Uma das vantagens das máquinas de lavar louça é que elas assumem completamente o processo de lavagem. Além da lavagem habitual, a unidade também pode realizar a secagem. A seguir, falaremos sobre quais são os tipos de secagem nas máquinas de lavar louça, sobre seus prós e contras.
Os principais tipos de secagem
Hoje existem vários tipos principais de secadores instalados em máquinas de lavar louça:
- troca de calor intensiva com líquido resfriado;
- secagem por condensação;
- secagem de zeólita;
- turbo secagem;
- programa de secagem inteligente;
- secagem estática.
Cada tipo difere entre si em suas características e características técnicas que devem ser consideradas ao escolher uma máquina de lavar louça. No entanto, isso requer familiaridade com todos os métodos de secagem.
Veja também:
- As 5 melhores máquinas de lavar louça Electrolux
- As 5 máquinas de lavar louça Siemens de acordo com as avaliações dos clientes
- 6 melhores máquinas de lavar louça Korting de acordo com avaliações de clientes
- 6 melhores máquinas de lavar louça VEKO 2025 Do ano
- 6 das melhores máquinas de lavar louça Midea
- 8 melhores máquinas de lavar louça Hotpoint-Ariston
- 8 melhores máquinas de lavar louça Bosch
Métodos de secagem
- Secagem por troca de calor - este sistema é bastante complexo em termos de operação. Este método baseia-se na diferença de pressão - ao redor da cavidade onde a louça é lavada, existe uma cavidade vazia que contém água fria, enquanto a própria máquina de lavar gera calor. Como o ar quente é mais leve que o frio, é por isso que uma diferença de pressão é formada. Todos os vapores sobem, onde o ar é retirado da cavidade da máquina por uma entrada de ar. Note-se que este dispositivo gera fluxos de ar aprimorados.
- Secagem por Condensação - esse tipo de secagem é um dos mais simples e fáceis de usar, geralmente é instalado em unidades, mas possui uma desvantagem significativa: a duração do processo. Todo o sistema é baseado no princípio da condensação - toda a água dos pratos evapora e deposita-se nas paredes da máquina, após o que flui para um compartimento especial. Este tipo de secagem é adequado para quem não tem pressa.
- Método de secagem de zeólito - este tipo de secagem para máquina de lavar louça é o mais inovador. Ele usa um material especial de troca de calor chamado "zeólito". O processo de secagem é bastante interessante, na base da câmara de lavagem da louça existe um reservatório com uma substância, que é conectada ao compartimento principal com um pequeno orifício para a passagem da água. Durante a drenagem e entrada de água no material, ocorre uma reação química, a partir da qual o zeólito começa a liberar uma quantidade enorme de calor, evaporando a água. O calor resultante aumenta para cima, drenando gradualmente a louça.Uma das características é que, após a máquina de lavar louça terminar, ao abrir a câmara principal, não haverá vapor por lá. Você não deve ter medo de que o zeólito acabe rapidamente com seus recursos, uma estrutura especial não permitirá que ele entre em colapso. O único aspecto negativo é que esse sistema é usado apenas em modelos caros de lava-louças.
- Turbo secador - o nome deste método fala por si. O princípio de operação é bastante simples, o sistema aquece o ar a uma certa temperatura e, com a ajuda de um poderoso sistema de ventilação embutido, sopra através da câmara, soprando toda a louça. No entanto, apesar das vantagens da secagem rápida, existem desvantagens consideráveis - as máquinas com esse sistema de secagem são muito caras e aumentam o consumo de energia, associado ao aquecimento do ar.
- Programa intelectual - apareceu recentemente e ainda não recebeu amplo uso em máquinas de lavar louça. Sua essência está no fato de que um sensor externo está montado no sistema, o que responde ao estado do ambiente externo, e vários métodos de secagem serão aplicados dependendo dele.
- Método estático - o mais fácil de todos os métodos acima. Não existem dispositivos complexos no sistema, os pratos lavados são simplesmente processados com ar quente, daí o nome. No entanto, o sinal de menos é imediatamente evidente - está no momento da operação.
Conclusão
Falamos sobre todos os principais tipos de secagem em máquinas de lavar louça, como você pode ver, todos eles têm seus prós e contras. Porém, ao escolher um agregado, é necessário se concentrar em suas preferências e recursos financeiros. Será importante ler as resenhas das pessoas sobre quais tipos de secagem nas máquinas de lavar louça fazem seu trabalho com mais eficiência, uma vez que as pessoas costumam escrever resenhas verdadeiras.
Veja também - Classificação das melhores máquinas de lavar louça embutidas 45 cm