Quanto pó deve ser derramado na máquina de lavar? A maioria resolve esse problema com o princípio de "quanto mais, melhor e melhor a roupa é lavada". Mas essa abordagem é fundamentalmente falha. Este artigo fornece cálculos de quanto pó é necessário por ciclo de lavagem, para não prejudicar e reduzir custos.
O que acontece se você derramar muito?
A máquina automática usa um volume / quantidade de água estritamente definido por ciclo de lavagem. Se você usa muito pó, pode não ter água suficiente para enxaguar bem a roupa. Como resultado, após a secagem, manchas brancas permanecerão nele. E o problema não é apenas na aparência feia, os restos do pó podem causar ataques de alergia. Particularmente perigoso é o enxágüe incompleto de produtos químicos para crianças.
Grandes quantidades de pó podem não ser completamente lavadas para fora da bandeja, resíduos se acumulam nas paredes e podem causar bloqueios na alimentação. Além disso, o uso excessivo de detergentes pode levar a um odor desagradável no tambor e à formação de mofo.
Veja também - Como lavar a lã em uma máquina de lavar?
Você deve confiar no fabricante
Na embalagem de cada detergente, há uma instrução na qual o fabricante descreve detalhadamente a quantidade de pó necessária para um tipo específico de lavagem. Mas você não deve confiar cegamente nessas informações - o fabricante superestima deliberadamente as taxas de consumo. Afinal, quanto mais ele for usado, mais cedo o comprador chegará para um novo pacote.
Os fabricantes geralmente recomendam o uso de 150 gramas de pó para um ciclo completo de lavagem em água dura macia / média. Se houver manchas difíceis, é recomendável aumentar a quantidade de detergente em 50% - como resultado, a dose necessária será de 225 g Com água dura, você precisará adicionar mais 20 gramas. No total - uma embalagem de pó com 1 kg é suficiente para apenas 4 lavagens.
Especialistas independentes recomendam que, para lavar um quilograma de roupa suja média, você precisará de 1 colher de sopa de pó - em média cerca de 25 g.Com base nisso, serão necessários apenas 100 gramas para lavar 4 kg de roupa (pesada a seco).
Veja também - Qual pó escolher para uma máquina de lavar
Adormecer o pó: o que considerar
Sobre a quantidade de pó a ser derramado na máquina de lavar, há vários fatores que precisam ser conhecidos e levados em consideração:
- Dureza da água - quanto mais alto esse indicador, pior é a formação de espuma, o que significa que o detergente penetra mais fracamente no tecido. Como resultado, a qualidade da lavagem é reduzida.Para melhorar a qualidade da lavagem, você pode usar aditivos especiais que amolecem a água, a mais simples das quais é o refrigerante comum. Além disso, estão disponíveis comprimidos especiais e produtos à base de refrigerante. Outro ponto positivo do uso de tais ferramentas é que o aquecedor elétrico é protegido da formação de incrustações.
- O grau de contaminação da roupa - quanto mais suja a roupa, maior a quantidade de pó necessária. Mas longe de sempre o pó usual (até a mais alta qualidade, de fabricantes conhecidos) é capaz de lidar com manchas complexas. Um aumento na quantidade de pó nem sempre afeta a qualidade da lavagem. Portanto, o consumo pode ser reduzido mergulhando a roupa em primeiro lugar e tratando as manchas com ferramentas especiais. Pode ser um removedor de manchas ou um produto líquido concentrado (gel) ou para manchar a mancha manualmente com sabão em pó comum.
- Consumo de água - cada programa corresponde ao consumo de uma certa quantidade de água, que depende do tipo de tecido, da intensidade da lavagem, etc. Alguns modelos modernos têm balanças embutidas no tambor. Depois de carregar a roupa, a máquina pesa a si própria e, levando em consideração o tipo de roupa e o modo de ajuste, ajusta o volume de água consumida. Nesse caso, a quantidade de pó utilizada é determinada como descrito acima: o peso da roupa seca é multiplicado por 25 g.Em outras máquinas automáticas, o volume de água consumida para um determinado modo não depende da roupa carregada. O consumo é indicado no manual de instruções. Nesse caso, as regras para calcular a quantidade de pó derramado na bandeja mudam ligeiramente. Por exemplo, de acordo com as instruções, para lavar 5 kg de roupa seca, a máquina precisará de 65 litros de água. Se você carregar apenas 3 kg, a lavadora ainda consome 65 litros. Se você encher apenas 75 g de pó, a água o diluirá bastante, a concentração de espuma pode ser insuficiente para garantir a qualidade da lavagem. Nesse caso, o pó adormece, com base na carga máxima da máquina.
Importante:
Para obter o uso mais eficiente de pó, eletricidade e água, tente usar a carga máxima da máquina de lavar.
Veja também - Qual recipiente para sabão em pó escolher
Recursos de redução de pó
Em alguns modelos de máquinas de lavar, os fabricantes forneceram funções especiais que permitem economizar ainda mais em detergentes:
- EcoBubble - o pó entra primeiro no gerador de espuma, onde se dissolve completamente. Depois disso, já na forma de espuma, ele é alimentado diretamente no tambor, nas coisas. Dessa forma, penetra muito mais efetivamente no tecido, lavando até as manchas mais difíceis.
- Lavagem a vapor - a roupa localizada no tambor é tratada com um jato de vapor. Isso amolece as fibras, o que melhora a penetração da espuma de sabão. Além disso, o tratamento a vapor mata quase 90% dos alérgenos.
- Lavagem rápida (lavagem rápida) - usada para roupas pouco sujas. Nesse modo, o consumo de água é reduzido significativamente, como resultado, o consumo de pó pode ser selecionado em proporção direta ao peso da roupa, 25 g por quilograma.
Tipos de detergente
Além de sabão em pó diretamente, os fabricantes oferecem uma variedade de géis, comprimidos e cápsulas. Salvar usando comprimidos ou cápsulas não funcionará. No caso de gel concentrado, os fabricantes nas instruções indicam o consumo de 100 ml por um ciclo de lavagem. Na prática, para uma boa lavagem, basta uma colher de sopa de gel concentrado.
Como verificar a dureza da água de maneira elementar
É bastante simples fazer isso sem laboratórios e amostras. Inicie a máquina sem adicionar detergente. Se você perceber que a água está borbulhando, é macia. Se não houver uma única lâmpada, é obviamente difícil. Para concluir, gostaria de lembrar uma declaração bastante famosa de Sêneca: “A natureza nos pesquisa na saída, como na entrada.Você não pode aguentar mais do que trouxe. "
Veja também - Em que compartimento derramar o pó na máquina de lavar