem;
- degelo manual de freezers;
- diferença de temperatura nas partes superior e inferior da câmara.
Benefícios do No Frost:
- cuidado mínimo durante a operação;
- distribuição uniforme de temperatura;
- a ausência de uma camada de gelo nas paredes da câmara;
- recuperação rápida de baixa temperatura após o degelo.
Desvantagens:
- ruído durante a operação do ventilador;
- uma grande quantidade de eletricidade consumida.
Comparados aos modelos No Frost, os refrigeradores “chorando” são mais poderosos e espaçosos - você pode escolher um modelo enorme para uma família numerosa e um aparelho embutido para os móveis de sua cozinha. E, no entanto, os produtos em unidades com sistema de gotejamento não terminam devido aos constantes fluxos de ar que são bombeados pelos ventiladores embutidos nos dispositivos No Frost. Mas você pode monitorar cuidadosamente a segurança da embalagem ou embrulhar os alimentos com filme plástico - então não haverá rachaduras.
Como você pode ver, não há vantagem óbvia de um sistema em detrimento de outro - sua escolha depende apenas de suas preferências e desejos. Antes de comprar, você deve ler as opiniões de especialistas, prestar atenção a críticas e classificações diversas. No entanto, a escolha final deve basear-se na proporção de todas as vantagens e desvantagens de cada modelo de geladeira em particular.
Veja também - Como escolher uma bolsa térmica de qualidade
Opinião do consumidor
O sistema de degelo por gotejamento é usado com sucesso na maioria dos refrigeradores domésticos modernos. São esses modelos que são procurados pelos consumidores e ocupam as primeiras posições nos índices de qualidade e preço. Um cliente que vem à loja para um dispositivo com sistema de gotejamento pode justificar sua escolha com vários fatores ao mesmo tempo:
- preço acessível;
- uma grande variedade de modelos;
- especificações ponderadas.
Além disso, vale a pena considerar o fato de que em uma geladeira com sistema de degelo por gotejamento não há praticamente nada para quebrar - o sistema é muito simples e confiável devido à falta de componentes eletrônicos complexos. O reparo desses dispositivos geralmente é o mais rápido e mais barato.
A única nuance que alguns compradores consideram uma desvantagem significativa do sistema de degelo por gotejamento é o alto nível de umidade dentro da geladeira. Às vezes, o líquido se acumula nos compartimentos inferiores da geladeira e isso é uma séria ameaça aos produtos que estão lá.Realize uma auditoria nas prateleiras do dispositivo com mais frequência e não se esqueça de monitorar o sistema de drenagem.
Como descongelar uma geladeira com um sistema de gotejamento
Não importa o quão “independente” a geladeira esteja na sua cozinha, às vezes você deverá prestar atenção nela e desligar o aparelho para descongelar ou limpar. Queremos compartilhar com você alguns segredos e nuances que ajudarão a facilitar suas tarefas e a prolongar a vida de seu assistente doméstico - a geladeira.
Se a sua cozinha tiver uma geladeira com um único compressor, durante o degelo, você terá que cuidar de todos os produtos, porque as duas câmeras serão desligadas.
Se você possui um dispositivo com dois compressores, pode descongelar apenas uma das câmaras. No entanto, não esqueça que periodicamente você precisa desligar todo o refrigerador e realizar uma auditoria e desinfecção em suas prateleiras.
Se o seu refrigerador tiver um sistema de aviso, basta responder ao sinal do sensor a tempo e desligar o dispositivo. Também vale a pena cobrir prudentemente o chão ao redor da geladeira com panos de chão e verificar o tanque de água derretida para evitar inundações. Se apresse? Abra a porta da geladeira ou do freezer - o ar quente ajudará o aparelho a derreter mais rapidamente. No entanto, em nenhum caso, não tente quebrar o gelo das paredes da câmara ou dos tubos do evaporador - isso pode danificar o dispositivo. Além disso, você deve evitar detergentes agressivos e escovas de metal duro - para manter o plástico do dispositivo são e salvo.
Os modelos mais avançados de refrigeradores incluem o desligamento automático do compressor e o degelo gradual. Quando a camada de gelo desaparece, o próprio aparelho inicia a injeção de refrigerante, a fim de diminuir a temperatura dentro do refrigerador ou freezer. Para alguns consumidores, essa tecnologia específica parece extremamente eficiente e conveniente. Vocêtemtempolivre? Ocasionalmente, é necessário desligar o dispositivo e verificar os tanques de armazenamento e o sistema de drenagem.
Para se livrar do entupimento do sistema de drenagem - use uma seringa ou um fio longo e flexível.
Antes de ligar a geladeira descongelada, limpe bem as paredes e as prateleiras do aparelho com uma esponja macia. Há uma opinião de que primeiro é necessário deixar o refrigerador “esfriar” e atingir a temperatura desejada e somente então você poderá começar a organizar os produtos nas prateleiras da câmara. Esse é um equívoco que pode levar a cargas excessivas e danificar o compressor; portanto, carregue o refrigerador imediatamente e só depois ligue a energia.
Esperamos que este artigo responda totalmente à pergunta: o que é um sistema de gotejamento para descongelar uma geladeira? Agora você sabe quais são suas vantagens e desvantagens e não as salva antes de descongelar esse dispositivo. Quão conveniente é esse refrigerador para você decidir.
Veja também:
- 10 melhores geladeiras Atlant de acordo com as avaliações dos proprietários
- 10 melhores geladeiras de 420–560 $ de acordo com os compradores
- 11 melhores frigoríficos BEKO de acordo com os clientes
- 15 melhores geladeiras Liebherr de acordo com avaliações de clientes